ESTATISTICA. O Controle Estatístico De Processos
Projeto de pesquisa: ESTATISTICA. O Controle Estatístico De Processos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RegianeMaisa • 10/11/2013 • Projeto de pesquisa • 1.617 Palavras (7 Páginas) • 325 Visualizações
Sumário
ETAPA 1 3
Estatística 3
Controle De Processos 3
O Controle Estatístico De Processos (CEP) 3
Estatística Aplicada À Administração E Ao Controle De Qualidade 4
Situações E Problemas Em Que Podem Aplicar Conceitos Estatísticos 5
ETAPA 2 6
PESAGEM DE 100 PC DE CAFÉS DE 250g 6
ETAPA 3 12
Tabela De Frequência (dados coletados da etapa 2) 12
Gráficos Elaborados a partir dos dados Da etapa 3, passo 1. 13
ETAPA 4 14
Variável Peso 14
FONTES E REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15
ETAPA 1
Estatística
É a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões. A estatística é a ciência que examina a ocorrência de fatos entre uma população sob forma de amostra, permite realizar estudos sobre o comportamento de uma população em relação a um determinado aspecto. Seus resultados são graficamente analisados, tornando assim mais simples a visualização de variações dos resultados e a parametrização dos dados.
Controle De Processos
Cada processo modela-se de acordo com diversos fatores que podem ser físicos, tecnológicos, operacionais, naturais, normativos e muitos outros variando entre processos. É de fundamental importância o conhecimento total do processo, ou seja, quem coletará os dados deve saber, no mínimo, o comportamento do processo, suas variações, possíveis problemas e consequentemente a solução dos mesmos.
Após a coleta dos dados é fundamental que eles sejam analisados e que padrões sejam definidos, encontrar valores ou fatores de controle que serão chamados de limites de controle e são divididos em três tipos.
O Controle Estatístico De Processos (CEP)
É uma ferramenta da qualidade utilizada nos processos produtivos (e de serviços) com objetivo de fornecer informações para um diagnóstico mais eficaz na prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados e, consequentemente, auxilia no aumento da produtividade/resultados da empresa, evitando desperdícios de matéria-prima, insumos, produtos, etc.
Posteriormente o CEP trará menos trabalho aproveitando melhor os recursos disponíveis e o bem estar dos funcionários que passarão a trabalhar melhor e com metas específicas para cada área, podendo assim implantar outros programas como o plano de remuneração variável (PRV).
Estes recursos podem ser usados tanto numa grande empresa como na mais simples delas, tendo como característica comum o uso de uma ferramenta gráfica e pessoas capacitadas para analisar criticamente os resultados obtidos para implementarem as melhorias possíveis.
Os elementos estatísticos baseiam-se num universo de amostras que podem ser retiradas aleatoriamente, em horários determinados ou em situações determinadas, bastando para isso seguir o conhecido plano PDCA (Plan, Do, Check, Act). Após a coleta dos dados eles devem ser compilados para retirar as informações necessárias sob a forma de gráficos, sendo o gráfico de linhas representado pelo plano cartesiano e graficamente distribuído sob forma de linhas horizontais oscilantes de acordo com o valor de leitura das amostras, onde o eixo y representa os valores e o eixo x representa a linha de tempo de cada leitura.
Estatística Aplicada À Administração E Ao Controle De Qualidade
A estatística é uma ciência importante para a administração e está presente em quase todas as suas áreas. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais as técnicas estatísticas vêm colaborando com os estudos organizacionais. O grande marco da sua colaboração foi no gerenciamento e controle de qualidade, onde o controle estatístico de processo surgiu como uma solução para os problemas de qualidade revolucionando o sistema de produção. Este trabalho se propõe a estudar a estatística aplicada à administração, dedicando maior atenção para a área da produção. A metodologia consiste em estudos teóricos sobre a estatística na administração, estudo das abordagens da qualidade e das técnicas estatísticas no controle de qualidade, e a exploração dos softwares estatísticos, SAS e Statistica. Como aplicações foram utilizadas dadas de exemplos constantes na bibliografia. Dos estudos realizados observou-se que o controle de qualidade nasceu como uma solução na redução de custos, de desperdícios, na uniformização e na normalização da produção, auxiliando as empresas a racionalizarem e maximizarem os seus recursos tornando-as mais competitivas e sólidas. Um conjunto de ferramentas essencial no controle de qualidade é o CEP, controle estatístico de processo, que utiliza a metodologia estatística para fazer com que o processo de uma empresa possa ser visualizado, avaliado, modificado e melhorado. A sua principal função é a de monitorar a produção verificando se ela está ou não sob controle estatístico. Estudos recentes na qualidade convergem para abordagem da Qualidade Total, que tem como meta nenhum defeito, e para o Melhoramento Contínuo que defende o melhoramento da produção através de ações de baixo impacto, simples e contínuas.
Situações E Problemas Em Que Podem Aplicar Conceitos Estatísticos
Típicas questões no dia a dia levam a tomadas de decisão:
a) Qual a quantidade de cereal a ser produzida no próximo ano?
b) O acusado é culpado ou inocente?
c) Pode determinado medicamento reduzir o risco de ataque cardíaco?
d) A cotação do dólar deve aumentar na próxima semana?
e) Quem escreveu o poema, Shakespeare, Baco ou Marlowe?
Nenhuma destas questões pode ser resolvida de forma absolutamente precisa por quaisquer teorias existentes. Tomadas de decisão
...