Elementos organogênicos
Pesquisas Acadêmicas: Elementos organogênicos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruna92 • 6/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.344 Palavras (6 Páginas) • 484 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVO
3. MATERIAIS E REAGENTES
4. Procedimento Experimental
5. RESULTADOS E DISCUSSÓES
6. CONCLUSÃO
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. Introdução
Análise Orgânica Elementar é uma área de estudo da química que consiste em analisar compostos para determinar se estes são orgânicos ou inorgânicos, e para verificar se eles se caracterizam como compostos orgânicos de combustão completa, compostos de combustão incompleta ou compostos que necessitam de agentes oxidantes.
A análise elementar qualitativa é responsável por definir os elementos químicos que compõem uma determinada molécula e sua proporção. Por meio deste procedimento são determinadas as fórmulas brutas dos compostos orgânicos.
Os compostos orgânicos são constituídos de elementos básicos como: carbono, hidrogênio, nitrogênio, enxofre e os halogênios. Elementos menos comuns como, fósforo, arsênio, antimônio, mercúrio, também podem estar presentes em suas composições.
Para pesquisar os elementos organógenos em compostos orgânicos é necessário transformá-los em substâncias inorgânicas que podem ser identificadas através de análise qualitativa inorgânica. Os organógenos são transformados em íons solúveis em água através do método de Lassaigne.
2. Objetivos
Determinar a presença dos elementos organógenos: carbono (C), hidrogênio (H), nitrogênio (N) e enxofre (S) em substâncias orgânicas.
3. Metodologia
Materiais e Reagentes
Materiais
1. Cápsula de porcelana
2. Funil comum
3. Espátula
4. Pinça de madeira
5. Conexão de vidro
6. Tubos de ensaio
7. Papel de filtro
8. Fósforo
9. Almofariz com pistilo
10. Vidros de relógio
11. Êmbolo de seringa descartável
12. Gargalo de garrafa pet com tampa
13. Proveta
14. REAGENTES
15. Naftaleno
16. Sacarose
17. Oxido de Cobre 2
18. Suspensão de hidróxido de bário (água de barita)
19. Etanol
20. Clorofórmio
21. Ácido acético
22. Álcool metílico
23. Éter etílico
24. Hexano
25. Sódio metálico
26. Sulfato de ferro 2
27. Uréia
28. Tiouréia
29. Acetato de chumbo 2
30. Ácido acético (HAc 5%)
31. Ácido sulfúrico (HSO 5%)
32. Bircabonato de sódio
4 - Procedimentos Experimentais
Tomando como base as respectivas amostras abaixo, efetuaram-se então os seguintes testes:
Teste 01- Pesquisa de carbono: SUBSTÂNCIA DE COMBUSTÃO COMPLETA
Colocou-se 0,2ml de álcool em uma cápsula de porcelana, molhando as paredes internas do funil de vidro com água de barita foram inflamadas a amostra com o funil emborcado no funil sobre a cápsula não tampando completamente a cápsula, foram aguardados aproximadamente 20 segundos e foram observadas as reações.
Teste 02- Pesquisa de carbono: SUBSTÂNCIA DE COMBUSTÃO INCOMPLETA
Adicionou-se 0,5ml de naftaleno em uma cápsula de porcelana limpa, a amostra foi inflamada com o fósforo e foram observadas as reações.
Teste 03- Pesquisa de carbono e Hidrogênio: SUBSTÂNCIA INCOMBUSTIVEL
Colocou – se em um tubo de ensaio seco uma pequena quantidade aproximadamente uma ponta de espátula de sacarose e foram adicionadas uma quantidade 5 vezes maior de oxido de cobre 2, conectou – se este tubo de ensaio ao um outro contendo água de barita, usando um a conexão de vidro seca mergulhada na solução sem tocar no fundo do tubo. Aqueceu – se lentamente o tubo contendo a sacarose e o oxido de cobre e foram observadas as reações no tubo contendo a água de barita.
Teste 04- Pesquisa de oxigênio
Neste teste foram utilizados seis tubos de ensaio devidamente identificados de acordo com os compostos orgânicos líquidos. Foi dissolvido um cristal de iodo em 2 mL dos respectivos compostos orgânicos oxigenados e não oxigenados :
• Álcool etílico
• Álcool metílico
• Éter etílico
• Ácido Acético
• Clorofórmio
• Ciclo – hexano
• ISO-octano
E foram observadas as reações.
A SERPENTE DO FARAÓ
Foram pesados em um vidro de relógio 2,5g de bicarbonato de sódio e 5,0g de sacarose que foram transferidos para um almofariz seco, adicionou – se 2 gotas de água que foram triturados até a mistura ficar totalmente homogenia. Transferiu – se metade da mistura para o gargalo de garrafa pet, adicionou – se 3 gotas de água e foram comprimidas com o êmbolo até ficarem compactas. Retirou-se a tampa e pressionou – se com o êmbolo para retirar a pastilha. E repetiu-se a compactação com o restante da mistura. As pastilhas foram presas verticalmente enterradas até a metade em uma cápsula de porcelana contendo areia, verteu sobe elas cerca de 20 mL de etanol e colocou – se fogo. Foram observadas
...