Economia Brasileira Contemporânea
Casos: Economia Brasileira Contemporânea. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: AnnaCarolliny • 25/9/2013 • 331 Palavras (2 Páginas) • 611 Visualizações
Economia Brasileira Contemporânea
Capitulo 14: Processo de Substituição de Importação
É o processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das importações.
O processo de substituição de importação é obtido, na maioria das vezes, pelo controle das taxas de importação e a manipulação nas taxas de cambio (preço que uma moeda exerce em unidades monetárias em relação à outra moeda).
A substituição das importações refere-se a uma forma de planejamento a favor da industrialização tardia (nome dado ao processo de desenvolvimento adotado por alguns países, após a segunda guerra mundial), esse processo tem caráter amplamente capitalista.
Essa forma de planejamento foi adotada em alguns países latinos, como Argentina, México e Brasil, mas é importante ressaltar que todos os pais é refém de suas particularidades na implantação desse processo, tais particularidades se dão graças às diferenças socioculturais e econômicas de todos os pais.
Muitos desses países viram a industrialização por substituição, como a grande chance para evoluírem tanto tecnicamente, socialmente quanto e, principalmente, financeiramente.
Com a queda de importações as grandes transnacionais, teriam que se instalar agora nesses países, forçando assim a adaptação desses para receber as organizações. Aumentando assim o crescimento, desenvolvendo a mão -de - obra interna desse país, alem da melhoria em infra-estrutura, saneamento básico, saúde, educação transporte publico, entre outros fatores diretamente ligados as transnacionais e a substituição da importação.
Observando as informações acima, é possível termos a idéia de que essa substituição das importações poderia ser uma das soluções para os problemas financeiros, mas não é bem assim, o fato de o principal motivo desse processo ser, visar o capitalismo, aumentou o nível de desigualdade social, alem da presença dos ditadores.
Mas independente desses pontos negativos, o considerável crescimento do PIB permitiram países como o Brasil e México, alcançarem um nível de desenvolvimento econômico e tecnológico considerado suficiente para nomear esses países como 'países subdesenvolvidos'.
Afinal, qual a idéia que traz o processo de substituição das importações?
''produzir internamente tudo aquilo que antes era importado, ou aquilo que iríamos importar. ''
...