R: Quantidade de lixo gerada mensalmente na Transpulo LTDA.
Papel
Papelão
Plástico
Madeira
Isopor
Orgânico
Total mensal
Janeiro
223 kg
2t
897 kg
3t
124 kg
89 kg
6,333
Fevereiro
476 kg
3,5t
1,1t
5,1t
189 kg
101 kg
10,466
Março
529 kg
4,2t
1,7t
5,5t
256 kg
156 kg
12,341
Abril
497 kg
4,37t
1,9t
5,6t
345 kg
177 kg
12,889
Média Mensal
1.725kg
14,07t
5.597t
19,20t
914kg
523kg
42.026
Possibilidade de estocagem?
R: Existe sim a possibilidade de estocagem, menos os lixos orgânicos pois devem ser recolhidos conforme a coleta de cada município ou podem ser doados a empresas que fazem dos resíduos orgânicos adubos.
Recursos materiais existentes
R: Hoje não há um local especifico para estocagem dos resíduos, pois na empresa existem apenas lixeiras de tamanho pequeno, e não há um espaço especifico para estocagem desses resíduos, o que pode ser repensado já que existe uma área aberta no exterior no galpão da empresa, o espaço só precisara ser providenciado uma cobertura para proteção dos resíduos, afim de não deixar os resíduos expostos.
[pic 2]
Como é feita a limpeza e a coleta do lixo atualmente? Destino?
R: Hoje a limpeza e coleta do lixo não está sendo feita de forma correta, sendo feito o descarte de forma normal juntamente com os demais lixos, sendo colhido pela prefeitura do município.
O que será vendido? Possíveis compradores?
R: Papel, papelão, plástico, isopor e madeira são resíduos que serão vendidos nas empresas de reciclagem e algumas empresas que fazem o reaproveitamento dos resíduos.
O que será doado?
R: os resíduos orgânicos estão sendo doados para empresas de adubo, após a venda do material reciclável, o que não for vendido será doado na cooperativa do lixão da cidade, o mais necessário e urgente será preciso selecionar os lixos, verificando assim a característica de cada tipo de lixo fazendo assim a destinação correta.
IMPLANTAÇÃO
Definição dos materiais que serão reciclados (quais doados, quais comercializados)
R: O processo de separação e recolhimento dos resíduos conforme sua constituição: orgânico, reciclável e rejeito. Para se proceder a Coleta Seletiva, é essencial que o material seja separado e acondicionado. Os vasilhames (vidro, lata e plástico) devem ser enxaguados após o uso, assim, evita - se o surgimento de cheiro e o aparecimento de animais, aumentando o valor de revenda. Os papéis deverão estar secos e de preferência não amassados, pois ocupam menos espaços e tem mais valor.
As latas além de limpas, deverão ter tampas pressionadas para dentro, e os materiais cortantes, como vidros quebrados e outros, devem ser embalados em papeis grossos (jornais por exemplo) evitando assim algum acidente.
[pic 3]
Definição do local para armazenagem.
R: Na área destinado ao processamento dos resíduos, será feita uma triagem do material, que será enfardado e estocado ate que se tenha uma boa quantidade de resíduos a serem negociados para venda.
[pic 4]
Definição de quem fará a coleta e qual a frequência:
R: Pessoal dos serviços gerais irá continuar colhendo os resíduos e sendo necessário fazer mais de uma coleta por dia, será feito conforme a necessidade
Definição do tipo de conscientização que será desenvolvido.
R: Deverá ser elaborado campanhas de conscientização educativa sobre a separação dos resíduos, levando os colaboradores a serem mais atuantes como catalisadores em cada ambiente de trabalho e ate mesmo nas suas residências.
Definição dos materiais a serem adquiridos para estocagem e identificação dos locais.
R: Estocagem - Materiais Sólidos: coletores e sacos plásticos, caçambas, containers, construção ambiente adequado com paredes e cobertura protegendo os resíduos.
Identificação: placas que identifiquem o tipo de resíduos e sinalização adequada para cada um deles (placas, adesivos, faixas, etiquetas)
[pic 5]
Custo total da implantação.
R: pela cotação e tudo que será preciso fazer, o custo sairá em torno de R$ 10.000,00 a 55.000,00, mas que levando em consideração o beneficio e a venda dos resíduos selecionados, o custo terá retorno do investimento aplicado no projeto.
MANUTENÇÃO:
Definição dos responsáveis pela manutenção do programa de coleta seletiva.
R: Será os supervisores de cada turno, responsável pela manutenção do programa de coleta.
Como será feito o acompanhamento do montante de material reciclado e valor arrecadado.
R: Através de planilhas de acompanhamento de controle de material reciclado, sendo registrado a entrada e a saída de cada material e com apontamento dos valores arrecadados com a venda dos materiais reciclados.
O que será feito com os recursos obtidos com a reciclagem.
R: Os recursos obtidos serão aplicados no programa de reciclagem.
...
Baixar como (para membros premium)txt (12.3 Kb)
pdf (418.4 Kb)
docx (636.6 Kb)