FATORES CRÍTICOS E CRONOLÓGICOS DA EVOLUÇÃO E DELIMITAÇÃO DOS CICLOS ECONOMICOS DO ESTADO DE RONDONIA
Artigos Científicos: FATORES CRÍTICOS E CRONOLÓGICOS DA EVOLUÇÃO E DELIMITAÇÃO DOS CICLOS ECONOMICOS DO ESTADO DE RONDONIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Marcuspvh • 6/5/2014 • 6.336 Palavras (26 Páginas) • 395 Visualizações
FATORES CRÍTICOS E CRONOLÓGICOS DA EVOLUÇÃO E DELIMITAÇÃO DOS CICLOS ECONOMICOS DO ESTADO DE RONDONIA.
Marcus Roberto Ribeiro
Resumo
O estudo tem como o objetivo, a partir de levantamentos bibliográficos, fazer uma análise tendo como base os acontecimentos históricos através de uma cronologia que permite evidenciar a evolução e a delimitação dos ciclos econômicos que ocorreram no Estado de Rondônia. Com os ciclos econômicos estudados pôde-se perceber que a região passou por momentos de crises que foram agravados pelo próprio perfil dos migrantes, onde a maioria era aventureiro, trabalhador braçal e refugiado da seca e da fome que no final de suas atividades econômicas ou voltavam para suas regiões, ou permaneciam no local sem perspectivas. A ausência de previsão era ocasionada pela falta formação dos cidadãos que migravam para Rondônia, causando o aumento da crise social e econômica com o fim de cada ciclo. Rondônia sofreu no passado com a falta de interesse político e políticas públicas, que privilegiassem o seu desenvolvimento regional sustentável, priorizando apenas a geração e a manutenção de emprego e de renda através dos investimentos em infra-estrutura básica e logística. Com base nos fatos históricos e nas experiências regionais vividas através dos ciclos econômicos do Estado de Rondônia espera-se motivar o interesse da sociedade para evitar os problemas ocorridos anteriormente com este novo momento econômico pelo qual o Estado de Rondônia está passando, fomentado pelos investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
Palavras-Chave: Ciclo Econômico, Desenvolvimento Regional, Políticas Públicas, História de Rondônia.
CRITICAL AND CHRONOLOGICAL FACTORS OF EVOLUTION AND DELIMITATIONS ABOUT ECONOMIC CYCLES OF RONDONIA STATE
Abstract
The study has as objective, from researches review, make an analysis based on the historical events through a chronology which emphasize the development and definition of economic cycles that have occurred in the state of Rondônia. With economic cycles could be studied to see that the region went through times of crises that were exacerbated by the profile of migrants, which was most adventurous, brassard worker and refugee from the drought and famine, at the end of their economic activities or returned for their regions, or remained in place without prospects. The absence of estimates was caused by lack of training citizens who migrated to Rondônia, causing the increase of social and economic crisis with the end of each cycle. Rondônia has experienced in the past with the lack of political interest and public policies that privilege the regional sustainable development, focusing only in the generation and maintenance of employment and income through investments in basic infrastructure and logistics. Based on historical facts and regional experiences lived through the economic cycles of the State of Rondônia is expected to motivate the interest of society to prevent problems before with this new economic time by which the State of Rondônia is going, encouraged by investments of PAC (Growth Acceleration Program).
Keywords: Economic cycle, Regional Development, Public Policy, History of Rondônia.
1. INTRODUÇÃO
O Mundo apresenta uma nova realidade, que tem com base a transformação e o desenvolvimento, impulsionados pelos desafios de sobrevivência e crescimento, num contexto de globalização e elevado nível competitividade. Considerando essa nova realidade, a geração, manutenção e disseminação do conhecimento passam a ser considerados imprescindíveis para a criação e estabelecimento do crescimento e desenvolvimento econômico regional. As modernas economias são cada vez mais dirigidas e influenciadas pelo conhecimento, possibilitando o aumento da capacidade de manutenção e geração de empregos, como também a melhoria da qualidade de vida e maior governança do Estado em relação às crises que se abatem sempre após um crescimento econômico.
O Brasil apresenta uma diversidade muito grande quando se fala de desenvolvimento regional, a disparidade de realidade regional é significativa e interfere de forma decisiva no crescimento das regiões menos favorecidas tanto geograficamente, quanto politicamente. Essa discrepância entre regiões acontece principalmente a partir das políticas públicas, que historicamente, sempre foram formuladas distintamente para cada região, considerando que quanto menos desenvolvida, desprivilegiada geograficamente e com fatores locais restringentes, como clima, perfil demográfico, dentre outros, menor seriam as preocupações em políticas sustentáveis a longo prazo.
Rondônia traz em sua historia uma serie de problemas relacionados a manutenção do desenvolvimento econômico e social, seu desenvolvimento foi embasado numa serie de ciclos econômicos que lhe permitiram crescimento, mas sempre seguidos posteriormente de crises econômicas e sociais.
A história de Rondônia evidencia uma realidade que leva a reflexão sobre as possíveis soluções para a falta de perspectivas de médio e longo prazo das políticas públicas de fomento ao desenvolvimento regional, quando se refere a regiões sem desenvolvimento industrial e sem grupo de interesses.
Desta forma, este estudo tem como objetivo fazer uma analise, tomando como base os acontecimentos históricos, partindo de uma cronologia que permita evidenciar de forma clara a evolução e delimitação dos ciclos econômicos ocorridos no Estado de Rondônia.
Com base nos fatos históricos e nas experiências econômicas regionais vividas nos ciclos de crescimento e desenvolvimento do Estado de Rondônia, esperasse motivar o interesse da sociedade em evitar os problemas ocorridos anteriormente, neste novo momento econômico que o Estado está passando, fomentado pelos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
2. METODOLOGIA DA PESQUISA
A pesquisa científica é baseada num processo de inferência usado para desenvolver e testar proposições através de um pensamento reflexivo (COOPER; SCHINDLER, 2003). Lakatos (1986), corrobora o com a afirmação quando diz que a pesquisa enquanto método de pensamento reflexivo requer um tratamento científico, levando ao conhecimento ou descoberta das realidades, na busca de resposta ou solução para um problema, implicando no levantamento de dados de varias fontes.
A
...