Economia Brasileira
Ensaios: Economia Brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Werbiton • 29/9/2014 • 747 Palavras (3 Páginas) • 198 Visualizações
O funcionamento normal de qualquer empresa depende de um correto planejamento de critérios de aquisição. Nas empresas de transporte de cargas, não é diferente, um cuidado especial é direcionado ao critério preço/técnica/estratégia, norteando as análises para a escolha dos fornecedores, sempre com o objetivo de redução de custos na aquisição, além da escolha dos fornecedores, mas adequado às condições e realidade atual da empresa.
O crescimento participativo do fornecedor no desempenho, geral da contratante vem tornando as empresas mais rigorosas na escolha de seus contratados, transformando cada vez mais a diversidade de avaliar na realização da tomada de novos fornecedores. Nesse período, o presente estudo realizou uma revisão literária dos livros e artigos desenvolvidos relacionados à importância da estratégica da diversidade de fornecedores. A partir dessa revisão foi possível identificar a vantagem competitiva na diversidade de fornecedores, apresentar uma série de características desejáveis aos fornecedores, de forma a potencializar vantagens competitivas para a empresa contratante, identificar os fornecedores que possuam condições de fornecer os produtos/serviços dentro das quantidades, dos padrões de qualidade requerido, no tempo determinado, com menores preços e /ou competitivos e nas melhores condições de pagamentos, com isso, identificando as tendências e lacunas da literatura recente, oferecendo aos leitores direcionamento para futuras aplicações e/ou aperfeiçoamentos.
A capacidade das empresas em atender as necessidades de seus clientes depende cada vez mais da qualidade dos produtos/serviços das empresas contratadas.
Com o crescimento da diversidade de fornecedores torna-se imprescindível a necessidade da qualificação de forma estratégica, capazes de atender com excelência as organizações.
Segundo Viana e Alencar (2012), cresce a necessidade de diversificar os fornecedores bem qualificados e, sobretudo, capazes de oferecer suporte às estratégias organizacionais. As contratantes tornam-se mais seletivas e passam a exigir muito mais dos potenciais fornecedores. Tais exigências são traduzidas na forma de critérios de avaliação, adotados para a comparação entre diferentes candidatos.
Vale ressaltar que a importância estratégica da diversidade de fornecedores aumenta consideravelmente a complexidade do processo de seleção. Além do grande número de fatores de avaliação, o processo lida ao mesmo tempo com critérios quantitativos e qualitativos. Daí a importância de métodos que permitem a articulação de diferentes aspectos na avaliação dos fornecedores (VIANA; ALENCAR, 2012).
A seleção de fornecedores surge a partir da tomada de decisão, ou seja, da necessidade de contratar fornecimentos ou serviços necessários para a operação da empresa.
Podemos classificar como fornecedor toda empresa interessada em suprir as necessidades de outra empresa em termos de: matéria-prima, serviços e mão de obra (AURÉLIO, 2010).
O segmento da diversidade de fornecedores ganha evidência à medida que se torna variável a escolha dos fornecedores que reúnam características necessárias para a formação de parcerias e estruturação em várias unidades de negócio (VIANA; ALENCAR, 2012). A união entre os negócios está associada ao grau de relacionamento entre as várias unidades de negócio, em
...