ESPERA E RECONHECIMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS
Relatório de pesquisa: ESPERA E RECONHECIMENTO DE RISCOS AMBIENTAIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bahiano2014 • 12/12/2014 • Relatório de pesquisa • 431 Palavras (2 Páginas) • 366 Visualizações
6.2.32 FUNÇÃO PINTOR :
56
6.2.32.1 ANTECIPAÇÃO E RECONHECIMENTO DOS RISCOS AMBIENTAIS
Atividades:
Preparação das peças para a pintura, realizando sua limpeza com lixa e thinner; aplicação de fundo; pintura com pistola; preparação da tinta (mistura do solvente com a tinta); colocação de peças na lança da empilhadeira; limpeza e organização do setor; limpeza das mascaras de pintura no final do expediente, transporte das peças do setor da pintura para o pátio. Matérias primas, equipamentos e produtos empregados: Pistola pneumática, talhadeira, lixadeiras, lixas, ar comprimido, luvas de látex, mascara com filtro orgânico e ferramentas manuais em geral, etc.
Riscos ambientais presentes:
Risco Físico – Ruído Contínuo ou Intermitente (NR 15 – Anexo 01) Risco Químico – Hidrocarbonetos aromáticos (Tintas e solventes). (NR 15 – Anexo 13) Risco Químico – Ácido Fosfórico – Gel Decapante (NR 15 – Anexo 13). Risco Ergonômico: Movimentos Repetitivos e Postura Inadequada (NR 17)
6.2.32.2 AVALIAÇAO DOS RISCOS AMBIENTAIS E IMPLANTAÇÃO DAS MEDIDAS DE CONTROLE.
Risco Físico – Ruído Contínuo ou Intermitente (NR 15 – Anexo 01) A exposição ao ruído acima do limite de tolerância estabelecido pelo Anexo 01 da NR 15 – Atividades e Operações Insalubres podem acarretar estresse psíquico, dores de cabeça e PAIR (Perda Auditiva Induzida pelo Ruído) ao longo da vida laboral. A avaliação quantitativa segue a tabela abaixo: Nível Valor Medido Máxima Exposição Diária Nível Equivalente (Leq) dB 87(A) 6 horas O nível de ruído encontrado na jornada diária de trabalho foi inferior ao limite de tolerância estabelecido pelo Anexo 1 da NR 15, para exposição diária de X horas. Como medida preventiva recomenda-se a utilização de protetor auricular durante toda a jornada de trabalho.
57
Risco Químico – Hidrocarbonetos e outros compostos de carbono (Tintas e solventes). (NR 15 – Anexo 13) A avaliação qualitativa do risco químico segue o Anexo 13 da NR 15 – Atividades e Operações Insalubres. As atividades de pintura expõem o funcionário responsável aos riscos decorrentes do contato a aspiração de vapores e névoas de tintas, solventes e tinner, tanto durante a realização de pintura com pistola quanto na limpeza de peças com solventes. Durante o processo de pintura com a pistola de ar comprimido percebe-se no local de pintura o desprendimento da névoa produzida pela pulverização das tintas e dos solventes utilizados. Esse contato pode acarretar dermatoses e dermatites, além de intoxicações graves. É obrigatório o uso de luvas impermeáveis, máscara de proteção respiratória com filtro duplo para gases e partículas sólidas, óculos de proteção impermeável quando da realização destas atividades.
...