Efeitos da Exposição ao Benzeno para a saúde
Por: Wanderson Correia • 12/6/2018 • Seminário • 1.331 Palavras (6 Páginas) • 202 Visualizações
IESG – INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE SÃO GABRIEL DA PALHA
CEPSGP – CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SÃO GABRIEL DA PALHA
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ALDENIRA SANTIAGO DOS SANTOS
HUGO GONÇALVES CAMPOREZ
ROSAHELENA SILVA LAHAS GOBBI
WANDERSON CORREIA DOS SANTOS
EFEITOS DA EXPOSIÇÃO AO BENZENO PARA A SAÚDE
São Gabriel da Palha, junho de 2018
ALDENIRA SANTIAGO DOS SANTOS
HUGO GONÇALVES CAMPOREZ
ROSAHELENA SILVA LAHAS GOBBI
WANDERSON CORREIA DOSSANTOS
EFEITOS DA EXPOSIÇÃO AO BENZENO PARA A SAÚDE
Trabalho científico apresentado ao curso Técnico em Segurança do Trabalho, Orientação e Inspeção da IESG – Instituto de Educação São Gabriel da Palha, como requisito parcial para a obtenção do título de Técnico de Segurança do Trabalho. Supervisão: Orientador Prof. Rogério Marcos Pereira.
São Gabriel da Palha, junho de 2018
1 JUSTIFICATIVA
Sabe-se que o benzeno é um mal necessário. Contudo, ele esta presente em vários setores, principalmente nos combustíveis mais usados, como a gasolina nos postos revendedores de combustíveis.
Tratando-se de adequações e medidas de controle frequentemente, sabe-se que apesar do anexo II da norma regulamentadora 09 do Ministério do Trabalho e do Emprego ter alterações e elevações, ainda assim, no contexto geral, entende-se que as empresas ainda são passivas de inconformidades com a realidade de prevenção e saúde relativas à exposição ao benzeno.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Em todas as atividades profissionais é relevante pensar como proceder e agir mediante as situações rotineiras do cotidiano. E para trabalhadores de postos revendedores de combustíveis não é diferente.
Sabendo em que nessa atividade os trabalhadores estão de forma mais exposta aos riscos de contrair ao benzeno, que é uma substancia cancerígena e se encontra de forma abundante na gasolina. Vamos dialogar uma serie de informações sobre a exposição ao benzeno, bem como os métodos de prevenção para esse mal necessário.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivos gerais
Demonstrar às metodologias de prevenção a exposição ao benzeno evitando consequentemente o desencadeamento de doenças.
3.2 Objetivos específicos
- Conceituar o termo Segurança do Trabalho nos Postos Revendedores de Combustíveis.
- Identificar os riscos e tratá-los.
- Apontar dificuldades de adaptação das Normas Regulamentadoras no quesito segurança, prevenção e manuseio no processo de abastecimento.
4 METODOLOGIA
A fim de realizar os estudos necessários para elaboração deste trabalho foram realizadas pesquisas de campo em postos revendedores de combustíveis e bibliográficas com base em livros, revistas, internet, etc.
[pic 1]
De acordo com as pesquisas bibliográficas, pode-se perceber que o benzeno é um grande mal necessário, pois sua utilização é frequente em nosso cotidiano e para os frentistas o índice de contaminação é ainda maior, pois eles ficam em sua maior parte da jornada de trabalho expostos ao benzeno, que é um produto altamente cancerígeno.
O benzeno é um líquido incolor, inflamável e com aroma adocicado. Em contato com o ar, evapora-se rapidamente. Na natureza, o benzeno é liberado por processos naturais, como o vulcanismo e as queimadas, mas sua maior parte de liberação provém de atividades humanas.
Constituinte do petróleo, o benzeno é muito utilizado em laboratórios químicos, como matéria-prima nas indústrias químicas, nas indústrias petroquímicas, de refino de petróleo e nas companhias siderúrgicas. É também encontrado na gasolina, na fumaça do cigarro e para fabricação de outros compostos, como os plásticos, lubrificantes, borrachas, tintas, detergentes, medicamentos e agrotóxicos.
A maior exposição ao benzeno se dá no ambiente de trabalho, e por ser um agente necessário para a obtenção de alguns combustíveis feito a gasolina, os frentistas tem um alto índice de serem contaminados caso não usem os EPIs necessários. Essa substancia pode entrar em nosso corpo principalmente através da respiração, da pele e, em alguns casos, pela ingestão.
A exposição ao benzeno é um grave risco à saúde, e seus efeitos são potencialmente fatais. A exposição aguda por inalação (em curto prazo) dos seres humanos ao benzeno pode causar sonolência, tonturas, dores de cabeça, bem como olhos, pele e irritação das vias respiratórias e, em níveis elevados, perda de consciência. Exposição por inalação crônica (longo prazo) tem causado vários transtornos no sangue, incluindo número reduzido de glóbulos vermelhos e anemia aplástica, em ambientes ocupacionais.
Tratando-se de medidas preventivas, no ambiente de trabalho, tenha certeza que não há riscos de exposição ao benzeno. Caso haja algum risco, sempre utilize equipamentos de segurança de acordo com as normas da empresa.
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Por se tratar de um hidrocarboneto aromático, o benzeno seguramente é um fator de risco e prejudicial a saúde. Um produto tóxico e altamente cancerígeno.
Esse fator aponta que não só os trabalhadores dos postos revendedores de combustíveis estão expostos, mas também as demais pessoas que por ventura estejam sujeitas a este mal.
6 REFERÊNCIAS
Equipe ECicle, Ecicle – O QUE É BENZENO? Disponível em: https://www.ecycle.com.br. Acesso em: 02/05/2018
Toda matéria, Química – benzeno. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/benzeno. Acesso em 02/05/2018
Sindicato Químicos Unificados. Benzeno cancerígeno: os riscos nos locais de trabalho e casa. Disponível em: http://quimicosunificados.com.br. Acesso em 02/05/2018
Wikipédia. Benzeno – composto químico. Disponível em: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Benzeno. acesso em: 02/05/2018
...