Economia Brasileira
Artigos Científicos: Economia Brasileira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edson0123 • 23/1/2015 • 943 Palavras (4 Páginas) • 518 Visualizações
1) Enumere as dificuldades enfrentadas pela economia brasileira entre os anos de 1889 e 1930.
1- Os impactos da Primeira Guerra Mundial sobre o comércio exterior;
2- Fortes oscilações no preço do café;
3 - A Crise de 1929, que abalou o mundo; e
4- A transformação na condução da economia a partir de 1930
2) Enumere as três situações distintas que caracterizaram o governo do presidente Getúlio Vargas, que vai de 1930 a 1945.
1- Primeira de 1930 a 1934: fase do governo provisório, que entrou em choque com o movimento Constitucionalista de 1932, pedindo um governo em que a Constituição desse as cartadas.
2- Segunda de 1934 a 1937: fase do governo Constitucionalista, regida pela Constituição de 1934.
3- Terceira de 1937 a 1945: fase do Estado Novo. Surgiu a figura dos decretos-leis, o judiciário perdeu forças, o autoritarismo e a repressão dominaram o quadro da época, foram nomeado interventores para governarem os Estados
3) Qual o maior problema do processo de substituição de importações?
O maior problema do processo de substituição de importações na industrialização brasileira e na da América Latina centrou-se na redução do coeficiente de importação, em outras palavras, a relação entre o valor das importações e o produto interno.
4) Descreva em quatro fases o período militar no Brasil.
Primeira de 1964/1967: fase marcada pela estagnação das atividades econômicas, grandes reformas institucionais e preparação para entrada da economia brasileira na economia mundial.
Segunda de 1968/1973: fase conhecida como a do “Milagre Econômico”, tendo o país colhido os frutos dos ajustamentos anteriores, além da situação internacional apresentar um quadro animador.
Terceira de 1974/1979: fase do recrudescimento da economia, com instabilidade na economia internacional, após o choque do petróleo, que atingiu o mundo em cheio. Foi nesse período que foi criado o II Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico com vistas a organizar a economia diante das dificuldades.
Quarta de 1980/1984: fase assinalada internamente por recessão, inflação elevada, redução do investimento estatal; e externamente por um quadro desfavorável devido à elevação dos juros, ao segundo choque do petróleo e à instabilidade cambial
5) Em que contexto econômico surgiu o Proálcool?
O Proálcool surgiu num contexto de crise econômica, num período que no Brasil ficou conhecido como “década perdida”. O Programa Nacional do Álcool (Proálcool), criado com a finalidade de se transformar em uma alternativa em substituição à gasolina. O Brasil vivia dificuldades advindas do cenário internacional e a recessão dos anos de 1980, decorrentes da diminuição dos investimentos. A produção estagnou, a inflação começou a fugir do controle, os juros internacionais aumentaram, o crédito diminuiu, a dívida externa sofreu baques profundos, o que marcou o fim de um modelo de desenvolvimento que precisava sofrer reformulações.
6) Fale sucintamente sobre o plano cruzado, plano Bresser e plano Collor.
Plano Cruzado: lançado em 28 de fevereiro de 1986, no qual uma nova moeda chamada cruzado substituiu o cruzeiro. O mecanismo de reajuste de salários foi revisto e, toda vez que a inflação atingisse o patamar de 20%, um “gatilho salarial” seria disparado visando corrigir o seu valor. Quase todos os preços foram congelados, com exceção da energia elétrica. Foi estabelecida também uma taxa de câmbio fixa, os aluguéis foram revistos e os contratos prefixados corrigidos por uma“tablita”*.
O plano teve sucesso no início, houve a queda da inflação e as pessoas aprovaram tanto que algumas resolveram se tornar fiscais, para que o congelamento não
...