Educação Fisica
Casos: Educação Fisica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ericaemmel • 26/8/2013 • 507 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A educação física a partir da década de 70 era totalmente esportivista, só se preocupava com desempenho das habilidades motoras. O papel do educador físico só começou a mudar com a nova Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional (LDB) em 1996 a 9.394/96 a educação física passou a ser um componente curricular, descreve que “A educação Física, integrada a proposta pedagógica da escola, é componente curricular da educação básica, ajustando as faixas etárias e as condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos” e componente curricular e não mais uma atividade curricular, entretanto só em 2001 a foi considerado componente curricular obrigatório. Sempre com a pratica pedagógica.
ALUNOS 0 a 6 anos
Visa estimulação psicomotora, através de movimentos básicos pular, andar, correr e trabalho de lateralidade os professor deve estar sempre atento ás etapa do desenvovimento da criança colocando como facilitador de aprendizagem e calcando no trabalho mútuo, na confiança e no afeto.
Objetivo 0 a 6 anos
Propiciar uma aprendizagem lúdica que mobilize aspectos afetivos, sócias, éticos e conhecer o próprio corpo.
Atividades
1 Começar com a brincadeira cantada com a casa do Zé
2 Estimular a imaginação através da brincadeira. Na minha cidade tem um bicho......a criança fala e todos imaginam e imitam o bichinho.
3 Brincadeira do coelhinho - Pular nas argolas (5 argolas) atravessando com o ovo de páscoa(bola) e depois passar por debaixo da corda e entregar não mão do amigo e falar com a cor da ovo(bola) e procurar pegar cores diferentes. E o aluno tem falar a primeira letra do seu nome. Respeitar o desempenho do colega, sem discriminações de nenhuma natureza.
4 Cada os alunos vão brincar de encher balão, (ou seja de sentado para em pé com os braços no altos) e andar se encostar um no outro se balão estourar o balão esvazia a criança senta. O balão tem que estourar no máximo 8 vezes. Trabalha concentração e números.
ALUNOS DE 7 A 11 ANOS
Objetivos
A abordagem deverá ser feita através de vivencias corporais e não gesto técnico isolado da criança, ou seja, favorecendo nesta fase também o desenvolvimento motor através de movimentos espontâneos e das atividades corporais.
Atividades
1 Trabalha a confiança com o amigo. Uma criança de olhos fechados e outra atras para movimentá-la.
2 Brincar amarelinha, trabalhar a coordenação motora.
3 Brincar de pique-ta porem menino com a menina de mão-dada, resolução de conflitos e socialização.
Para Jean Piaget a transmissão de comhecimentos é uma das possibilidades limitada. O conhecimentos se da por descobertas que a própria criança faz ou seja o aprendizado é construído pelo aluno.
...