EXCELÊNCIA EM PROJETOS E AS VANTAGENS COMPETITIVAS
Artigos Científicos: EXCELÊNCIA EM PROJETOS E AS VANTAGENS COMPETITIVAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pollymecatronica • 23/9/2013 • 2.418 Palavras (10 Páginas) • 590 Visualizações
RESUMO
O objetivo do presente artigo é o de apresentar para reflexão e avaliação métodos para definição da maturidade em gerenciamento de projetos, (OPM3, PMMM e MMGP), e como a Metodologia de Sucesso em Projetos (PSM) poderá trazer vantagens competitivas e a excelência nas organizações que aplicam ou utilizam estes métodos.
Palavras-chave: Perdas Excelência em projetos, vantagens competitivas, maturidade, PSM.
1 - INTRODUÇÃO
As organizações mundiais utilizam o gerenciamento de projetos para implementar novos processos, produtos e/ou serviços com objetivos como as estratégias empresariais e as vantagens competitivas sobre seus concorrentes.
Em 1969, o Project Management Institute (PMI) iniciou o desenvolvimento de uma metodologia de gerenciamento para servir aos interesses das mais diversas empresas. E em 1981, os diretores do PMI autorizaram o desenvolvimento de um guia de projetos, o Project Management Body of Knowledge (PMBOK), contendo os padrões e as linhas mestras das práticas que passaram a ser amplamente utilizadas.
Desde então, outras metodologias de gerenciamento de projetos são criadas para buscar a excelência nas etapas/fases dos projetos, além de métodos que identificam o nível de maturidade em que as organizações se encontram na gestão de projetos.
Em uma pesquisa informal, realizada durante um dos treinamentos do Método de Sucesso em Projetos (PSM), Clinton M. Padgett identificou que apenas 5% a 20% dos executivos participantes haviam obtido sucesso em seus projetos (cumprimento de prazos, escopo, custos, qualidade, etc.).
Neste artigo serão apresentadas as maneiras de medição da maturidade em gerenciamento de projetos assim como uma metodologia que, quando bem executada, traz benefícios eficazes em todo o ciclo de vida (fases) de um projeto (Figura 1).
Figura 1 – Fases do ciclo de vida de um projeto
2 – DESENVOLVIMENTO
2.1 – METODOLOGIA
2.1.1 – Maturidade em Gerenciamento de Projetos
Como definir e afirmar que uma empresa possui excelência em Gerenciamento de Projetos? Como verificar que ela obteve sucesso, ou seja, cumpriu prazos estabelecidos dentro dos custos esperados com a qualidade exigida pelos clientes e patrocinadores nos projetos que implantou?
Para que projetos dentro de organizações sejam bem-sucedidos é necessário que elas possuam maturidade em gerenciamento. Segundo Harold Kezner “maturidade é o desenvolvimento de sistemas e processos que são por natureza repetitivos e garantem uma alta probabilidade de que cada um deles seja um sucesso”.
Conforme os gráficos da Figura 2, as organizações se encontram em níveis bastante dispersas em relação ao cumprimento de prazos e concentra-se em maioria no nível três quando o foco é custo.
Figura 2 – Maturidade em Projetos
Para medição dos níveis de maturidade em projetos, existem métodos e softwares disponíveis para avaliar e direcionar ações de melhoria. A seguir serão apresentados de forma breve alguns dos mais utilizados.
2.1.1.1 – Modelo OPM3
Organizational Project Management Maturity Model, OPM3, é um conjunto de ferramentas disponibilizadas pelo PMI que auxiliam as organizações a atingir seus objetivos e alinhar projetos com suas estratégias. Este possibilita que as organizações criem e implementem um plano de desenvolvimento para atingir o estágio de maturidade desejado. O modelo foi criado em 2003 para reduzir o percentual de 39% de projetos com investimento acima de 10 milhões de dólares que falham (http://www.pmisp.org.br/category/tags/opm3%C2%AE).
A figura 3 mostra as fases de implementação do OPM3 – Conhecimento (Preparar, avaliar), Avaliação (Fazer Avaliação), Desenvolvimento (Planejar e implementar melhorias, repetir o processo).
Figura 3 – Implementação OPM3 - etapas.
2.1.1.2 – Modelo Kezner’s PMMM
O modelo de maturidade proposto pelo Dr. Harold Kerzner define todos os estágios de uma organização como: atual, o planejamento e ações para a prática e desenvolvimento gradativo de gerenciamento de projetos. É conhecido como a aplicação prática da gestão de mudanças, na qual busca minimizar a resistência na implementação do sistema através da disseminação da cultura, apresentando cinco processos para obtenção da maturidade das organizações (Figura 4).
Figura 4 – Kerzner’s PMMM – Níveis de maturidade
2.1.1.3 – Modelo MMGP
O Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos (MMGP) foi criado pelo brasileiro Darci Prado com o objetivo de avaliar o estágio de maturidade das organizações. O modelo é composto por cinco níveis e seis dimensões conforme ilustrado na Figura 5.
Figura 5 – Níveis e Dimensões do MMGP
2.1.2 – Gerenciamento de Projetos pela ótica do PSM
Conhecido o grau de maturidade da organização é preciso determinar ações para os pontos mais fracos, médios e para manter os pontos fortes (PDCA). Mas apenas estas ações bastam para se ter excelência e vantagens competitivas em relação aos concorrentes?
Segundo Ricardo Vargas, em seu DVD “Excelência em Projetos com Microsoft Project”, afirmar que conduzir um projeto ao sucesso não é apenas terminá-lo mais rápido, com menos dinheiro, surpreendendo o cliente pela qualidade, consumindo menos equipamentos, menos recursos. “Sucesso significa cumprir o planejado; significa colher aquilo que se plantou.”
Por isso, as empresas estão buscando ou criando metodologias para gerenciar seus projetos. Neste artigo serão discutidas as etapas do Método de Sucesso em Projetos (Project Success Method – PSM) da Project Success Incorporated (PSI).
2.1.2.1 – Método de Sucesso em Projetos (PSM)
O Método
...