Educação Da Criança De 0 A 5 Anos; Organização E Didática Na Educação Infantil; Ensino E Alfabetização I; Ensino Da Linguagem Oral E Escrita E Ludicidade E Educação.
Pesquisas Acadêmicas: Educação Da Criança De 0 A 5 Anos; Organização E Didática Na Educação Infantil; Ensino E Alfabetização I; Ensino Da Linguagem Oral E Escrita E Ludicidade E Educação.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlavital • 21/5/2014 • 1.379 Palavras (6 Páginas) • 1.038 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Produção textual interdisciplinar individual
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES
2014
JOSY CARLA SOARES COSTA
Produção textual interdisciplinar individual
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Educação da Criança de 0 a 5 Anos; Organização e
Didática na Educação Infantil; Ensino e
Alfabetização I; Ensino da Linguagem Oral e Escrita
e Ludicidade e Educação.
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES
2014
INTRODUÇÃO
Este trabalho acadêmico tem como base de estudo as matérias e conteúdos estudados nestesegundo semestre, seu eixo temático é o trabalho do pedagogo no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil e consiste em mostrar um pouco da realidade de alguns Centros Educacionais de nossa cidade. Os métodos pedagógico que iremos abordar retrata a rotina do Centro de Educação Infantil, para obtermos esses resultando fizemos entrevistas com três professores do Maternal I e Pré I e PréII.
Em nossa primeira abordagem, conversamos com a professora Giovana do Maternal I, onde o nosso questionamento teve o objetivo de conhecer seu ponto de vista de como a criança aprende.Segundo a nossa entrevistada, a criança aprende de várias maneiras, como por exemplo: através de, histórias, música lúdica e observando o ambiente natural com o estímulo do professor, favorecendo assim o desenvolvimento cognitivo. A conversa com a criança em todos os momentos deve favorecer uma relação de interação e aprendizado, como sita a professora; na hora da troca de fraudas, na hora do banho e refeições.
No segundo momento procuramos saber da professora, ao seu ver, qual é o objetivo da educação infantil? Segundo ela os objetivos são à aprendizagem e o cuidar. Pois as CEMEIs, atuam no processo de ensino e de forma suplementar atendendo necessidades mais social.
Perguntamos a educadora qual o papel do professor da educação infantil? Ela respondeu novamente que o papel do professor é educar e cuidar. O professor precisa ser um motivador e cuidador da criança, pois acredita que o futuro depende desse alicerce que é construído na primeira fase da educação. O processo de cuidado e educação de crianças pequenas se torna mais efetivo e, por conseguinte, prazeroso quando há um envolvimento real, uma sintonia entre quem cuida e que é cuidado, por meio da qual a professora é capaz de ler as múltiplas expressões das crianças, suas formas diferenciadas de comunicação e ação e intervém no sentido de acolher e envolver a criança no espaço educativo, contribuindo par o desenvolvimento integral da mesma. O que pressupõe a indissociabilidade de ambas as ações.
Perguntamos como ela trabalha com os alunos os conhecimentos: linguagem oral e escrita, alfabetização e ludicidade. Segundo ela a linguagem oral é trabalhada com musica, fantoches e historias; a escrita é trabalha com desenhos de letras, e a Ludicidade também, com letras, desenhos bolas balões jogos e ate mesmo o fantoche.
Em Nosso segundo momento da entrevista conversamos com a professora Lourdes , educadora da turma do Pré I. A professora nos falou que nesta faze, o aprendizado acontece por meio de atividades, onde o rabisco, o desenho, e as atividades lúdicas começam ser desenvolvidas de forma que leve o aluno ao conhecimento sem que seja atropelado o processo natural do aprendizado. Segundo ela, o grande objetivo da Educação Infantil é fazer com que o aprendizado seja ensinado de forma prazerosa e agradável despertando no aluno o interesse pela leitura e pelos livros que os leva através do imaginário a fantasiar seus momentos vivenciados em sala de aula. E quando questionamos o papel do professor, sua resposta foi bem objetiva quando ela nos disse que, o professor por apresentar ao aluno os meios que levam a descobrir o conhecimento, e não por ser dono do conhecimento. Temos que sermos facilitadores e contribuir para que o aprendizado chegue até os nossos alunos, de forma organizada e acessível, e que um bom planejamento dever ser bem elaborado, de maneira que as atividades desenvolvidas em sala de aula alcancem o objetivo desejado. As atividades lúdicas, oral e escrita, são desenvolvidas por meio de montagens com recortes de jornais, revistas, massa de modelar, contos, história e músicas educativas.
Em nossa ultima parte da entrevista, conversamos com a professora do Pré-II, Maria Fernanda. Ela nos falou que a aprendizagem da criança acontece por meio da interação, do contar histórias, a partir de suas experiências vividas em sala de aula e no seio da sua família. Para a professora a educação tem como objetivo ensinar o letramento desenvolvendo o estímulo pela leitura oral e escrita. O professor tem como papel preparar a criança dando uma base fundamental para que o aluno tenha um desenvolvimento mais consciente e autônomo de seus interesses visando alcançar os objetivos traçados pelo professor desenvolvido em seu planejamento sempre respeitando o currículo da escola e as metas estabelecidas no PPP. Nesta fase do aprendizado dos alunos, eu costumo sempre trabalhar a linguagem oral e escrita, utilizando a leitura de poemas e contos de histórias, fazendo com que os valores e princípios morais e a consciência individual seja evidenciados no dia a dia da criança. Com relação a Ludicidade, a encenação de peças teatrais é muito importante, porque o aluno pode viver o personagem e com isso fortalecer a sensibilidade para o aprendizado.
Ao
...