Educação Ambiental - Reciclagem
Trabalho Escolar: Educação Ambiental - Reciclagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 052028 • 20/3/2015 • 1.266 Palavras (6 Páginas) • 345 Visualizações
Introdução e Objetivo
A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem o objetivo de aproveitar os restos e reutiliza-los no processo de produção de que saíram. Eles são desviados, coletados, separados e processados para serem utilizados como matéria- prima na fabricação de novos produtos.
Cada brasileiro produz cerca de 500 gramas de lixo por dia. Olhando assim, parece pouco, mas, somando a população brasileira, você vai ver que todo esse lixo se transforma em um enorme bolo de milhões de toneladas.
O lixo que é recolhido pelos caminhões de coleta, é levado para um local chamado Aterro Sanitário ou Lixão. Porém, devido ao aumento da população, a quantidade de lixo também aumenta, e isso está fazendo com que não haja mais espaço para tanto lixo.
Atualmente, há em todos os segmentos de nossa sociedade a preocupação com o meio ambiente e com a saúde pública, por que a cada dia que se passa temos visto que nosso planeta está ameaçado pela poluição, e o pior de tudo isso, nós, seres humanos, somos os responsáveis por esse grande mal. O home, de forma inconsequente, tem provocado diariamente a destruição de seu habitat natural, o que tem colocado em risco a sua própria existência nesse planeta.
Metodologia e Procedimentos
O projeto virá com uma sondagem junto aos alunos, destacando-se a problemática do lixo. A partir dessa abordagem, realizaremos um levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos sobre o tema em questão para ser trabalhado em sala de aula, serão utilizados, bibliografias, e materiais disponíveis na escola, como vídeos educativos, e sucatas para elaboração de brinquedos, entre eles, garrafa Pet, rolos de papel higiênico, tampinhas plásticas, palitos de picolé, entre outros.
• Publico alvo: alunos da Educação Infantil entre 04 a 06 anos de idade, professores, funcionários e comunidade escolar.
• Séries: Educação Infantil e Série Inicial.
• Área de Estudo: Língua Portuguesa, Artes, Historia, Geografia e ciências.
Projeto: BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE
É importante e básico para os alunos conhecerem a realidade onde vivem e o que se passa na sua cidade, no Brasil e no mundo. As vivências e os estudos propostos no projeto visam proporcionar ao aluno um espaço favorável a sua atuação, enquanto sujeito ativo das ações sociais e, consequentemente, indivíduos transformadores do meio.
O projeto visa conscientizar as crianças sobre a importância da reciclagem para o ambiente em que vivemos.
É dada, a oportunidade a criança para desenvolver a sua criatividade, seu pensamento critico e aprender em relação ao desperdício. É uma maneira simples, barata e divertida e educar e ajudar na formação, facilitando na internalização das regras de valores; somente na prática o aluno poderá perceber que é parte importante e agente, transformador do meio humano, contribuindo para melhora-lo, além de sentir a importância individual e coleta na preservação do meio ambiente, como meio de vida e saúde.
Por que brinquedos recicláveis? São divertidos, estimulam a criatividade e são ecologicamente corretos.
3 R’s – reduzir ( economizar de todas as maneiras possíveis, comprar objetos que possam ser reciclados, que durem mais tempo); reutilizar ( aproveitar várias vezes, exemplo vidros p/ guardar alimentos, plásticos utilizados para congelar); reciclar (transformar um material para ser usado com outra finalidade)
Brincadeira pronta x Criar a brincadeira
Brincadeira pronta (videogame, computador, televisão) – Não precisa fazer nada além de saber apertar botões ou usar o controle remoto. Não Usa a criatividade e não se aprende coisas novas.
Criar a brincadeira usado material reciclável, ajuda a desenvolver a criatividade, aprende-se muito sem nem percebermos, cuidamos do meio ambiente se divertindo muito.
• Criança e Brinquedo
As atividades lúdicas representadas pelos jogos, brinquedos, brincadeiras e dinâmicas são manifestações presentes no cotidiano das pessoas e, portanto, na sociedade desde o inicio da humanidade.
Para a criança, nada é mais importante que a brincadeira e seus brinquedos, pois lhe possibilitam a exploração do mundo. É na infância que prevalece o encanto da fantasia, do faz de conta, do sonhar e do descobrir. É quando se manifestam os processos de descoberta, curiosidade e emoção, que são as bases para a construção da personalidade. Cabe aos pais e educadores a grande tarefa de estimular esses processos através dos jogos, brinquedos, brincadeiras e dinâmicas.
O ato de brincar facilita a aprendizagem, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita o processo de socialização, de comunicação, de expressão e de construção do conhecimento.
O brinquedo artesanal sempre se fez presente na sociedade, sendo caracterizado pelo meio cultural onde é produzido. É
...