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Educação, Identidade Negra E Formação De Professores

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Por:   •  20/4/2014  •  7.605 Palavras (31 Páginas)  •  917 Visualizações

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Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003 167

Educação, identidade negra e formação de

professores/as: um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo

Nilma Lino Gomes

Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Este artigo discute as particularidades e possíveis relações entre

educação, cultura, identidade negra e formação de professores/

as, tendo como enfoques principais a corporeidade e a

estética. Para tal, apresenta a necessidade de articulação entre

os processos educativos escolares e não-escolares e a inserção

de novas temáticas e discussões no campo da formação de

professores/as.

Dando continuidade às reflexões realizadas pela autora

na sua tese de doutorado, discutem-se as representações e as

concepções sobre o corpo negro e o cabelo crespo, construídas

dentro e fora do ambiente escolar, a partir de lembranças e

depoimentos de homens e mulheres negras entrevistados durante

a realização de uma pesquisa etnográfica em salões étnicos de

Belo Horizonte. Para essas pessoas, a experiência com o corpo

negro e o cabelo crespo não se reduz ao espaço da família, das

amizades, da militância ou dos relacionamentos amorosos. A

escola aparece em vários depoimentos como um importante

espaço no qual também se desenvolve o tenso processo de

construção da identidade negra.

Lamentavelmente, nem sempre ela é lembrada como

uma instituição em que o negro e seu padrão estético são vistos

de maneira positiva. O entendimento desse contexto revela

que o corpo, como suporte de construção da identidade negra,

ainda não tem sido uma temática privilegiada pelo campo educacional,

principalmente pelos estudos sobre formação de professores

e diversidade étnico-cultural. E que esse campo, também

, ao considerar tal diversidade, deverá se abrir para dialogar

com outros espaços em que os negros constroem suas identidades.

Muitas vezes, locais considerados pouco convencionais

pelo campo da educação, como por exemplo, os salões étnicos.

Palavras-chave

Cultura – Formação de professores/as – Identidade negra – Estética.

Correspondência:

Nilma Lino Gomes

Rua Itaparica, 216 apto. 102 - Serra

30240-130 – Belo Horizonte - MG

E-mail: nilmagomes@uol.com.br

168 Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 167-182, jan./jun. 2003

Education, black identity, and teacher education:

a look upon the black body and hair

Nilma Lino Gomes

Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

This article discusses the specificities and possible relations

between education, culture, black identity, and teacher education,

approaching them from the perspective of corporeity and

aesthetics. For that, the text introduces the need to articulate

education and non-education processes, to insert new themes and

discussions into the field of teacher education.

Following on the considerations made by the author in

her doctoral thesis, the representations and notions about the

black body and hair constructed inside and outside school are

discussed, based on memories and testimonies of black men and

women interviewed during an ethnographic study carried out in

ethnic beauty shops in Belo Horizonte. For those people, the

experience with the black body and hair is not restricted to the

family environment, friendships, militancy or love life. The

school appears in several testimonies as an important space in

which the tense process of construction of the black identity

also takes place.

Sadly, the school is not often remembered as an

institution where black people and their aesthetic standards are

viewed positively. The appreciation of this context reveals that

the body, as a support for the construction of the black

identity, still has to be taken up as a theme of choice by the

educational field, particularly in the studies on teacher

education and ethnic-cultural diversity. It also shows that, when

considering such diversity, this field of study will have to open

itself to the dialogue with other spaces where black people also

construct their identity, spaces such as beauty shops, many

times regarded as unconventional in the field of education.

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