TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Elemento De Maquinas

Monografias: Elemento De Maquinas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  4.789 Palavras (20 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 20

Introdução

Todo projeto relacionado a maquinas, refere-se a sua estrutura final, o seu acabamento. Uma máquina é constituída de várias peças, entre elas classificadas por suas características e funções, ou seja, todo projeto é desenvolvido nos mínimos detalhes, sendo uma máquina simples, até a mais complexa que existir.

Para determinarmos as peças necessárias em um projeto, analisamos as próprias como sendo elementos de máquinas.

Toda estrutura de uma máquina é formada por suas peças, considerando-as como elementos, que cada uma tem finalidade diferente no projeto, seja ela para acoplagem, movimentação, fixação ao posicionamento desejado ao projeto, como barras de ferros, estrutura metálicas para fixação de guindastes fixo, os parafusos de tamanhos variáveis, dependendo de sua utilidade a resistência para fins de sua importância ao projeto, polias, engrenagens, peças para movimentos entrosadas entre elas, ou ligadas a correias, correntes, para movimentos motores seja do pinhão ou de uma coroa, todas as peças conjugas em um projeto, determinamos como elementos de máquinas, que através de informações das mesmas, resistência dos materiais pra ser mais pratico, pelos cálculos, identificamos para o projeto os elementos corretos para fins do projeto.

Em destaques isso se baseia não apenas na construção da máquina, mas para fins econômicos, encontrar a peça mais barata para sua finalidade adequada no projeto, não gastando desnecessariamente valores a materiais alto resistentes, sem projetos.

Etapa 1

A PERSPECTIVA DE PREVENÇÃO DE FALHAS

PASSO 1

Somatória dos números finais dos RA dos participantes.

Somatória final deu 277 dos dois últimos números de cada RA dos participantes, e nisso identifica-se utilizarmos a carga de 3500 lbf, que é o mesmo que 15570,57kgf.

PASSO 2

PESQUISA SOBRE FALHAS MECÂNICAS

Deformação elástica

No século XII um experimento em um elemento de máquinas, sendo aplicada uma força externa axial, seja ela uma mola ou uma barra cilíndrica, é produzido alterações no comprimento do elemento. Além disso, existe uma ampla classe de materiais e também uma relação linear entra a força aplicada ao material e a sua alteração do seu comprimento, contanto que o mesmo não seja solicitado além da região elástica. Com a deflexão elástica correspondente com a deformação elástica, ocorrendo pela agregação de pequenas alterações do material, tem recuperação em sua forma original, não atingindo sua deformação com a força aplicada, excedendo o limite de escoamento do material.

Tendo isso em analise, relacionando ao projeto de elementos de máquinas, para uma deformação elástica não ser preocupação no projeto, teria que o calculo desse fenômeno a seguir rigorosamente, não atingindo, ou até mesmo chegar perto do limite de escoamento do material (que mostraremos a seguir seu significado), aonde o mesmo poderia se romper e causar um acidente no levantamento da carga do guindaste.

É caracterizada pelo nome elástico pelo fato de se deformar e retornar ao estado anterior, ou seja, se recupera ao estado original, tendo como causador principal o carregamento ou a temperatura, a deformação acontece quando existe um pressão ou variação térmica alterando assim a forma do corpo,onde na deformação elástica o corpo retorna ao seu estado original após o efeito da tensão.

Através das imagens abaixo e possível ver e entender melhor como funciona este tipo de deformação, onde foi usado um gráfico representado por molas, para melhor entendimento de como funciona este processo.

Através das imagens abaixo e possível ver e entender melhor como funciona este tipo de deformação, onde foi usado um gráfico representado por molas, para melhor entendimento de como funciona este processo.

Figura A

Podemos ver que na Figura A desenho 1 a mola está com um peso em cima, onde a mesma encontra-se comprimida, já no desenho 2 a mola encontra-se sem o peso e a mesma retorna ao formato original, sem sérios danos, outra forma de podermos analisar uma situação como esta seria de forma muito básica, um elástico e puxando nas duas direções, podemos perceber que o mesmo se estica ate o limite e quando Solto retorna ao esta original, porem deve se ter muito cuidado pelo fato de que chega um momento em que começa não se consegue mais voltar ao esta do principal.

A deformação elástica é definida quando o corpo e submetido a uma força que não supere a sua tensão de elasticidade (Lei de Hooke), o grau onde a estrutura se deforma depende da magnitude da tensão aplicada, para tensões baixas, tensão e deformação e conhecida como Lei de Hooke, ou seja, o comportamento linear entre as tensões e a deformação sendo a constante de proporcionalidade ou modulo de elasticidade ou modulo de Young.

Escoamento

O limite de escoamento, ou conhecido também como tensão de escoamento refere-se à tensão máxima que o material suporta uma tração elástica de deformação, se haver um acréscimo em sua tensão, e o mesmo ultrapassar seu limite de escoamento, teremos uma deformação plástica, ou seja, uma deformação permanente, no entanto que não seja capaz de voltar a sua forma original. No entanto o limite de escoamento é praticamente pra assegurar sua deformação elástica do material. Pois então, seguindo o procedimento e os cálculos corretos para que o material não atinja sua deformação plástica, não terás preocupação em nenhuma falha no projeto.

É a falha que ocorre quando a deformação plástica (não recuperável) em um componente dúctil da máquina, causada pelas cargas de operação impostas ou movimentos, se torna elevada o suficiente para interferir com a habilidade da máquina em desempenhar satisfatoriamente a sua função pretendida, o limite de escoamento também chamado de tensão de cedência ou tensão de limites elástico ou tensão de escoamento, neste caso o material não segue mais a Lei de Hooke começa a sofrer deformação plástica. Através do gráfico abaixo e possível verificarmos como funciona este processo de forma conclusiva E possível ver a fase elástica e quando chega a certo ponto no gráfico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com