Educador físico
Trabalho Universitário: Educador físico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vandilson1250 • 6/12/2014 • 1.378 Palavras (6 Páginas) • 300 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PROGRAD
Ano de Referência: 2013
I – IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
A CAPOEIRA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Vinculado ao Programa: Monitoria de Ensino Pelo Componente Curricular: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Capoeira
Unidade Executora: UNEB, Dptº de Educação – Campus XII
Período de Realização: 18 de Março a 28 de Julho de 2013_
Local de Realização: UNEB – CAMPUS XII
II – IDENTIFICAÇÃO DO BOLSISTA
NOME: Vandilson Alves Ribeiro
MATRÍCULA: 151013225
CURSO: Educação Física
E-mail:vandy1250@gmail.com
III – IDENTIFICAÇÃO DO ORIENTADOR
NOME: Marlon Messias Santana Cruz
LOTAÇÃO: UNEB – Campus XII – Guanambi – BA
TITULAÇÃO: Especialização Em Educação Física
FONE:
CARGA HORÁRIA: 60 horas
IV – INTRODUÇÃO
O objetivo proposto pela disciplina foi auxiliar os alunos com atividades relacionadas à disciplina Fundamentos Teóricos e metodológicos da Capoeira ministrada pelo Professor Marlon Messias, em que alguns horários foram disponibilizados para que os alunos pudessem tirar suas dúvidas.
A capoeira atualmente, ela é vista como uma arte do corpo, uma luta, ou uma brincadeira ou até mesmo uma dança, mas que nem mesmo os negros poderiam imaginar que essa brincadeira futuramente funcionaria como uma ferramenta de defesa pessoal ou como um meio de socialização do ser humano. Contudo, atualmente a escravidão deixou diversas marcas no presente. Pelo fato de um individuo ser negro atualmente, ele é visto de forma preconceituosa pela maioria da sociedade devido ao seu passado. No entanto, podemos dizer que os negros trouxeram diversas contribuições para cultura brasileira, como: dança crenças, culinária, entre outros. Atualmente vemos a intensa expansão da cultura negra e de sua diversidade por todo mundo, principalmente a capoeira. Hoje a capoeira é usada em projetos sociais, escolas, academias e como forma de diversão no tempo livre. Assim como no passado, ela não é uma luta, mas sim um jogo o uma brincadeira.
Na escola podemos enfatizar a capoeira de forma que venhamos valorizar o seu contexto histórico e suas contribuições. É de suma importância sua abordagem, pois o professor poderá está trabalhando os valores culturais e principalmente a discriminação social, que é tanto marcado no cotidiano da sociedade. É possível que o professor consiga engajar a capoeira nas aulas de Educação Física, desde que ele procure a forma correta e a maneira adequada de aplicar. Uma vez que não é preciso dominar perfeitamente os movimentos e as técnicas da capoeira, e sim o conteúdo propriamente dito. Porém, a maior dificuldade a ser enfrentada poderá ser o material (instrumentos de percussão) e a própria ementa da disciplina e as normatizações do instituto a qual o professor estará trabalhando.
V – METODOLOGIA
Foram apresentados aos alunos os dias, horários e local disponível para os devidos encontros. Houve disponibilidade via e-mail, onde os mesmo não fizeram solicitações. Por meio dessas mediações entre o monitor e os discentes de Educação física, foi possível ressaltar a importância da capoeira, de como começou e de como ela é visto como uma forma de liberdade tanto cultural quanto pessoal.
Entendemos que a capoeira foi e é uma arte, jogo, dança, enfim; algo que surgiu como uma brincadeira ou uma dança, mas que nem mesmo o negro poderia imaginar que essa brincadeira poderia futuramente servi-lhe de uma ferramenta de defesa pessoal. Então, percebemos que a partir de uma situação-problema é criada uma nova solução como o intuito de solucionar esse problema. E isso é algo que está impregnando desde o início da história, e com os negros não foi diferente. Eles acharam na capoeira uma forma de desarticular o sistema escravocrata. A libertação dos negros, períodos depois, foi uma conquista que eles obtiveram devido à intensa luta de anos e anos, e usando principalmente a capoeira como principal instrumente referência. Contudo, atualmente a escravidão deixou diversas marcas no presente. Pelo fato de um individuo ser negro atualmente, ele é visto de forma preconceituosa pela maioria da sociedade devido ao seu passado. No entanto, podemos dizer que os negros trouxeram diversas contribuições para cultura brasileira, como: dança crenças, culinária, entre outros.
Atualmente vemos a intensa expansão da cultura negra e de sua diversidade por todo mundo, principalmente a capoeira. Hoje a capoeira é usada em projetos sociais, escolas, academias e como forma de diversão no tempo livre. Assim como no passado, ela não é uma luta, mas sim um jogo o uma brincadeira.
Na escola podemos enfatizar a capoeira de forma que venhamos valorizar
...