Economia OPÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO
Projeto de pesquisa: Economia OPÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tbasto • 14/9/2014 • Projeto de pesquisa • 459 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
1° SÉRIE - NOTURNO
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ECONOMIA
A OPÇÃO PELO SUBDESENVOLVIMENTO
Gustavo Ioschpe
Abril - 2014
JUNDIAÍ – SP
SUMÁRIO
CRÍTICA SOBRE O TEXTO...................................................................................03
O QUE O BRASIL DEVE FAZER PARA SAIR DO SUBDESENVOLVIMENTO......04
CRÍTICA SOBRE O TEXTO
A princípio o texto de Gustavo Ioschpe parece muito sensato e correto, mas relendo o texto com mais calma, a frase abaixo me chamou atenção:
“Apesar da resistência que educadores e pedagogos têm à intromissão de economistas, empresários e afins em seu território, é neles que se encontrará a revolução educacional de que o país necessita. Porque esses grupos conseguem deixar de tratar a educação unicamente como um fim em si mesma para entender que ela tem um papel vital e urgente a cumprir no desenvolvimento do Brasil.”
Com a leitura desse trecho, pude perceber que existe uma grande crítica aos educadores e pedagogos, como se eles fossem o ponto fraco do sistema educacional, e o autor afirma que os economistas e empresários bem sucedidos que farão a revolução educacional que o pais necessita.
Discordo totalmente dessas afirmações, então os professores são responsáveis pelo subdesenvolvimento do país?
Os economistas apenas lidam com estatísticas e acabam por julgar os mestres que lidam com pessoas em formação, e o futuro dessas pessoas não dependem apenas da escola, mas também das decisões políticas e econômicas que são tomadas por quem manda no país.
Em outra parte do texto o autor afirma:
“Diferentemente do palavrório de alguns, os trabalhadores brasileiros não ganham pouco por serem vítimas de uma elite branca e má, mas por ser pouco produtivos. São assim porque a escola falhou com eles. Enquanto ela continuar como está, tendemos a seguir sendo um país irrelevante para o mundo e desalentador para os brasileiros.”
Então ganhamos mal porque somos improdutivos, e somos improdutivos porque o sistema de ensino falhou? E os professores? Eles estudaram e ganham mal.
Em um artigo recente vi um economista dizendo que o salário mínimo do professor deve ser de R$800,00? Para isso que servem os economistas? Para ensinar os governantes a gastarem mais com os professores e exigir deles compromisso.
Enquanto
...