ESCOLA DE SERVIÇO PÚBLICO
Tese: ESCOLA DE SERVIÇO PÚBLICO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Estola • 26/9/2014 • Tese • 244 Palavras (1 Páginas) • 302 Visualizações
LINHA DO TEMPO (CRONOLOGIA)
1932
Surgir em São Paulo o Centro de Estudo e Ação Social (CEAS).
Após a realização de um ‘”curso intensivo de formação social para moças”,com as matérias de filosofia moral,religião,direito constitucional a administrativo,higiene social etc.Com a direção de Melle Adèlle de Loneaux.Duas brasileiras(Albertina Ramos e Maria Kiehl)seguem para Bruxelas para realizar o curso de Serviço Social.
A Igreja Católica abrir o, CEAS. Com o objetivo de promover a Ação Social e recupera sua hegemonia junto á sociedade Civil e Estado. Uma época que o país vivia, transformações social, e, econômicas, o governo Getulio Vargas na Igreja uma aliada. Devido sua influência junto ao povo.
. 1936
1°ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL.
Foi em São Paulo, Como o objetivo de intensificar e aperfeiçoar o trabalho social Católico.
Era moldada em programas e métodos das escolas européias, inspiradas em São Tomás de Aquino e nos princípios dos direitos naturais.
1937
2°ESCOLA DE SERVIÇO SOCIAL
A 2° Escola foi inaugurada no Rio de Janeiro, por incentivo do Cardeal Leme, Stella de Faro e Alceu Amoroso Lima.
‘’[...] No Rio de janeiro o processo constitutivo do Serviço Social desenvolveu-se segundo diversos, variantes. Provavelmente porque na capital do país estava, centralizada, muitos, repartições públicas sub cuja demanda se profissionalizou o Serviço Social. [...]’’(Castro, 2006.p108).
1938
NASCE O CONSELHO NACIONAL DE SERVIÇO SOCIAL.
Em pleno Estado, Getulio Vargas.
Formatura da primeira turma, de Assistente Social-após dois anos de curso.Introdução de uma classe masculina” no período noturno para o mesmo curso”.
...