ESCOLA ADMINISTRATIVA OU LOMBARDA
Trabalho Escolar: ESCOLA ADMINISTRATIVA OU LOMBARDA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edilenemb • 28/3/2015 • 753 Palavras (4 Páginas) • 4.502 Visualizações
FACULDADE VASCO DA GAMA (UNIESP)
UNIDADE VASCO DA GAMA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
.
EDILENE DA MATA BARRETO
ESCOLA ADMINISTRATIVA OU LOMBARDA
Salvador
2015
EDILENE DA MATA BARRETO
ESCOLA ADMINISTRATIVA OU LOMBARDA
Trabalho apresentado ao curso de graduação em Ciências Contábeis, como requisito para avaliação parcial da disciplina Teoria da Contabilidade, sob orientação do: professor Eugênio.
Salvador
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..................................................................................... 04
2. Materialismo Substancial.................................................................. 05
3. Tipos de Contas................................................................................. 06
4. Objeto de Estudo............................................................................... 07
5. Principais Contribuições................................................................... 07
6. Conclusões......................................................................................... 08
7. Referências......................................................................................... 08
1. INTRODUÇÃO
Escola Lombarda ou Administrativa, denominada a primeira escola de pensadores, em matéria científica com grande influência na Itália foi liderada por Francisco Villa, que deu a origem aos pensamentos e conhecimentos orientadores das doutrinas da mesma com sua obra editada em Milão – 1840.
O amadurecimento da humanidade a partir do Século XVII com René Descartes, criador do método especial para o Pensamento Científico e o Positivismo no Século XIX de Auguste Comte, que se baseia na observação e teorização da realidade, fundamentou não somente a Contabilidade como também várias outras ciências, alicerçando o conhecimento específico, distinto do empírico. Várias foram às escolas de pensamento contábil, porém nem todas trouxeram avanços na essência do estudo da Ciência Contábil, alterando, apenas, a forma de apresentação das correntes ora desenvolvidas.
2. Materialismo Substancial
A Escola Lombarda, originária da Lombardia, norte da Itália, fortemente influenciada, na época, pelo domínio político da Áustria, teve como principal líder Francesco Villa com sua obra La contabilista e posteriormente Fábio Besta, com grande expressão científica, tendo como tarefas principais a construção do materialismo e a objeção ao personalismo de Rossi e Cerboni.
Villa contribuiu com a evolução científica da Contabilidade por suas diversas declarações, destacando-se delas suas bases de raciocínio sobre os meios patrimoniais, a utilidade e os seus limites, a renda, o princípio da competência, o valor, os fenômenos contábeis das imaterialidades, os fundamentos que levam aos conceitos são suficientes para colocar seu trabalho no campo da dignidade científica.
A doutrina da substancialidade enuncia que a contabilidade não é uma técnica de informação, mas algo que se preocupa em conhecer o substancial que se encontra muito além do registro. Villa coloca o patrimônio como o conjunto de bens diferentes, mas identificados pelo mesmo propósito de utilização, que chamamos de teoria da agregação. “(A Contabilidade Aplicada a Administração Publica e Privada), premiada pelo imperador da Áustria”.
...