ESTATISTICA histograma
Seminário: ESTATISTICA histograma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NASENSACAO • 5/10/2013 • Seminário • 976 Palavras (4 Páginas) • 487 Visualizações
(a) o histograma;
(b) o polígono de frequência;
(c) a ogiva;
Passo 4 (Equipe)
Entregar ao professor, para cumprimento dessa etapa um relatório com o nome de Relatório 1 - Introdução à Estatística Descritiva, com as seguintes informações organizadas:
1. o texto criado à partir da pesquisa realizada no passo 1;
2. os cálculos, planilhas e/ou gráficos realizados para a solução do passo 3 (imprimir arquivo gerado pela ferramenta Excel e anexar ao Relatório 1);
3. os cálculos e todo raciocínio realizado para a solução do passo 3;
ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas)
Aulas-temas: Estatística Descritiva.
Esta etapa é importante para que você fixe, de forma prática, a teoria de medidas de posição e de dispersão de um conjunto de dados numéricos.
O estudo realizado até agora sobre distribuições de frequência, nos permite descrever, de modo geral, os grupos dos valores que uma variável pode assumir e onde se dá a maior concentração destes valores na distribuição (início, meio, final ou por igual). No entanto, estas informações não são suficientes para um estudo mais detalhado de uma sequência numérica. Assim, para uma melhor caracterização do conjunto de dados, trabalharemos com as medidas de posição e medidas de dispersão ou variabilidade.
Para realizar esta etapa, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Ler atentamente o PLT da disciplina que descreve medidas de posição e medidas de dispersão e variabilidade. Pesquisar também em: livros didáticos do Ensino Superior, na Internet e em outras fontes de livre escolha, informações ligadas ao estudo e utilização de medidas de posição e dispersão na área de Administração.
Acesse também o material de apoio para uso da Ferramenta Excel.
Material 1 de apoio para uso da ferramenta Excel: <https://docs.google.com/file/d/0B30OueqS8kbtQnlUbm1EazRXdGc/edit?usp=sharing>. Acesso em: 02 abr. 2013.
Material 2 de apoio para uso da ferramenta Excel: <https://docs.google.com/file/d/0B30OueqS8kbtSGMybTBHQ2dVZnc/edit?usp=sharing>. Acesso em: 02 abr. 2013.
3. Elaborar um texto dissertativo, contendo as principais informações encontradas com a pesquisa realizada no passo 1. Esta pesquisa será imprescindível para a compreensão e realização dos próximos passos.
Administração - 4ª Série - Estatística
Gesiane de Salles Cardin Denzin
Pág. 7 de 13
Passo 2 (Equipe)
Considerar o caso apresentado na etapa 1, passo 2 desta ATPS.
Utilizar a ferramenta Excel para a resolução do desafio proposto nesta etapa. Para maiores informações, acessar os links disponibilizados no passo 1.
Desafio
As medidas de posição têm o objetivo de resumir o conjunto de dados em alguns valores que possam representar a variável em estudo. As medidas de dispersão ajudam a medir o quanto a média aritmética realmente representa os dados em estudo. Quanto maior a dispersão, menor a representatividade da média e quanto menor a dispersão, mais confiável é a média.
A respeito do estudo da vida útil das lâmpadas da marca A e B, podemos afirmar que:
I – o tempo médio de vida útil das lâmpadas A e B são respectivamente: 894,65 horas e 1003,35 horas.
II – comumente, as lâmpadas da marca A duram 852 horas e da as marca B 1.077 horas;
III – o tempo mediano de vida útil para a lâmpada da marca A é 910 horas e para a lâmpada B é 1.015,5 horas;
IV – de todas as medidas de tendência central obtidas no estudo de caso em questão, a média é a que melhor representa o tempo de vida útil da lâmpada da marca B;
V – a moda é a melhor medida representativa para a sequência de dados referentes à lâmpada da marca B;
VI – a sequência de dados referentes à lâmpada da marca A apresenta uma forte concentração de dados em sua área central;
VII – a lâmpada da marca B possui uma distribuição assimétrica positiva;
VIII – 75% dos valores apresentados na tabela 1, para a lâmpada da marca A, possuem um tempo de vida útil menor do que 971 horas;
IX –
...