ESTUDO ORGANIZACIONAL
Artigo: ESTUDO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcelodco • 15/5/2014 • 1.342 Palavras (6 Páginas) • 423 Visualizações
1 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI é uma entidade integrante do sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, está estabelecida na cidade de Ubá, que atualmente conta com aproximadamente 101.519 habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.
Em função do grande desenvolvimento da economia brasileira, o cenário da educação está bastante voltado para o ensino profissionalizante, o que em muito beneficia o SENAI, haja vista este ser o principal foco desta organização. Pela existência deste benéfico cenário, a concorrência nesta área de atuação tem aumentado a cada dia e o mercado tem ficado cada vez mais competitivo.
Atualmente, o SENAI oferece a seus clientes 4 cursos de aprendizagem industrial, 13 cursos técnicos e 14 de qualificação.
1.1 HISTÓRICO DA EMPRESA
1.1.1 Instituição, propósito da organização.
O SENAI, criada através do Decreto-Lei nº 4. 048 em 22 de janeiro de 1942. Em abril de 1989, a Prefeitura Municipal de Ubá solicitou a instalação de uma unidade do SENAI para atender principalmente à vocação industrial do setor moveleiro, formando mão de obra para suas atividades-fim e de manutenção. Em maio de 1989, uma comissão constituída por várias entidades representativas da cidade esteve na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) para tratar do assunto. No dia 25 daquele mês foi declarada oficialmente a intenção de se instalar o SENAI em Ubá. No dia 22 de setembro de 1989, o então presidente da Federação das Indústrias, José Alencar Gomes da Silva, reuniu-se com a Associação Comercial e Industrial de Ubá e com as lideranças locais para anunciar a instalação do SESI e SENAI na cidade. No mês seguinte foi doado pela Prefeitura Municipal um terreno destinado à edificação do Centro Integrado SESI/SENAI. A efetiva inauguração das instalações do SENAI se deu no dia 16 de maio de 1993.
O SENAI é uma empresa privada e sem fins lucrativos, com foco em educação profissional, atua oferecendo cursos de aprendizagem industrial, técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento. Concomitantemente, oferece às empresas serviços laboratoriais, atendimento técnico tecnológico com melhorias no processo produtivo e treinamento/capacitação de funcionários.
A atuação está voltada para o setor secundário da economia, nos seguintes setores industriais: madeira e mobiliário, mecânica, elétrica, têxtil e vestuário e construção civil. Tem como principais clientes as indústrias em geral, sindicato, instituições públicas, jovens e industriários.
1.1.1.2 Setor produtivo.
O SENAI possui como principal foco o atendimento às empresas, por isso seu principal produto são os cursos de aprendizagem industrial nas áreas moveleira, confecção, mecânica e elétrica. Além destes, oferece também cursos técnicos em Design de Móveis, Segurança do Trabalho, Mecânica, Móveis e Eletrotécnica.
Além das linhas de ensino citadas, oferece também cursos de curta duração, ou seja, os de qualificação profissional e de aperfeiçoamento, nas mesmas áreas acima mencionadas.
Recentemente, ampliou o leque de cursos de qualificação oferecidos com os cursos de pedreiro de alvenaria e assistente administrativo entre outros.
Simultaneamente, realiza através do núcleo de assistência técnica e tecnológica serviços de:
• Implantação e melhoria de processos produtivos;
• Adequação do sistema metodológico;
• Capacitação técnica de pessoal;
• Estruturação de layout
• Eventos técnicos
• Organização do setor de produção
• Diagnóstico de APL – Arranjo Produtivo Local.
Possui ainda o Laboratório de Ensaios em Madeiras, Móveis e Tintas - LEMT, que disponibiliza para as empresas ensaios e análises nos segmentos de madeiras e seus derivados, móveis e tintas, apesar de ainda não ser acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO.
1.1.1.2.1 Clientes e mercado atuante.
Os principais clientes do SENAI Ubá são as indústrias, principalmente do ramo moveleiro, jovens egressos do ensino médio, Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Mobiliário de Ubá - INTERSIND, industriários, Governos Federal, Estadual e Municipal.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE e Instituto Euvaldo Lodi - IEL também são considerados clientes, pois são órgãos de fomento e que têm o SENAI como um parceiro na implementação de melhorias nos processos produtivos das empresas.
As necessidades destes clientes são: inserção de mão de obra qualificada no mercado de trabalho, atualização profissional e capacitação\treinamento de colaboradores.
2 EXTRUTURA ORGANIZACIONAL
A composição da força de trabalho do SENAI se dá através de 36 colaboradores com escolaridade ilustrada no quadro 1:
Quadro 1: Áreas e Colaboradores da Empresa
Área de atuação N.º Colaboradores Nível Escolaridade
Superior ou Pós Graduação* Técnico ou Médio
Administrativo 13 7 6
Alvenaria 1 1 0
ATT 2 2 0
Costura 2 0 2
Cursos Técnicos 9 8 1
Elétrica 2 2 0
Estagiária 1 0 1
Marcenaria 3 0 3
Mecânica 3 1 2
Estofamento 1 0 1
Total 37 21 16
Total em porcentagem 100 % 58% 42%
* Neste item da tabela consideram-se apenas os colaboradores que já concluíram o curso superior.
Fonte: Elaborado pelo autor.
2.1 PORTE DA EMPRESA
O porte da empresa é de médio porte, e atua no seguimento de comércio e serviços, conforme tabela do SEBRAE
...