Elementos básicos Da Comunicação
Trabalho Escolar: Elementos básicos Da Comunicação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eduanacronico • 22/5/2014 • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 644 Visualizações
Elementos básicos da comunicação
Os elementos básicos da comunicação são: A imagem, a escrita, o discurso e a música.
Entre os primeiros seres humanos a comunicação era mais direta, não possuía intermediários, só após o desenvolvimento da escrita, passou a ser mediado, o que ampliou e se fez possível atingir públicos remotos.
O que é mídia?
A palavra Mídia veio do latim “médium”, até a década de 60, o termo “media” em inglês era usado no Brasil, depois passou a se chamar mídia, designando os meios e veículos de comunicação.
Mídia são os meios de comunicação: Rádio, tv, jornal, internet e outdoor. O veículo de comunicação é a razão social do meio (empresa ou instituição) emissoras ou títulos: rádio 89, Mtv, Revista veja, portal Terra; são empresas que investem num determinado meio (ou vários tipos de meios) e elaboram conteúdos diversos serem vinculados, juntas formam a mídia.
A Ascenção da mídia
A Ascenção da mídia não veio de forma ordenada, cada nova mídia que surge não vem para substituir mas sim agregar as já existentes, absorver alguns aspectos e as vezes modifica-las.
Os principais formatos de mídia são:
- Gráfica (Desenhos, pinturas e placas);
- Oral (Sermões, Teatro e Discursos);
- Escrita (Manuscritos, cartazes e cartas);
- Impressa (Livros, Jornais e revistas);
- Auditiva (Rádio, Telefone e gravação);
- Visual (Tv, Cinema e fotografia);
- Digital (Web, Multimídia).
Pré - história : foi quando o homem começou a dominar a natureza, dentre outras coisas, desenvolveu a linguagem para se comunicar, nesse processo, inicia-se o que hoje conhecemos como pinturas rupestres, ou seja, desenhos feitos em cavernas ou pedras para conseguir se expressar.
A transição da Pré - história para a História se dá no final da idade dos metais, que foi por volta de 4.000 A.C. O s historiadores aceitam como certo o aparecimento da escrita na mesopotâmia e no Egito.
Nessa era temos arquivos que registram e datam os acontecimentos, através dessa época é que temos uma real noção de como o homem vivia e se comunicava, o que pensava e o que sentia em relação ao mundo ao seu redor. Se o surgimento da escrita marca o início da história, a invenção da técnica de imprimir ilustrações e símbolos e a própria escrita, promove a possibilidade de tornar a informação acessível a um número cada vez mais crescente de pessoas, alterando assim o modo de viver e pensar de uma sociedade.
Passamos por grandes invenções, como jornal que data seu primeiro exemplar em 59 A.C., em Roma, por Júlio Cesar, com intuito desejado de informar o público sobre os mais importantes acontecimentos sociais e políticos e que, até hoje, tem praticamente, a mesma função.
Mas o homem ainda conseguiu inovar a disseminação de ideias com a invenção do rádio, com sua primeira transmissão datada de 1900, que foi um marco na história, pois ao contrário do jornal, as ondas do rádio tinham um alcance e velocidade muito superiores.
O passo seguinte foi o surgimento da televisão, em 1924, que era a junção dos componentes gráficos de um jornal, como imagens e figuras, com os componentes de áudio do rádio, a fala, sendo assim possível ver imagens em movimento juntamente com o áudio.
Observando uma rápida síntese, temos um processo crescente onde o homem desenvolveu a pre escrita, a escrita, o papel, as impressões manuais e as mecânicas, sendo assim possível a informação cruzar grandes distancias geográficas, culturais e cronológicas. Passamos pelos meios de comunicação como jornais e revistas, rádio e televisão, tendo atingido a nossa época, que podemos chamar de era da tecnologia e informação.
Na era da tecnologia o computador é um carro chefe, pois no início, em 1943, ele era uma máquina gigantesca de cálculos, que ocupava uma sala inteira, passando por transformações, e em 1971, surgiu o primeiro micro computador.
Desde então o homem não teve limites para sua evolução, saindo dos computadores gigantescos chegando aos computadores portáteis e até os de mão, que são somente maquinas de cálculo e sim abrangendo as mais variadas funções.
Andando lado a lado com a evolução dos computadores, está a Internet, que nem sempre foi da maneira que conhecemos, na verdade ela foi desenvolvida em 1969, para fins militares, na época da guerra fria, e não passava de um sistema de comunicação entre as bases militares dos EUA, e tinha o nome de ArpaNet.
Com o fim da guerra fria, o sistema tornou-se praticamente desnecessário para fins militares, que os mesmos resolveram dar acesso ao público, e foi em 1971 que ela passou a ser usada por acadêmicos e professores universitários, principalmente nos EUA, onde os mesmos trocavam pensamentos e mensagens, passando a ser denominada como internet. A popularização
...