Efeito ou efeito da percepção
Tese: Efeito ou efeito da percepção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daialy • 10/10/2014 • Tese • 811 Palavras (4 Páginas) • 195 Visualizações
Percepção
Ação ou efeito de perceber.
Capacidade de assimilar através do sentidos ou da inteligência: percepção do sofrimento; percepção do clima.
Linguagem Formal. Capacidade para discernir; juízo consciencioso acerca de algo ou alguém; impressão: é necessário entender a percepção do certo e do errado.
Como se sabe, cada organismo é dotado de um equipamento sensorial que o torna sensível apenas a uma gama de energias físicas. Existe uma limitação na capacidade do organismo de captar estímulos , dependendo das características de seus receptores. Por exemplo, os receptores visuais do homem são sensíveis apenas a uma fração mínima de ondas luminosas, não sendo capazes de captar ondas luminosas que fogem de uma determinada faixa. Estas, se incidirem sobre o olho humano, não provocarão qualquer reação . O mesmo ocorre com os receptores auditivos. Organismos de diferentes espécies são sensíveis a sons de diferentes frequências. Enquanto o homem é capaz de ouvir uma amplitude de frequência de ondas sonoras que varia de 20 ciclos a 20000 ciclos por segundo , outros organismos podem ouvir uma variedade mais ampla.
Na percepção, há uma elaboração da informação recebida através dos canais sensoriais , implicando em analise e processamento dos dados. As percepções visuais ou auditivas, por exemplo, não são análogas a um registro de padrões luminosos numa fotografia ou de energias sonoras numa fita gravada. Elas implicam em inferência a respeito do mundo com base em extensa análise e interpretação das informações sensoriais (Boring, 1942).
Seletividade Perceptual
A cada momento, os receptores sensoriais são bombardeados Poe grande numero de estímulos dos mais diversos tipos.
- pressões, vozes e outros estímulos auditivos, visões de inúmeros objetos do ambiente. Entretanto, o organismo esta permanentemente filtrando informações, percebendo apenas um número limitado desses estímulos e ignorando a maior parte das informações que chegaram até ele.
Esta seletividade perceptual esta diretamente ligada ao foco de atenção por parte do sujeito e as seguintes características do estimulo parecem ser relevantes para determinar a atenção do organismo: tamanho e intensidade, mudança, movimento e repetição.
Tamano e intensidade: quanto maior o objeto ou quanto mais intenso um som,maior a probabilidade de que seja captado, se um sujeito esta, por exemplo, lendo um determinado livro ou tentando resolver um determinado problema, é provável que grande numero de estímulos sonoros lhe passem completamente despercebidos. No momento, porém, em que um determinado barulho intenso ocorra, a sua atenção é despertada, mudando o seu foco de ação.
Mudança do estimulo: Qualquer alteração nas condoções do estimulo, qual seja o aumento da intensidade do barulho ou uma alteração da luminosidade, tende despertar a atenção do sujeito e quanto mais repentina tal mudança maior a probabilidade de que venha a ser o seu foco de atenção.
Movimento: movimento é outra característica do estimulo que atrai a atenção.
Tanto movimento rápido próximo do sujeito, como falta de movimento numa situação em que todos objetos mudam sua posição espacial são características que atrai a atenção do sujeito.
Todas estas características dos estímulos são recursos altamente explorados no campo da propaganda que busca chamar
...