TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPRESSÕES E OPERADORES (ARITMÉTICOS, RELACIONAIS E LÓGICOS)

Seminário: EXPRESSÕES E OPERADORES (ARITMÉTICOS, RELACIONAIS E LÓGICOS). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  Seminário  •  1.397 Palavras (6 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 6

EXPRESSÕES E OPERADORES (ARITMÉTICOS, RELACIONAIS E LÓGICOS)

Uma Expressão em um programa é a parte da instrução que produz um valor, normalmente

através do uso de operandos (valores) e operadores (indicam a operação a ser realizada).

Os operadores se organizam basicamente em três grupos:

• Aritméticos;

• Relacionais;

• Lógicos.

ARITMÉTICOS

Vários programas requerem a realização da algum cálculo aritmético, daí ter-se a necessidade dos operadores aritméticos.

Os operadores mais utilizados são os seguintes:

soma: +

subtração: -

multiplicação: *

divisão: /

As expressões aritméticas devem ser escritas na forma de linha reta, para facilitar inserir no computador. Portanto, uma expressão como “a dividido por b” deve ser escrita na forma a / b.

Os parênteses são utilizados para agrupar termos da mesma maneira que em expressões algébricas, inclusive com o uso de parênteses aninhados.

O programa aplica os operadores em expressões aritméticas em uma sequência precisa, determinada pelas seguintes regras de precedência de operadores:

1. Operações de Multiplicação, divisão e resto são aplicadas em primeiro. Se uma expressão contiver várias dessas operações, os operadores são aplicados da esquerda para a direita. Essas operações têm todas o mesmo nível de precedência;

2. Operações de adição e subtração são aplicadas em seguida. Se uma expressão contiver várias dessas operações, os operadores são aplicados da esquerda para a direita. Essas operações têm o mesmo nível de precedência. Para evitar dúvidas quando houver mais de um operador em uma expressão recomenda-se o uso de parênteses, que tem prioridade maior do que a dos operadores. Em caso de expressões com parênteses aninhados será realizada em primeiro a expressão contida nos parênteses mais internos.

Caso haja mais de um operador / grupo de parênteses em uma expressão estes serão avaliados no sentido da esquerda para a direita. No caso de parênteses aninhados é realizado em primeiro os parênteses mais internos.

RELACIONAIS

Uma condição é uma expressão que pode ser avaliada como verdadeira ou falsa, sendo esta uma estrutura de controle extremamente utilizada em programação. Várias condições são construídas com o uso de operadores de igualdade e operadores relacionais, que são responsáveis por realizar comparação entre seus operandos, retornando como resultado dessa comparação justamente um valor verdadeiro ou falso. Essas comparações são utilizadas em Estruturas de Controle Condicionais, entre outras, apresentadas através da palavra-reservada if.

Os operadores mais utilizados são os seguintes:

Igualdade: ==

Diferença: !=

Maior: >

Menor: <

Maior ou igual: >=

Menor ou igual: <=

Os parênteses são utilizados para agrupar termos em expressões relacionais da mesma maneira que em expressões aritméticas, inclusive o uso de parênteses aninhados.

1. Os operadores >, <, >=, <= são aplicados primeiro. Se uma expressão contiver várias dessas operações, os operadores são aplicados da esquerda para a direita. Essas operações têm todas o mesmo nível de precedência;

2. Os operadores ==, != são aplicados em seguida. Se uma expressão contiver várias dessas operações, os operadores são aplicados da esquerda para a direita. Essas operações tem o mesmo nível de precedência. Para evitar dúvidas quando houver mais de um operador em uma expressão recomenda-se o uso de parênteses, que tem prioridade maior do que a dos operadores. Em caso de expressões com parênteses aninhados será realizada em primeiro a expressão nos parênteses mais internos.Caso haja mais de um operador / grupo de parênteses em uma expressão estes serão avaliados no sentido da esquerda para a direita.

Vale destacar que uma expressão pode ser construída utilizando-se de operadores aritméticos e relacionais, desde que seja mantido um sentido dos operandos que cada operador irá avaliar. Os operadores aritméticos tem uma precedência maior do que os operadores relacionais, isto é, eles são executados primeiro. Como consequência disso (os operadores relacionais sendo executados por último) o resultado da expressão será um booleano.

LÓGICOS

Condições mais complexas podem ser construídas com o uso dos operadores lógicos, que permite o agrupamento de diferentes operadores relacionais. Também estes operadores lidam com valores booleanos, que neste caso devem ser os seus próprios operandos.

Os operadores mais utilizados são os seguintes:

Operação Operador

E: &

Ou: |

Negação: !

Ou Exclusivo: ^

Sobre as regras de precedência de tais operadores pode-se dizer o seguinte:

1. A negação tem a maior precedência; 2. Em seguida está o operador & (E); 3. Após o & o operador ^ (OU exclusivo terá precedência); 4. O operador | (ou) é o de menor precedência no grupo.

Considerando os operadores aritméticos, relacionais e lógicos vale destacar que a negação (!) tem a maior precedência, seguida pelos operadores aritméticos, pelos relacionais e os demais operadores lógicos.

Observação: Quando usar &&, || e quando usar &, |?

Operadores && e || funcionam como seus operadores irmãos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com