TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ed 2014/1

Monografias: Ed 2014/1. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  5.709 Palavras (23 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 23

Caro(a) Estudante!

Os Estudos Disciplinares são unidades de estudos de caráter obrigatório nos cursos de graduação e tecnológicos das nossas instituições, constituindo um eixo estruturante de formação inter e multidisciplinar que perpassa todos os períodos dos cursos. Procure aproveitar esses momentos para ampliar seus conhecimentos e promover ganhos em sua aprendizagem. Espero que os Estudos Disciplinares cumpram seu papel e oportunizem a você melhor desempenho nas questões que envolvam raciocínio lógico e interpretação, como forma também de resgatar conteúdos da Educação Básica. Neste semestre trabalharemos com linguagens e seus códigos. As questões deste caderno foram retiradas das provas de Enem, Concursos Públicos e Enade de anos anteriores.

Bom trabalho!

Coordenação Pedagógica

*************************************************************************************************************************************QUESTÃO 01

Todo caminho da gente é resvaloso.

Mas também, cair não prejudica demais

A gente levanta, a gente sobe, a gente volta!...

O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim:

Esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa,

Sossega e depois desinquieta.

O que ela quer da gente é coragem.

Ser capaz de ficar alegre e mais alegre no meio da alegria,

E ainda mais alegre no meio da tristeza...

ROSA, J.G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.

De acordo com o fragmento do poema acima, de Guimarães Rosa, a vida é:

A) uma queda que provoca tristeza e inquietute prolongada.

B) um caminhar de percalços e dificuldades insuperáveis.

C) um ir e vir de altos e baixos que requer alegria perene e coragem.

D) um caminho incerto, obscuro e desanimador.

E) uma prova de coragem alimentada pela tristeza.

QUESTÃO 02

A discussão nacional sobre a resolução dascomplexas questões sociais brasileiras e sobreo desenvolvimento em bases sustentáveis tem destacado a noção de corresponsabilidade e a de complementaridade entre as ações dos diversossetores e atores que atuam no campo social. A interação entre esses agentes propicia a troca de conhecimento das distintas experiências, proporciona mais racionalidade, qualidade e eficácia às ações desenvolvidas e evita superposições de recursos e competências.

De uma forma geral, esses desafios moldam hoje o quadro de atuação das organizações da sociedade civil do terceiro setor. No Brasil, o movimento relativo a mais exigências de desenvolvimento institucional dessas organizações, inclusive das fundações empresariais, é recente e foi intensificado a partir da década de 90.

BNDES. Terceiro Setor e Desenvolvimento Social. Relato Setorial nº 3 AS/GESET. Disponível em: <http://www.bndes.gov.br>.

Acesso em: 02 ago. 2013 (adaptado).

De acordo com o texto, o terceiro setor:

A) é responsável pelas ações governamentais na área social e ambiental.

B) promove o desenvolvimento social e contribui para aumentar o capital social.

C) gerencia o desenvolvimento da esfera estatal, com especial ênfase na responsabilidade social.

D) controla as demandas governamentais por serviços, de modo a garantir a participação dosetor privado.

E) é responsável pelo desenvolvimento social das empresas e pela dinamização do mercado de trabalho.

QUESTÃO 03

Uma revista lançou a seguinte pergunta em um editorial: “Você pagaria um ladrão para invadir sua casa?”. As pessoas mais espertas diriam provavelmente que não, mas companhias inteligentes de tecnologia estão, cada vez mais, dizendo que sim. Empresas como a Google oferecem recompensas para hackers que consigam encontrar maneiras de entrar em seussoftwares.. Essas companhias frequentemente pagam milhares de dólares pela descoberta de apenas um bug– o suficiente para que a caça a bugs possa fornecer uma renda significativa. As empresas envolvidas dizem que os programas de recompensa tornam seus produtos mais seguros. “Nós recebemos mais relatos de bugs, o que significa que temos mais correções, o que significa uma melhor experiência para nossos usuários”, afirmou o gerente de programa de segurança de uma empresa. Mas os programas não estão livres de controvérsias. Algumas empresas acreditam que as recompensasdevem apenas ser usadas para pegar cibercriminosos, não para encorajar as pessoas a encontrar as falhas. E também há a questão de double-dipping – a possibilidade de um hacker receber um prêmio por ter achado a vulnerabilidade e, então, vender a informação sobre o mesmobug para compradores maliciosos. Disponível em: <http://pcworld.uol.com.br>. Acesso em: 30 jul. 2013 (adaptado).

Considerando o texto acima, infere-se que:

A) os caçadores de falhas testam os softwares, checam os sistemas e previnem os erros antesque eles aconteçam e, depois, revelam as falhas a compradores criminosos.

B) os caçadores de falhas agem de acordo com princípios éticos consagrados no mundo empresarial, decorrentes do estímulo à livre concorrência comercial.

C) a maneira como as empresas de tecnologia lidam com a prevenção contra ataques dos cibercriminososé uma estratégia muito bem-sucedida.

D) o uso das tecnologias digitais de informação e das respectivas ferramentas dinamiza os processos de comunicação entre os usuários de serviços dasempresas de tecnologia.

E) os usuários de serviços de empresas de tecnologia são beneficiários diretos dos trabalhos desenvolvidos pelos caçadores de falhas contratados e premiados pelas empresas.

QUESTÃO 04

A Política Nacional de Resíduos Sólidos(Lei n° 12.305, de 2 de agosto de 2010) define alogística reversa como o “instrumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com