ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4
Pesquisas Acadêmicas: ESTÁGIO SUPERVISIONADO 4. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Auricleia • 29/8/2014 • 4.926 Palavras (20 Páginas) • 560 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
AURICLEIA NASCIMENTO DA SILVA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
CONFRONTANDO TEÓRIA E PRÁTICA
João Pessoa/2014
AURICLEIA NASCIMENTO DA SILVA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
CONFRONTANDO TEÓRIA E PRÁTICA
João Pessoa/2014
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESCOLA
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PADRE DEHON
COMUNIDADE ESCOLAR
FASE DE OBSERVAÇÃO
ROTINA DIÁRIA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXOS
APRESENTAÇÃO
Ensinar e, enquanto ensino, testemunhar aos alunos o quanto me é fundamental respeitá-los e respeitar-me são tarefas que jamais dicotomizei. Nunca me foi possível separar em dois momentos o ensino dos conteúdos da formação ética dos educandos. A prática docente que não há sem a discente é uma prática inteira. O ensino dos conteúdos implica o testemunho ético do professor. A boniteza da prática docente se compõe do anseio vivo de competência do docente e dos discentes e de seu sonho ético. Não há nesta boniteza lugar para a negação da decência, nem de forma grosseira nem farisaica. Não há lugar para puritanismo. Só há lugar para pureza (Freire, 1996, p. 37).
A discussão acerca da formação de professores, nas duas últimas décadas, foi intensificada pela necessidade de se conceber uma formação que atenda às exigências do mundo contemporâneo. Nesse contexto, o estágio supervisionado na formação acadêmica tem atraído olhares por se constituir uma possibilidade de articulação entre teoria e prática num processo de atuação no contexto educacional, e também por se desenvolver habilidades necessárias à docência. Entre estas habilidades, apontamos a ideia do professor reflexivo como um profissional capaz de dar conta dos desafios inerentes à profissão.
Para Fávero (2001) a construção de um conhecimento dialético, em que a teoria e prática sejam consideradas como um núcleo articulador no processo de formação a partir do trabalho desenvolvido com esses dois eixos de forma integrada, indissociável e complementar.
Acredita-se que o estágio precisa caminhar nesse rumo, ou seja, numa visão dialética, onde professores/orientadores e alunos/acadêmicos possam argumentar, discutir, refletir e dialogar as práticas vivenciadas na escola. Pensar na formação docente é pensar na reflexão da prática e numa formação continuada, onde se realizam saberes diversificados, seja saberes teóricos ou práticos, que se transformam e confrontam-se com as experiências dos profissionais. Portanto, é através desses confrontos que acontece a troca de experiências e onde o professor reflete sua prática pedagógica.
O estágio supervisionado vai muito além de um simples cumprimento de exigências acadêmicas. Ele é uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Ele se apropria de dimensões capazes de instrumentar formadores e formandos para o confronto de paradigmas, estimulando-os à observação das atuações dos variados segmentos, à percepção crítica do dia a dia da escola e à análise do real papel que a mesma exerce na comunidade.
Tornando assim um processo de suma importância àqueles que pretendem exercer a profissão, pois, possibilita um espaço de formação que permite ao aluno/professor o desenvolvimento de habilidades necessárias à prática docente, à produção de saberes para ensinar e, ainda, à reflexão sobre a atividade docente.
O estágio de docência foi realizado em uma escola da rede pública de João Pessoa – PB, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Dehon, localizado na Av. Carneiro da Cunha s/n, bairro Torre. A Escola Padre Dehon é uma escola de ensino fundamental e ensino da EJA, onde promove o ensino fundamental nos períodos matutino e vespertino, deixando a EJA no período noturno.
O trabalho em apreço tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante a vivência na escola campo em suas etapas de observação e regência, sendo, este relatório, uma exigência da disciplina Estágio Supervisionado IV – Ensino fundamenta para a conclusão da mesma.
Esta é uma produção acadêmica que nos proporciona muito estudo, vivência e aprendizado durante este período e que servirá de base para práticas futuras.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O processo de formação do professor é contínuo, inicia-se antes mesmo do curso de graduação, nas interações com os atores que fizeram e fazem parte de sua formação. E este processo sofre influência dos acontecimentos históricos, políticos, culturais, possibilitando novos modos de pensar e diferentes maneiras de agir perante a realidade que o professor está inserido.
Esses momentos de conversas tornam-se mais frequentes a partir do momento que iniciam o estágio. Agora, os alunos-estagiários levarão para as salas de aula os conhecimentos teóricos adquiridos na universidade e os pontos de vista dos autores; passarão a confrontar teoria e realidade e, ao retornarem à universidade, socializarão as experiências, farão críticas ao sistema e manifestarão possíveis soluções.
No sentido de compreender o estágio como processo fundamental na formação acadêmica, é extremamente essencial considerar que o mesmo possibilita
...