Educação Ambiental Na Escola
Trabalho Escolar: Educação Ambiental Na Escola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ceni • 28/5/2013 • 5.457 Palavras (22 Páginas) • 745 Visualizações
INTRODUÇÃO
A Educação Ambiental é o caminho eficaz para transformar a realidade, orientando as atitudes humanas no seu meio natural e social.
Entende-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.(Lei 9.795,de 27 de abril de 1999, Capítulo I.Art.I.).
Tendo por base essas discussões pretende-se neste projeto evidenciar a relação entre Educação Ambiental e a educação como processo de formação da cidadania. Para tanto, será feita a abordagem da importância da Educação Ambiental, sua inserção no contexto escolar e a apresentação de uma proposta de ação.
Por possuir caráter humanista, holístico, interdisciplinar e participativo a Educação Ambiental contribui de forma determinante para transformar o processo educativo, trazendo consigo permanente avaliação crítica e adequação dos conteúdos à realidade local, bem como o envolvimento dos alunos em ações concretas de transformação desta realidade.(TAVARES, Helenice 2009).
A educação ambiental tem o escopo de despertar em todos a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente e assim superar a visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante.(TAVARES, Helenice 2009).
Visa também estimular o fortalecimento da consciência crítica sobre o problema ambiental, incentivando à participação individual e coletiva, de forma permanente e responsável. Os cidadãos têm que adquirir consciência de que através da defesa do meio ambiente esta sendo preservada também a qualidade de vida humana e o futuro da humanidade. Assim, a Educação Ambiental se dá pelo fortalecimento da cidadania através da defesa da qualidade ambiental com caráter humanista, holístico, interdisciplinar e participativo.
Tendo como pressuposto que o método mais eficaz de conscientizar à comunidade dos problemas ambientais e intervir nesse processo é pela ação direta da Escola torna-se urgente a ação do educador ambiental, não apenas restrito à sala de aula, mas extrapolando esse ambiente por meio de atividades em que o educando participe ativamente.
Nesta perspectiva, a Escola tem que assumir seu papel para contribuir com a transformação da sociedade, despertando a consciência ambiental em crianças e jovens, pois este é o meio mais eficaz para modificar as relações do homem com o ambiente em que vive.
Existe uma grande quantidade de tratados, leis e decretos sobre o tema, que determinam a necessidade e implementação de projetos de Educação Ambiental de maneira natural, crítica, transformadora e autônoma nas escolas.
Dessa forma, conceitos práticos de respeito à natureza, contra o desperdiço, a favor da reciclagem, do sacrifício individual pelo bem comum devem ser disseminados pela escola. Por sua vez a comunidade deve participar ativamente desse processo, identificando os problemas sociais e ambientais hoje vivenciados e contribuindo para a transformação desse quadro.
São vários os fatores que justificam as mazelas e desequilíbrios sociais, mas com certeza o grande elemento transformador é a educação. Ao nível ambiental, a educação também é o mais importante elemento de transformação, pois numa sociedade que cultiva o desperdício, que não se importa com a coletividade, que enxerga apenas o presente, educar e conscientizar os cidadãos dos problemas ambientais é essencial.(TAVARES, Helenice 2009).
CAPÍTULO I - REFERENCIAL TEÓRICO
1.1. Educação Ambiental
São necessárias várias medidas para diminuir os impactos negativos no ambiente natural. Dentre essas medidas se destaca o trabalho educacional que é um dos mais necessários e urgentes. A Educação Ambiental se apresenta como a mais importante ferramenta para este trabalho, como explicita a Política Nacional de Educação Ambiental Lei No 9.795, de 27 de abril de 1999.
1.2. Educação Ambiental na Escola
Muito mais que cumprir o currículo programático, contribuindo para o desenvolvimento cultural e cientifico do aluno, a escola tem o importante papel de colaborar na formação de cidadãos conscientes, responsáveis e solidários com a sociedade.(TAVARES, Helenice 2009).
E a sociedade nos dias atuais exige um cidadão consciente, participativo e responsável na sua maneira de viver, uma vez que seu modo de vida irresponsável e o consumo desenfreado tem causado a insustentabilidade do planeta.
Diante disso é posto a educação como um instrumento de formação deste cidadão. Para isto é fundamental uma educação ambiental crítica e transformadora. Para que seja uma forma de transformação social e não apenas um instrumento de defesa ambiental e da cidadania. Sendo assim, a consciência ecológica está conectada à conservação do ambiente, gerando novos princípios, valores e conceitos para uma nova racionalidade, propiciando um conhecimento prudente, questionando os paradigmas que constituíem a civilização moderna.(SOUZA C., Jefferson 2008).
1.3. Gestão de Resíduos Sólidos
Os resíduos são elementos inerentes á humanidade, as suas atividades e principalmente ao modo de vida do homem urbano. A partir da instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Nº 12.350 de 02 de Agosto de 2010, exigiu-se novos conhecimentos, olhares e posturas de toda a sociedade.
Por diversos motivos, numa primeira etapa, a gestão de resíduos sólidos diz respeito à geração dos mesmos – tais como disposição irregular, coleta informal ou insuficiência do sistema de coleta pública.
Ao
...