Economia - Teoria Neoclássica; Teoria Keynesiana
Artigos Científicos: Economia - Teoria Neoclássica; Teoria Keynesiana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pahalmeida • 6/4/2014 • 776 Palavras (4 Páginas) • 1.124 Visualizações
RELATÓRIO:
Economia é a ciência social que estuda como a sociedade administra recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo, a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. Essa definição contém vários conceitos importantes, que são a base e o objeto do estudo da Ciência Econômica:
Ciência Social; Escolha; Escassez; Necessidades; Recursos; Produção; Distribuição.
Da escassez dos recursos ou fatores de produção, associada às necessidades ilimitadas do homem, originam-se os chamados problemas econômicos fundamentais:
O que e quando produzir; Como produzir; Para quem produzir.
Já um sistema econômico pode ser definido como a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. Os sistemas econômicos podem ser classificados em:
Sistema Capitalista ou Economia de Mercado – Regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores da produção.
Sistema Socialista ou Economia Centralizada – As questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento.
A partir do séc. XVI nascia a primeira escola econômica: o Mercantilismo. O mercantilismo tinha algumas preocupações explícitas sobre a acumulação de riquezas de uma nação. Continha alguns princípios de como fomentar o comércio exterior. Considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso, quanto maior fosse seu estoque de metais preciosos. Com isso, a política mercantilista acabou estimulando guerras, exacerbou o nacionalismo e manteve a poderosa e constante presença do Estado em assuntos econômicos.
No séc. XVII, a Fisiocracia elaborou alguns trabalhos importantes. Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela Providência Divina.
Teoria Neoclássica
Alfred Marshall (1842-1924) foi um dos grandes fundadores da teoria neoclássica no Séc. XIX. Ele procurou se apoiar nos 2 paradigmas da ciência que não combinam confortavelmente: o mecânico que é reversível, estabelece relação de troca orientada pelos preços, e o evolucionário que é irreversível e está em permanente processo de auto-organização.
Em 1870 houve um período de incertezas no pensamento econômico devido às teorias contrastantes (marxista, clássica e fisiocrata). A teoria neoclássica foi quem encerrou esse período conturbado, pois foi quem modificou os métodos de estudo econômico, através dos quais se buscou a realização e otimização dos recursos escassos.
Acreditava-se que o homem saberia racionalizar e equilibrar ganhos e gastos. Essa teoria se divide em quatro importantes escolas:
Escola de Viena ou Escola psicológica Austríaca- Teoria subjetiva de valor, o valor do bem é determinado pela quantidade e utilidade do mesmo.
Escola de Lausanne ou Escola Matemática-
...