Estudo De CAso Cacu Show
Pesquisas Acadêmicas: Estudo De CAso Cacu Show. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bineca27 • 30/4/2013 • 1.710 Palavras (7 Páginas) • 990 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A realização deste trabalho é essencial para o meu desenvolvimento acadêmico no curso de Administração, foi elaborado de forma interdisciplinar, atingindo todas as disciplinas do segundo semestre do curso, assim poderemos ter uma noção do que vem ser a administração na realidade.
Ficou definido no decorrer deste o que deve ser feito para abrir uma empresa, abrangeu também de forma sucinta a matéria de economia falando sobre os as estruturas de mercado, foi focado a área matemática envolvendo situações reais da Cacau Show, a matéria de contabilidade também foi bem explorada ficando definido a importância das demonstrações contábeis, citando-as e exemplificando-as dando destaque ao fluxo de caixa que é a demonstração que ajudaria o empresário Alexandre enfrentar o problema da falta de caixa.
2 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO II
2.1 TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II
Abrir uma empresa não é tarefa tão simples quanto parece, mas o conhecimento prévio do que fazer pode amenizar a situação. São dois os aspetos que guiam a abertura de uma empresa. Os objetivos e os subjetivos. Os subjetivos são aqueles que impulsionam o empreendedor, como a motivação, o fator financeiro, as afinidades, as necessidades entre outros. Os objetivos são as formalidades jurídicas, a análise de mercado, a análise financeira entre outras as quais veremos abaixo.
É preciso fazer a descrição geral do negócio respondendo a alguns questionamentos tipo: o que sua empresa pretende fazer? Com base me que oportunidades identificadas? Também definir quais os produtos e serviços que serão oferecidos pela empresa. Definir o perfil do consumidor, o público alvo, depois conhecer seus possíveis concorrentes, e posteriormente o mercado fornecedor, atendando para qualidade e custo.
É preciso providenciar uma gama de documentos para legalizar a empresa, são eles:
• Documentos do empresário e ou sócios
• CPF, Rg e PIS Pasep dos sócios;
• Comprovante de Endereço do empresário e ou dos sócios;
• Documentos do local onde vai funcionar a empresa
• Contrato de locação ou de Compra e Venda (registrado em cartório);
• IPTU do imóvel;
• Planta do imóvel;
• Comprovante de endereço do imóvel.
Além de seguir alguns procedimentos como:
• Elaboração de contrato social e averbações necessárias junto aos cartórios civeis;
• Inscrição da empresa na JUCESP: atividades industriais e comerciais (10 dias);
• Cartório de registro de pessoas juridicas: prestadores de serviços (15 dias);
• Averbação de contrato social: CREA,CRECI, CRQ, etc; ( 01 dia);
• Inscrição da empresa na Receita Federal (30 dias);
• Solicitação de vistoria prévia no local caso a atividade seja alimentícia (vigilãncia sanitária) ou fabricação (Cetesb) (30 dias);
• Solicitação de inscrição na Secretaria da Fazenda (posto Fiscal) (2 dias);
• Solicitação de inscrição na prefeitura Municipal ( 15 dias);
• Solicitação de alvára de funcionamento municipal (05 dias).
• Demais inscrições que forem necessárias.
2.2 CONTABILIDADE
2.2.1 Demonstração Contábil
As Demonstrações Contábeis são parte integrante das informações financeiras divulgadas por uma entidade. O conjunto completo de Demonstrações Contábeis inclui, normalmente, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, a demonstração das mutações na posição financeira (demonstração dos fluxos de caixa, de resultado abrangente ou alternativa reconhecida e aceitável), a demonstração das mutações do patrimônio líquido, demonstração do valor adicionado, notas explicativas e outras demonstrações e material explicativo que são parte integrante desse conjunto devendo ser inclusas e transcritas no livro diário, completando-se com as assinaturas do titular ou de representante legal da entidade e do profissional da contabilidade legalmente habilitado. Também englobam notas explicativas, quadros suplementares e outras informações. Por exemplo, podem conter informações adicionais que sejam relevantes às necessidades dos usuários sobre itens constantes do balanço patrimonial e da demonstração do resultado. O objetivo desta é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade.
No caso apresentado pelos professores do semestre o da Cacau Show nos trouxe a informação que em certo momento o empresário precisou enfrentar o problema de falta de caixa. Tal problema pode ser evitado em uma empresa, daí vê-se a importância das demonstrações contábeis. Nesse caso se tivesse utilizado a demonstração do fluxo de caixa poderia não ter passado por isso.
Pois esta fornece informações acerca das alterações no caixa e equivalentes de caixa da entidade para um período contábil, evidenciando separadamente as mudanças nas atividades operacionais, nas atividades de investimento e nas atividades de financiamento.
As informações sobre o fluxo de caixa de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como as necessidades da entidade de utilização desses fluxos de caixa. As decisões econômicas que são tomadas pelos usuários exigem avaliação da capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como da época de sua ocorrência e do grau de certeza de sua geração.
Modelo de fluxo de caixa
2.2.2 Demonstração do Resultado do Exercício.
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das
...