Escolas administrativas
Tese: Escolas administrativas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vaneilson • 10/9/2014 • Tese • 818 Palavras (4 Páginas) • 337 Visualizações
1-Administração
Administração e o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.
Na antiguidade a definição de administração era tendência a subordinação, exemplo, a figura do “tomador de conta”. Com o advento da Revolução Industrial, significa organizar e controlar, com ênfase na produção. Com o surgimento de novas teorias, tornou-se o ato de se planejar, organizar, controlar e dirigir todos os setores da organização, para alcançar os objetivos com eficiência, até a abordagem global, com tudo que a organização representa.
Hoje a tarefa da administração foge da definição inicial e sua tarefa e interpretar os objetivos propostos pela organização e transforma-los em ação organizacional, através do planejamento, organização, direção e controle de todos os níveis da organização, afim de alcançar os objetivos de maneiras mais adequada. O administrador além de alcançar os objetivos de maneira mais adequada. O administrador além de conhecimento ( formal aprendido na escola ou informal experiência de vida) deve ter habilidade e atitude para guiar uma empresa rumo ao objetivo.
2-Escolas da administração
Escola Clássica e Neoclássica- surgiu com o gigantismo industrial e as duas guerras mundiais. Tem ênfase na estrutura organizacional, o principio nome é o de Henri Fayol, que substituiu a visão de Taylor por uma visão sintética, global e universal. A teoria Neoclássica se inspira na visão clássica, porem tem maior abrangência, com testes e experimentos.
Escolas das Relações Humanas- os principais nomes são Kurt Lewin e John Dewey, que deram inicio á abordagem humanista na administração e Elton Mayo, que elaborou a Teoria das Relações Humanas, a segunda abordagem humanística. Opunha-se a Teoria Clássica, baseando-se em psicologia e sociologia. Surgiu com gigantismo industrial e as duas guerras mundiais. Ênfase nas pessoas.
Abordagem Estruturalista- uma síntese da Escola Clássica com a Escola de Relações Humans. Fundamentos nas criticas a Escola de Relações Humans. Max Weber fundou a Teoria da Burocracia, segundo a teoria, um homem assalariado pode se comportar de certo modo, que seja explicado de forma burocrática, sem ter déficit de desempenho influenciado por suas emoções. Outras abordagem foi a Teoria Estruturalista com ênfase nas pessoas, no ambiente e na estrutura, com foco na analise organizacional e Inter organizacional.
Teoria Comportamental da Organização- surgiu na época moderna, pós-guerra. Tentou sintetizar a teoria da organização formal considerando as relações humanas. Ênfase nas pessoas. Destaque para Herbert A. Simon autor do livro O comportamento administrativo, que abordava que as decisões eram mais importantes que as ações subsequentes.
Teoria da Contingência- Surgiu na época moderna, pós-guerra. Aborda problemas do ambiente. Na teoria da Contingência as condições de ambiente são consideradas causadoras de transformações internas nas organizações. Mantinha ênfase na tecnologia, ambiente e critica organizações mecanísticas e tradicionais.
3-Revolução Industrial
O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas,
...