Eficiência, Eficácia, Produtividade E Competitividade.
Trabalho Escolar: Eficiência, Eficácia, Produtividade E Competitividade.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geraldocgjr • 14/6/2014 • 1.011 Palavras (5 Páginas) • 4.474 Visualizações
6 Eficiência, eficácia, produtividade e competitividade.
Eficiência
Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.
Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficiência ao nível operacional (como realizar as operações com menos recursos - menos tempo, menor orçamento, menos pessoas, menos matéria-prima, etc.).
• É fazer a coisa da forma certa;
• Está ligada ao processo;
• É fácil de mensurar;
• É de curto prazo;
• Contribui para a eficácia;
• Primeiras técnicas de administração
Eficácia
Eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva leva à eficiência. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
Tratando-se dos níveis de decisões da empresa, a eficácia está relacionada ao nível tático (gerencial, logo abaixo do estratégico).
• Depende do ambiente;
• Está ligada ao atingimento do objetivo;
• É difícil mensurar;
• É de longo prazo;
• Aproveita as oportunidades;
• Planejamento estratégico.
Eficiência x Eficácia
Alta eficiência / alta eficácia
- O administrador escolhe as metas corretas a serem atingidas e faz bom uso dos recursos para alcançar esses objetivos.
- A atividade é bem executada e o desempenho individual e departamental é bom, pois os métodos e procedimentos são racionais, fazendo com que a atividade produza resultados vantajosos para a empresa, permitindo alcanças seus objetivos organizacionais.
- As coisas são bem feitas, executadas da melhor maneira, com os mesmos custos e esforço em menor tempo, possibilitando alcançar resultados visados pela empresa e que lhe assegurem sobrevivência, estabilidade e crescimento.
Resultado: um produto que os clientes desejam, com qualidade e preço acessíveis.
Alta eficiência / baixa eficácia
- O administrador escolhe as metas inapropriadas, mas aproveita bem os recursos na busca dessas metas.
- Elevado retorno do investimento, pois os recursos são utilizados intensiva e racionalmente, sem o menor desperdício, graças a métodos e procedimentos bem planejados e organizados, redundando em baixos custos operacionais, sem sucesso empresarial.
Resultado: um produto de alta qualidade que os clientes não querem.
Baixa eficiência / alta eficácia
- O administrador escolhe as metas corretas a serem atingidas, porém realiza um trabalho medíocre no uso dos recursos para alcançar esses objetivos.
- A atividade operacional é deficiente e os recursos são precariamente utilizados e os métodos e procedimentos conduzem a um desempenho inadequado e insatisfatório, mas apesar disso, os objetivos empresariais são alcançados e a empresa obtém vantagens no seu ambiente.
Resultado: um produto que os clientes desejam, mas que não podem comprar por ser muito caro.
Baixa eficiência / baixa eficácia
- O administrador escolhe as metas erradas a serem atingidas e usa mal os recursos.
- Dificuldade no alcance dos objetivos empresariais, redundando em perda de mercado, baixo volume de vendas, reclamação de consumidores, prejuízos elevados, pois os recursos são precariamente utilizados.
Resultado: um produto de baixa qualidade que os clientes não querem.
***questão adaptada***
Para fins de analogia e exemplificação, podemos dizer que a eficiência é cavar, com perfeição técnica, um poço artesiano; Eficácia é encontrar a água.
Produtividade
...