ESTUDO DE CASO - CACAU SHOW
Casos: ESTUDO DE CASO - CACAU SHOW. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luismendes2505 • 10/4/2014 • 1.588 Palavras (7 Páginas) • 2.030 Visualizações
2. UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DA CACAU SHOW
É uma empresa alimentícia brasileira, localizada em Itapevi, no estado de São Paulo. É uma marca de chocolates 100% nacional, fundada por Alexandre Tadeu da Costa, aos 17 anos, no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo, com a ajuda de apenas uma funcionária e com apenas 500 dólares em 1988.
Tendo completado 20 anos em 2008, a Cacau Show está presente em quase todos os estados brasileiros e conta com mais de 800 unidades franqueadas distribuídas em 350 municípios, tornando-se uma das maiores rede de lojas de chocolate do mundo e faturando anualmente mais de 100 milhões de reais.
A Cacau Show foi premiada - entre outros - com o prêmio de melhor franquia de cafeteria e confeitaria do Brasil em 2005, concedido pela Editora Globo.
E no mês de setembro foi inaugurada em Teresina de 2009, Piauí mais uma loja. Localizada no shopping center Riverside Walk Shopping.
A Cacau Show LTDA. previa chegar a 1.000 Lojas até 2010,e conseguiu,numa festa de lancamento do Livro “O Cacau é Show” a empresa comemorou também a marca de 1.000 Lojas espalhados em todo o País.
O fundador Alexandre Costa ganhou o prêmio empreendedor de ano Brasil 2011 concedido pela Empresa Ernst Young, sendo o representante oficial do país na disputa mundial que ocorreu em Mônaco em junho de 2011.
3. ESTUDO DE CASO DA CACAU SHOW
A partir do estudo de caso “Os segredos da Cacau Show...” nota-se que o empreendedor necessita mais do que tudo ter uma visão de todo o empreendimento, não se deixando abater por eventuais “maus tempos” que possam ocorrer, como foi mostrado ele precisou de um grande empenho e trabalho, não visando o lucro “da noite para o dia” e sim estudando o mercado e vendo onde seria o foco de suas atividades.
Nos dias de hoje é mais complicado a elaboração de um plano de negócios pois em qualquer ramo de atividade existem muitos concorrentes, alguns com muita expertise e outros com apenas alguma vaga idéia sobre administração, por isso que 60% das empresas fecham logo no primeiro ano. Má administração nem seja o principal motivo e sim um estudo mal feito sobre o empreendimento, uma escolha errada do lugar ou escolha de fornecedores que não entreguem no prazo as mercadorias, ocasionando perda de clientes.
Um dos primeiros passos para que a empresa funcione corretamente, respeitando as leis é a contratação de um contador, que irá resolver toda a parte burocrática. Um bom caminho para a escolha desse profissional é consultar o Conselho Regional de Contabilidade (CRC). O contador, obrigatório pelo código civil, cuida das operações fiscais da empresa. Caso ele cometa um erro de declaração de impostos, a Receita Federal irá cobrar o empreendedor. Após isso é necessário definir o negócio de acordo com afinidades e conhecimentos, ou seja, o que a pessoa sabe fazer, se você consultar o site do SEBRAE (www.sebrae-rs.com.br) poderá encontrar registros de negócios que deram certos e também maus exemplos. Os clientes são um passo muito importante, pois você precisa definir onde eles estão, ou seja, fazer um levantamento de público e depois disso definir quais produtos e serviços serão oferecidos. Na parte do planejamento você ira descobrir o valor que precisa ser gasto. Assim o empreendedor verifica se tem a quantia necessária. Em caso negativo, define a forma que irá conseguir o dinheiro. A localização deve ser próximo a clientes e fornecedores, pois eventuais gastos com fretes podem deixar os preços do produto menos competitivo. Com o planejamento também é possível verificar se vai precisar de funcionários e o perfil dos mesmos, também de quanto tempo será preciso para o retorno do investimento.
O fundador da Cacau Show, Alexandre Tadeu da costa começou seu empreendimento em 1988 produzindo 2 mil ovos de 50 gramas para vendê-los na Páscoa atingindo um lucro líquido de R$500,00. Com este lucro ele iniciou suas atividades em uma sala emprestada pelo seu pai. Em 1992 seu fundador passou pela primeira crise de sua empresa, vendo-se sem dinheiro em caixa para cumprir com seus tratados e não podendo deixar seus clientes com produtos deteriorando, mas com um planejamento bem estruturado é possível prever esses empecilhos nos dias atuais, e também com uma DRE (Demonstração do Resultado do Exercicio) e o conhecimento para a leitura da mesma, é possível saber para onde guiar a empresa com sucesso. Abaixo transcrevo como seria o modelo do DRE, podendo ser comparado com os de anos anteriores para assim termos como base qual mês teria mais consumo e menos produção.
1. Comece com a Receita Bruta de Vendas/Serviços
» Deduzir DEDUÇÕES;
» Deduzir DEVOLUÇÕES;
» Deduzir ABATIMENTOS;
» Deduzir DESCONTOS COMERCIAIS INCONDICIONAIS;
» Deduzir TRIBUTOS SOBRE VENDAS/SERVIÇOS.
O resultado será a Receita Líquida de Vendas/Serviços.
2. A partir da Receita Líquida de Venda/Serviços
» Deduzir CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS/CUSTO DOS SERVIÇOS PRESTADOS.
» O resultado será o LUCRO BRUTO.
3. A partir do Lucro Bruto
» Deduzir DESPESAS OPERACIONAIS;
» Deduzir DESPESAS COM VENDAS;
» Deduzir DESPESAS FINANCEIRAS
» Deduzir DESPESAS GERAIS E ADMINISTRATIVAS;
» Deduzir OUTRAS DESPESAS OPERACIONAIS;
» Acrescentar OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS.
O resultado será o Lucro (ou Prejuízo) Operacional Líquido.
4. A partir do Lucro (ou Prejuízo) Operacional Líquido
Deduzir ou Acrescentar RESULTADOS NÃO-OPERACIONAIS
» Deduzir AS PARTICIPAÇÕES DE DEBENTURISTAS;
» Deduzir AS PARTICIPAÇÕES DE EMPREGADOS;
» Deduzir AS PARTICIPAÇÕES DE ADMINISTRADORES;
» Deduzir AS PARTICIPAÇÕES DE PARTES BENEFICIÁRIAS.
O resultado será o
...