TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATORIO: ERGONOMIA EM SERVIÇO INFORMATIZADO

Por:   •  31/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.082 Palavras (17 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 17

 ESTAGIO CURRICULAR OBRIGATORIO: ERGONOMIA EM SERVIÇO INFORMATIZADO

Murilo Tolentino Oki

Matricula 423458

Professor-Tutor: Irineu de Oliveira Ortiz Junior

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnólogo em Segurança do Trabalho – (SEG0116)

 Módulo 5 - Estágio

29/11/2013

RESUMO

O estágio curricular supervisionado obrigatório foi uma oportunidade para que se observe a realidade prática de aplicar os conhecimentos teóricos obtidos nas várias disciplinas do Curso de Tecnólogo em Segurança do Trabalho. Proporcionando entrar em contato direto com os problemas da instituição concedente. Assim este presente estágio mostrou a grande importância que a área de Segurança do Trabalho tem com a promoção e preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores. Por se tratar de uma empresa de consultoria técnica, identificamos que o maior risco existente encontrado foi Risco Ergonômico que foi o principal tema do estagio.

Palavras – chaves: Estágio; Ergonomia; Tecnólogo.

1.INTRODUÇÃO

1.1 UM BREVE HISTÓRICO DA EMPRESA

Empresa: Ipê Consultoria e Planejamento LTDA – ME

Ramo de Atividade: Serviços de Agronomia e de Consultoria às Atividades Agrícolas e Pecuárias

Quadro 1: CNAE: 7490-1 Grau de Risco 1

Número de Empregados: 9

Números de Membros da CIPA: 1 ( Designado pelo empregador)

A Ipê Consultoria e Planejamento é uma empresa de consultoria técnica e planejamento em serviços de agronomia e de atividades agrícolas e pecuárias. Hoje ela consta com 9 funcionários entre técnicos e administrativos, por se tratar de uma empresa de grau de risco 1, a legislação não exige que seja constituído um SESMT (Serviço Especializado de Segurança e Medicina no Trabalho). Mas ela acompanha a saúde de todos os trabalhadores cumprindo as NRs relativas à saúde, gerência ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) juntamente com o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

Em relação a segurança do trabalho, ela acompanha a exposição dos trabalhadores a riscos ambientais e cumpre as NRs relativa à segurança. Entre seus documentos ela possui o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), ficha de entregas de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e mantém um funcionário com o curso de 20h como designado da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

1.2 DEFINIÇÃO DE TEMA

No dia 16 de Setembro de 2013, deu se o inicio ao estágio, nesse dia passei por uma pequena integração onde conheci a empresa e seus funcionários, onde foi nesse momento que observei que o trabalho lá é informatizado, onde os funcionários passam a maior parte do seu tempo atrás da mesa na frente de computadores. Foi através dessa visualização que optei por escolher o tema do meu estágio Riscos Ergonômicos em Ambientes Informatizados.

Assim logo em seguida foi apresentado o tema ao supervisor do estagio que logo se prontificou em auxiliar e colaborar com o necessário para o desenvolvimento do trabalho. Nos 17 dias de estágio foi desenvolvida a pesquisa sobre o tema, observação e entrevistas com os funcionários.

Ao contrário do que geralmente se supõe, o trabalho na posição sentada e com computadores pode originar uma série de dores e complicações. Atualmente, a ergonomia ganhou elevada importância ao minimizar ou eliminar, em alguns casos, a fadiga e o estresse decorrente das atividades laborais. Esta é a situação no setor da empresa que se pretende estudar, pois no trabalho com computadores, é imprescindível uma análise mais detalhada, já que exige do trabalhador uma permanência prolongada com o corpo quase estático. Ressalta-se ainda que uma adequação ergonômica do posto de trabalho pode gerar impactos positivos na produtividade do trabalhador, o que sempre é de interesse da empresa.

Ergonomia estuda vários aspectos: a postura e os movimentos corporais (sentados, em pé, empurrando, puxando e levantando cargas), fatores ambientais (ruídos vibrações, iluminação, clima, agentes químicos), informação (informações captadas pela visão, audição e outros sentidos). A conjugação adequada desses fatores permite projetar ambientes seguros, saudáveis, confortáveis e eficientes, tanto no trabalho quanto na vida cotidiana.

2.IDENTIFICANDO O PROBLEMA

O surgimento da informática tem influenciado expressivamente as atividades cotidianas dos indivíduos, melhorando tanto a qualidade quanto a agilidade de serviços, facilitando as atividades e aumentando a eficiência dentro dos ambientes de trabalho.

O uso de computadores, aliado à internet, tem se tornado essencial à vida do homem, em diversos segmentos, como lazer, ensino e, principalmente trabalho, seja em empresas ou em escritórios domésticos, os  “Home Office”, esse avanço tecnológico apresenta resultados positivos, mas ocorrem, paralelamente, consequências negativas, como problemas de saúde, advindos do uso prolongado de computadores.

Com o aumento de postos de trabalho informatizados houve, consequentemente, o aumento de problemas de saúde, decorrentes dos riscos ergonômicos presentes nesses ambientes. Um bom design dos postos de trabalho informatizados pode contribuir para a diminuição dos riscos ergonômicos e para o aumento do conforto dos usuários. É possível e necessário minimizar os desconfortos, advindos do grande tempo de permanência nestes locais, sem deixar de oferecer uma estética agradável no ambiente. A ABNT dispõe de normas regulamentadoras relacionadas aos postos de trabalho informatizados, abrangendo desde o mobiliário (mesa e cadeira) até os fatores ambientais (iluminação, ruído e temperatura efetiva). Tais normas atuam como ferramentas de auxilio para a concepção desses ambientes de trabalho.

No decorrer da presente estágio, foi feita uma coleta de dados, para identificar e registrar as más posturas no trabalho. Foi entregue um questionário aos funcionários a fim de que fossem avaliadas as condições do posto de trabalho. Foram observados os tempos de permanência de diferentes combinações das posições do dorso, braços e pernas. No final foram propostas medidas de correção postural e de adequação do posto de trabalho ao trabalhador.

3. ERGONOMIA

A ergonomia, entre outros assuntos, procura estudar: 1. as características materiais do trabalho, como o peso dos instrumentos, a resistência dos comandos, a dimensão do posto de trabalho; 2. o meio ambiente físico (o ruído, iluminação, vibrações, ambiente térmico); 3. a duração da tarefa, os horários, as pausas no trabalho; 4. o modelo de treinamento e aprendizagem; 5. as lideranças e ordens dadas. Além disso, a ergonomia procura realizar diversos tipos de análises: 1. análise das atividades físicas e cognitivas de trabalho; 2. análise das informações; 3. análise do processo de tratamento das informações. Pode-se constatar, em todos os conceitos formulados, que a ergonomia está preocupada com os aspectos humanos do trabalho, em qualquer situação onde este é realizado e, desta maneira, ela busca não apenas evitar aos trabalhadores postos de trabalhos fatigantes e/ou perigosos, mas procura colocá-los nas melhores condições de trabalho possíveis, de forma a aumentar a eficácia do sistema de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)   pdf (181.8 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com