Elementos Para Uma Didática No Contexto De Uma Pedagogia Para A Transformação E Avaliação Da Aprendizagem Escolar : Uma Opção De Vida. Uma Releitura De Luckesi
Trabalho Escolar: Elementos Para Uma Didática No Contexto De Uma Pedagogia Para A Transformação E Avaliação Da Aprendizagem Escolar : Uma Opção De Vida. Uma Releitura De Luckesi. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ia_polli10 • 2/12/2013 • 890 Palavras (4 Páginas) • 1.404 Visualizações
Introdução
Indica elementos para uma didática no contexto de uma pedagogia preocupada com a transformação.
1 - Pressupostos para uma didática no contexto de uma pedagogia para a transformação
1.1 - Contexto da proposição de uma pedagogia para a transformação
- pedagogia tradicional - preocupação que pela educação, obter-se-ia uma equalização social, centro das atenções a transmissão e a aquisição de conhecimentos acumulados pela humanidade.
- escola nova - processo psico-epistemológico do educando em função da vida como ela ocorre.
- pedagogia tecnicista - centrada no princípio do rendimento.
- Bourdieu, Passeron e Althusser - entendimento de uma educação como fator de reprodução da sociedade, através da inculcação de valores.
- Luckesi (1984), propõe um entendimento e uma prática que possibilitem a ação coerente do educador a favor do ser humano, a favor da sua valorização concreta, traduzida em fatos históricos.
1.2 - Características possíveis de uma pedagogia para a transformação
A pedagogia da transformação deverá estar centrada no ser humano enquanto ser político; a educação deve estar a favor do ser humano e de sua realização na sociedade, segundo suas múltiplas relações.
"a pedagogia dialética da educação é social, é científica, voltada para a construção do homem coletivo, portanto, para o futuro".
Em qualquer atividade humana, não há em educação, um agir sem que se esteja envolvido em valores.
Uma pedagogia para a transformação desenvolver-se-à por meio de uma relação democrática entre educador e educando, garantidos os níveis diversos de maturação.
A autoridade diversa do autoritarismo, decorre da competência, da maturidade, no vivenciar, propor e encaminhar ações; decorre de uma relação entre iguais com competências diversificadas.
Educando deve ser visto como sujeito de direitos e deveres no contexto de um processo social; mais objetividade nas relações.
2 - Elementos para uma didática no contexto de uma pedagogia para a transformação
2.1 - Pontos de referência do processo didático
Cada um de nós, ao agir, define os objetivos e estipula os modos de conseguí-los (planejemento), parte a busca da realização das ações que estabeleceu (execução) e analisa se tais ações estão sendo satisfatórias ou não (avaliação).
Luckesi - esquema racional de agir: planejamento, execução e avaliação do ensino
2.2 - Elementos para uma didática
2.2.1 - Planejamento
Planejamento é uma ação política; será dinâmico e constante; poderá ser assumido como memória viva; a prática do planejamento está a serviço de alguma finalidade.
Deve estar centrado no ato político, em uma aprendizagem democrática e na capacidade crítica de produzir novos entendimento.
Na prática didática, a ação de planejar deverá ser assumida como elemento básico da ação, proque é essencial na tomada de decisão.
2.2.2 - Execução da ação planejada
É necessário um ato consciente sobre aquilo que se vai fazer.
Na execução é preciso estar ciente na finalidade do ato que se vai praticar; ação exige ato de reflexão.
É preciso saber com clareza e definição, aonde se deseja chegar. A interação reflexiva do educador lhe permitirá identificar os modos de ação adequados e cabíveis. Prática e teoria serão elementos do mesmo processo.
Os meios para atingir tais objetivos têm que ser programados.
É exigido que o educador atualize a ação durante a realização da atividade.
A didática para uma pedagogia para a transformação terá que pautar na prática, do modo de ensinar.
2.2.3 - Avaliação da ação executada
Para a pedagogia a avaliação torna-se instrumento fundamental.
Avaliar é um julgamento de valor sobre manifestações relevantes da realidade para uma tomada de decisão:
a) é um juízo de valor, uma afirmação ou negação qualitativa sobre algo, tendo
...