Educação No Estado De Rondonia
Tese: Educação No Estado De Rondonia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NeideEvaristo • 29/10/2014 • Tese • 407 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
A educação no Estado de Rondônia, não deixa a desejar se analisado com os demais estados da confederação. Embora o Estado de Rondônia, tenha apenas 33 anos como estado, está entre os que tem bom desempenho nas avaliações externa, mostrando assim seriedade e compromisso com a qualidade de ensino.
RESUMO
Rondônia passou a ser Estado em 22 de dezembro de 1981, pela Lei Complementar nº 041, sendo o Coronel João Baptista de Figueiredo o presidente da República do Brasil.
Porém a história de Rondônia já havia começado a ser escrita desde a colonização do país pelo governo de Portugal, onde a região norte do Brasil era palco de um cenário econômico internacional com a extração da seringa e consequentemente a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que em seu auge trouxe ao então território Guaporé vários migrantes com suas famílias. Nesse tempo a educação não era primordial, uma vez que não precisava saber ler para trabalhar nos seringais e na ferrovia. Porém anos após dar inicio a colonização, do então já estado de Rondônia, décadas 60/70, esta realidade foi tomando novos rumos, tanto no Estado quanto em toda a nação, podendo até mesmo dizer que esse período, foram decisivos ao sistema educacional atual. As leis brasileiras e internacionais começaram a voltar para um patamar de qualidade no Ensino Básico, sendo obrigatório ações governamentais que dessem sustentação a base educacional, assegurando a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores [LDBEN Art. 21 e 22]. Dois são os principais documentos norteadores da Educação Básica: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e o Plano Nacional de Educação - PNE, Lei nº 10.172/2001, regidos, naturalmente, pela Constituição da República Federativa do Brasil. Com as crianças alfabetizadas com qualidade, a oportunidade das mesmas dar sequencia aos estudos até o curso superior se torna uma realidade possível.
O Estado de Rondônia participou ativamente dessas legislações, enfrentando adversidades físicas, sociais e culturais, transpondo as barreiras buscando atingir metas nacionais estipuladas pelo Ministério da Educação – MEC através do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), estimulando o desenvolvimento e a ampliação de centros universitários em diversas áreas do conhecimento, oportunizando a todos uma formação acadêmica promissora, desenvolvendo ou senão, colocando o Estado de Rondônia no mesmo nível no sistema educacional de outros estados da federação Brasileira.
...