Economia Local
Artigo: Economia Local. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gogi • 1/5/2013 • 892 Palavras (4 Páginas) • 661 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Curso Superior de Bacharelado em Administração
FABIO ALVES LOPES
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
UBERLANDIA- MG
2012
FABIO ALVES LOPES
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharaelado em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Teorias da Administração I, Comunicação e Linguagem, Sociologia e Filosofia.
Orientador: Samara Headley,Marcelo Silveira, Wilson Sanches e Márcia Bastos.
UBERLANDIA - MG
2012
SUMÁRIO
1 Introdução........................................................................................ 04
2 Desenvolvimento............................................................................. 05
3 Considerações Finais...................................................................... 08
4 Referências Bibliográficas.............................................................. 09
1 INTRODUÇÃO
O referido trabalho tem como objetivo geral desta desenvolver uma atividade textual que englobe as disciplinas da administração do primeiro período, aprofundando conhecimentos adquiridos, aprofundando percepções e interpretações sobre o desenvolvimento econômico local e a reestruturação capitalista, bem como os pontos primordiais de sua crise nos anos de 1970 e diagnosticar reflexões sobre as concepções do desenvolvimento econômico local, onde muitos estudiosos começaram a estudar a importância da gestão de desenvolvimento econômico local, como sendo uma contribuição de melhoria da humanidade.
2 DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento econômico e suas abordagens, o desenvolvimento local, também se tornou tributário do debate sobre o desenvolvimento regional que foi reavivado, motivo pela constatação de que cidades e regiões anteriormente de economia dinâmica estavam em declínio enquanto ocorria a ascensão de outras áreas por motivos diversos. Os impactos negativos da crise tornaram-se bastante evidentes na década de noventa , principalmente nas grandes cidades e nas metrópoles que por concentrarem mais pessoas , acabaram , em tese , por concentrar problemas sócio-econômicos.
As políticas brasileiras de desenvolvimento local é a do institucionalismo político, que centra sua atenção no papel das instituições, dentre as quais se destaca a administração pública municipal, como agente do desenvolvimento por meio de políticas, estratégias e alianças com as empresas, tendo plano de ação coordenado, descentralizado e focalizado, destinado a ativar e melhorar, de maneira sustentável, as condições de vida dos habitantes de uma localidade.
O desenvolvimento econômico local, sendo nele possível de observar a presença de elementos como a existência de redes econômicas, formas de integração horizontal e vertical de cadeias produtivas, parceiras entre atores públicos e privados, serviços especializados para micro-empreendedores, e a institucionalidade dessa ambiência produtiva. Mesmo considerando que as ações dos entes não-estatais assumem muitas vezes caráter público que afeta direta ou indiretamente a sociedade e que por isto são ações que dizem respeito ao interesse público , a opção é por priorizar as políticas de desenvolvimento local tributárias principalmente das ações
...