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Por:   •  28/5/2014  •  3.200 Palavras (13 Páginas)  •  7.702 Visualizações

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Responder e justificar as 40 questões anexadas como exercícios deste conteúdo. Exercício 1: Leia o texto abaixo e observe as imagens a seguir. Do ponto de vista formal, o mais expressivo projeto do arquiteto Rafael Moneo é o Centro Kursaal (1990/99), em San Sebastián, no litoral da Espanha. Situado em frente ao mar e junto à foz de um rio,

o terreno fica isolado da cidade-quarteirão. Por isso, o arquiteto propôs dois volumes de vidro, dois objetos autônomos que se colocam como transição entre a massa construída e o imenso vazio da

paisagem marítima. Ambos têm como suporte uma plataforma, ou seja, funcionam como peças isoladas, contendo auditórios de tamanhos diferentes. Para ele, “O Centro Kursaal é fruto da tentativa

de assimilar referências caracterizando o espírito multidisciplinar de nosso tempo: escultura, natureza, arte... através de mecanismos puramente arquitetônicos. Os volumes cristalinos ancorados na

areia foram concebidos como um marco na paisagem". Geometricamente, o projeto é composto por: A - dois prismas inclinados.

B - dois retângulos irregulares inclinados.

C - dois quadriláteros inclinados.

D - dois polígonos irregulares inclinados.

E - dois cubos inclinados. Comentários: Essa disciplina não é ED ou você não fez comentários Exercício 2: O sistema de projeção cilíndrico caracteriza-se por ter o centro de projeção a uma distância infinita do objeto, fazendo com que as projetantes fiquem

paralelas entre si. Dependendo da posição (inclinação) do centro de projeção (observador), podemos subdividir este sistema em projeção cilíndrica

oblíqua (perspectiva cavaleira) e projeção cilíndrica ortogonal (perspectiva isométrica).

Na perspectiva cavaleira duas dimensões do objeto formam um plano paralelo ao plano de projeção. Desta forma, esta face e todas as que lhe forem

paralelas se projetarão em verdadeira grandeza. A terceira dimensão forma o que se chama de linha de fuga ou fugante. Embora possa haver infinitas

posições para a linha de fuga, dependendo da posição do centro de projeção, utilizamos com frequência os ângulos de 30°, 45° ou 60°. O terceiro eixo

estará sempre oblíquo em relação aos demais e apresentará reduções conforme o ângulo adotado. De acordo com o ângulo adotado, a medida reduzida ficará (proporcionalmente) em relação a medida real: Desenho em perspectiv a cav aleira (terceiro eixo = 45º).

background image A - 30º =1/2, 45º = 2/3, 60º = 1/3

B - 30º = 1/3, 45º =1/2, 60º = 2/3

C - 30º = 2/3, 45º = 1/3, 60º =1/2

D - 30º = 2/3, 45º =1/2, 60º = 1/3

E - 30º =1/2, 45º = 1/3, 60º = 2/3 Comentários: Essa disciplina não é ED ou você não fez comentários Exercício 3: A planta da edificação a seguir foi elaborada com base no módulo de 1,25m x 1,25m. No total foram utilizados 16 módulos (4 x 4 módulos). Qual das alternativas a escala gráfica apresentada

corresponde a da planta. A -

B -

C -

D -

E - Comentários: Essa disciplina não é ED ou você não fez comentários Exercício 4: Leia o texto abaixo e observe as imagens a seguir. O Teatro do Mundo (1980), concebido pelo arquiteto Aldo Rossi, foi construído sobre uma balsa para abrigar um pequeno teatro itinerante e flutuante, destinado a atender parte das atividades artísticas da Bienal de Veneza. Segundo o arquiteto, o projeto do Teatro do Mundo é o ponto de flexão de sua carreira, em que as pesquisas de resgate de uma gramática formal histórica da arquitetura voltam-se para uma possível ontologia do espaço teatral. O projeto recupera o caráter nômade e espetacular dos teatros, ao mesmo tempo em que, inicialmente ancorado em Veneza, busca referenciais formais no contexto urbano. A forma do teatro é composta geometricamente por prismas. O prisma é um sólido geométrico cujas faces são paralelogramos e as bases são polígonos iguais e paralelos. Pode ser classificado em reto, quando suas arestas laterais são perpendiculares às bases, e oblíquo, quando não são. A nomenclatura dos prismas é dada de acordo com a forma da sua base. Teatro do Mundo, croqui do arquiteto Aldo Rossi. Bienal de Veneza, 1979. Podem-se identificar no projeto do teatro prismas de bases

background image A - quadrada e octogonal.

B - quadrada e triangular.

C - triangular e octogonal.

D - quadrada e hexagonal.

E - pentagonal e octogonal. Comentários: Essa disciplina não é ED ou você não fez comentários Exercício 5: O Museu Guggenheim, projetado pelo arquiteto Frank Lloyd Wright (Nova Iorque, 1943), representou espacialmente uma nova visão na forma de exposição de obras de artes. Sua forma cilíndrica,

originada de uma espiral, cria uma galeria contínua e aberta de exposições, que circunda um grande vazio coroado por uma cúpula transparente. A rampa helicoidal caracteriza-se pela ausência de

aberturas para o exterior, isolando a galeria dos ruídos da cidade. Observe as imagens do Museu Guggenheim e leia as afirmações a seguir. M useu Guggenheim – Nova Iorque. Disponível em <http://museuguggenheim2009.blogspot.com/2009/11/plantas-e-corte.html>. Acesso em 31 mai. 2010. I. Geometricamente o museu é uma grande espiral cônica de base circular. II. Na planta, são utilizadas figuras geométricas simples como quadrados, círculos e retângulos em uma composição harmoniosa que geram os volumes do edifício. III. A estrutura ortogonal está presente na circulação do edifício como também na organização das obras de arte. Analisando as afirmações, conclui-se que A - as três são verdadeiras.

B - somente a primeira é verdadeira.

C - somente a segunda e a terceira são verdadeiras.

D - somente a terceira é verdadeira.

E - somente a primeira e a segunda são verdadeiras. Comentários: Essa disciplina não é ED ou você não fez comentários Exercício

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