Econimia Global
Trabalho Universitário: Econimia Global. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CassioChama • 16/10/2014 • 638 Palavras (3 Páginas) • 192 Visualizações
Questões escolhidas –1,4,6 e 7.
1- Fale sobre as agências de classificação de risco e os impactos de suas análises sobre os países emergentes.
Resposta
As agências de classificação de risco (por exemplo : Standard & Poor’s / Moody’s Investors Service) exercem um peso extremo na decisão de investidores quanto ao destino de seus recursos, tanto a curto quanto ao longo prazo.
Não falamos somente do capital especulativo, que muitas vezes é prejudicial a economia, mas de investidores que vêem em países chamados de emergentes uma ótima oportunidade de expansão de seus negócios como forma de investimento.
Fatores internos e externos, como uma eleição presidencial, guerras (no próprio país ou em outro qualquer) ou vencimento de uma dívida, podem causar alterações na classificação de países emergentes que geralmente são muito sensíveis a alterações no quadro econômico global.
Considerando os resultados desta classificação estes investidores optam por um ou outro país, e muitas vezes até deixam de expandir seus negócios temerosos pelo risco prejudicando muito o crescimento destes países.
4- Basta reduzir a taxa de juros para viabilizar o crescimento econômico no Brasil? Por que?
Resposta
Não. O problema de crescimento econômico no Brasil não pode ser atribuído apenas a um fator ou uma variante, como a taxa de juros, por exemplo.
A estrutura econômica pode ser vista como um grande círculo onde a alteração de um ou outro fator tem influência direta a outors. Manter o equilíbrio entre os mesmos buscando um crescimento sustentável é o grande desafio dos economistas. As mudanças devem ser gradativas onde pode-se analisar os reflexos das mesmas e ao mesmo tempo molda-se a economia a nova realidade.
Exemplo; a diminuição da taxa de juros no Brasil tornaria o país pouco atrativo a investidores externos que colabora no equilíbrio das contas correntes do país, além de incentivar o consumo, podendo pressionar a inflação.
6- Quais as pré-condições para que o empreendedor tenha chances de sucesso, segundo Bom Ângelo?
Resposta :
Conforme Bom Ângelo, esta é a entrada em uma nova era, onde o emprego formal dá lugar ao trabalho autônomo e terceirizado. As novas empresas no mundo todo tem um papel fundamental na geração de empregos além de revelar talentos a economia.
Com a globalização torna-se extremamente necessário o investimento em educação a fim de acompanhar as novas tecnologias, a com a gama de informações disponíveis não basta saber, é preciso saber o que saber. Outro reflexo deste fenômeno é o desaparecimento de algumas profissões que ora são engolidas por novas tecnologias, ora simplesmente desaparecem em função de novas técnicas de trabalho.
O empreendedor precisa ter vontade e habilidade para criar, capacidade de encontrar novas utilidades para velhas idéias além de talento para melhorar o já existente. Além destes fatores, quando o empreendedor trabalha com um ambiente externo favorável, aumentam suas chances de sucesso, como
...