Efeitos do tabagismo
Seminário: Efeitos do tabagismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Andreza_Gomes • 24/5/2014 • Seminário • 642 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
Consequência Do hábito de fumar
1-A Vida de uma pessoa que fuma 15 cigarros por dia é reduzida, em média, 5 anos. Uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia tem probabilidade 20 vezes maior de desenvolver câncer de pulmão do que uma pessoa que não fuma.
2-O fumo é responsável por 30% das mortes por câncer; 90% das mortes por câncer no pulmão; 97% do câncer da laringe; 25% das mortes por doença do coração; 85% das mortes por bronquite e enfisema; 25% das mortes por derrame e por 50% dos casos de câncer de pele.
3-Uma pessoa que fuma tem o dobro de chance de vir a ter doenças cardiovasculares do que uma pessoa que não fuma.
4-Entre os meninos quadruplicam os riscos de distúrbios de comportamento. E entre as meninas cresce cinco vezes a propensão à dependência de drogas.
5-O fumante tem 7 vezes mais chances de desenvolver úlceras e câncer de estômago que os não-fumantes.
6-Envelhecimento precoce de todas as células do organismo pela diminuição do aporte de oxigênio no sangue (5% menos) e consequente aumento de radicais livres, bem como diminuição do tempo de vida.
7-Fumar na gravidez representa perigo para o feto: há o dobro de risco de aborto, de nascimentos prematuros e de morte de fetos; quando isso não ocorre, o bebê de uma gestante fumante terá menor peso no nascimento.
8-Aparecimento de asma, gripes constantes com recuperação lenta. O fumante perde o folêgo aos menores esforços, com tosses frequentes, pigarro ou catarro constantes.
9-Agravamento de doenças como hipertensão, diabetes, colesterol alto, cardiopatias, doenças vasculares - derrames (principalmente em associação à pílula anticoncepcional, AVC) e doenças pulmonares.
10-O alcatrão, assim como algumas das centenas de substâncias catalogadas contidas na fumaça do cigarro, é considerado de grande potencial cancerígeno, sendo responsável pela maior incidência de câncer de pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, próstata, bexiga, cólon e outros órgãos.
11-Maiores riscos e maior dificuldade na recuperação após intervenções cirúrgicas.
12-Pele do rosto acinzentada, dentes escuros e dedos da mão amarelados.
13-Suspeita-se que algumas das mais de 4.000 substâncias presentes na fumaça do cigarro possam causar alterações genéticas.
14-No homem, maior tendência à impotência sexual, principalmente em associação a outros fatores de riscos como stress, hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, etc. Diminuição da mobilidade dos espermatozoides, aumentando a possibilidade de infertilidade masculina.
15-Mau hálito e impregnação de roupas, cabelo, objetos e ambiente doméstico pelo cheiro do cigarro. Maior dificuldade de emprego, visto a tendência atual de preferência a não fumantes.
16-Dificuldade de convivência com outras pessoas ou parceiros que não fumam, além da transformação de seus filhos em fumantes passivos indefesos, sem considerar o mau exemplo.
17-Má aceitação social por parte de número cada vez crescente de amigos que não fumam ou que deixaram de fumar, e o consideram uma pessoa displicente com sua própria saúde, sem força de vontade e, pior ainda, egoísta
...