ESTUDO DESENVOLVIDO PARA A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E O TEMPO CONJUNTO DA FILME
Tese: ESTUDO DESENVOLVIDO PARA A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E O TEMPO CONJUNTO DA FILME. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: momalves • 28/4/2014 • Tese • 606 Palavras (3 Páginas) • 359 Visualizações
ESTUDO DIRIGIDO À ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E FILME TEMPOS MODERNOS (CAPITULO 2)
1) O surgimento da administração científica se deu através da revolução industrial, que marcou a evolução da economia de base artesanal para a economia produtiva e mecanizada e modificou a rede de transportes e de comunicação com o surgimento da máquina a vapor, das locomotivas e do telégrafo. Na sequência, as usinas siderúrgicas e a indústria automobilística ganharam corpo.
2) A racionalização do trabalho resume-se em observar a maneira de trabalhar, a energia despedinda e a eficácia com que o funcionário realizava cada tarefa, para que elas fossem executadas de forma mais simples e rápida, estabelecendo um tempo médio, a fim de que fossem feitas em um tempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficiente. Sendo assim, ele poderia adequar à produção de forma que seus funcionários gastassem menos energia ao executar suas funções, alcançando maior eficiência.
3) Seria de grande importância que ele usasse a divisão do trabalho em sua fábrica, pois ele dividiria as etapas e as tarefas específicas da produção, estaria contribuindo para a racionalização do trabalho e para o aumento da produtividade. A divisão do trabalho permitiu que diferentes indivíduos se dedicassem a cada uma das atividades considerando suas habilidades e ganhassem treinamento em suas funções, o que gerou um aumento na eficiência da produção.
4) O estudo dos tempos e movimentos investigou a forma como os operários trabalhavam, eliminou os movimentos inúteis e tornou mais simples e rápida essa maneira de produzir, definindo um tempo médio para a realização de cada tarefa com qualidade. Se ele usasse desse estudo, o tempo de produção seria reduzido e o resultado seria alcançado de maneira mais eficiente e eficaz.
5) Ele deveria adotar o enfoque mecanicista do homem e a visão de homo economicus?
6) Ele poderia evitar que a superespecialização e a exploração dos empregados acontecesse, não permitindo que os funcionários executassem tarefas repetitivas e monótonas, poupando-o de fadigas musculares e até da alienação (como foi visto no filme). Deixar os funcionários sempre dentro da legislação trabalhista (mantendo-os legais, com seus direitos) também evitaria sua exploração.
7) As integrações vertical e horizontal são adotadas até hoje, baseiam-se na produção integrada, envolvem desde a matéria-prima até o produto final acabado (esteiras rolantes são exemplos de integração vertical). A padronização seria importante pelo fato da mesma defender a ideia da linha de montagem, que diz que os operários não se locomovem até o produto que está sendo fabricado, os produtos é que se movem na linha de montagem. Essa ideia garante maior uniformidade nos produtos. A redução de estoques traria benefícios no sentido de permitir à fábrica a prática de preços mais competitivos, tornando os produtos mais acessíveis a um maior número de pessoas. A produção em massa consiste na divisão do produto em partes e do processo em etapas, o que aumentaria a produção. A elevação da produtividade permitiria o aumento da intensidade da produção, obtendo economia máxima de tempo e material.
8) Os conceitos se diferenciavam. Taylor avaliou a participação do homem no processo produtivo,
...