EXERCICIOS
Exames: EXERCICIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lopesmisss • 19/3/2015 • 263 Palavras (2 Páginas) • 163 Visualizações
Este capítulo dedica-se a elaborar e compreender duas técnicas básicas de análise das demonstrações financeiras: Análise Vertical e Análise Horizontal. Com os resultados apurados, podem-se conhecer detalhes das demonstrações financeiras que, na análise por meio dos índices que serão estudados no Capítulo 4 deste livro, ficam prejudicados por apresentarem um resultado genérico.
As principais características da Análise Vertical e da Horizontal são a comparação de valores de um determinado período com os valores apresentados em períodos anteriores e o relacionamento entre eles. Podemos afirmar que a base dessas análises é a comparação entre períodos.
Entendemos como demonstrações financeiras o Balanço Patrimonial, a DRE.
LEGISLAÇÃO
Não existe uma legislação em especial para definir a utilização e as formas de apurar as análises. O que existe são metodologias conhecidas, amplamente estudadas e aprovadas pelo mercado financeiro mundial.
ANÁLISE VERTICAL
A Análise Vertical, também denominada análise de estrutura, facilita a avaliação da estrutura das demonstrações financeiras (Balanço Patrimonial e DRE) e a representatividade de cada conta em relação ao total do Ativo e Passivo, bem como a participação de cada conta do Demonstrativo de resultado na formação do lucro ou prejuízo do período analisado.
Apresenta valores percentuais de cada conta e grupo de conta em relação a um valor base: no caso do Balanço Patrimonial, esse valor base é o total do Ativo ou do Passivo; na DRE, o valor base é o total da receita líquida.
O cálculo do percentual da participação relativa das contas ou grupo de contas do Ativo ou do Passivo obtém-se dividindo o valor de cada conta ou grupo de conta pelo valor total do Ativo ou do Passivo.
...