Embalagem sustentável, uma forma eficaz de garantir benefícios ambientais
Projeto de pesquisa: Embalagem sustentável, uma forma eficaz de garantir benefícios ambientais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 5/1/2015 • Projeto de pesquisa • 1.530 Palavras (7 Páginas) • 429 Visualizações
Embalagem sustentável, uma maneira eficiente de garantir benefícios ao meio ambiente.
DISCIPLINA: PROJETO DE PESQUISA
PROF. DANIEL LUIS GARRIDO MONARO
Edvaldo Martins Ramos RA: 11208918
Wellington José Cardoso RA: 11208909
Jaguariúna
2014
Embalagem sustentável, uma maneira eficiente de garantir benefícios ao meio ambiente.
1 Introdução
1.1 Contextualização
As embalagens de um modo geral estão deixando a desejar dentro do mercado de trabalho, elas são feitas unicas e exclusivamente para a proteção dos produtos, e para o carregamento são elaborados pallets que permitem melhor agrupamento da carga, no entanto falta averiguação do que deve ser feito quando o produto chega ao destino final, ou seja, porque fazer uma embalagem de madeira? ela dificilmente será reaproveitada depois, a embalagem de saquinho é mais barata, porém, o saquinho é produzido de material biodegradavel?
São alguns exemplos de perguntas que devem ser feitas constantemente, para o melhor uso da embalagem possivel.
Geramente as embalagens são descartadas de maneira imprópria, em locais inapropriados, causando contaminação, e até mesmo doenças. As embalagens precisam ser feitas também com o pensamento do que vai ser delas quando forem violadas, isso é tão importante quanto o próprio produto.
1.2 Relevância / Justificativa
Apesar de todos os benefícios em conservação, praticidade, armazenamento e transporte trazidos pelas embalagens, elas estão associadas ao impacto ambiental através da formação de um grande volume de resíduos sólidos urbanos e do uso desordenado de matérias primas. De acordo com DATAMARK (2002) o setor de embalagens é um dos principais responsáveis pelo aumento do volume de lixo, e se destaca também pelo volume que representa no consumo de diversas matérias- primas, fatores que colocam o setor em uma em situação conflitante com os princípios de desenvolvimento sustentável:
"Satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades" (ONU, 1987).
1.3 Objetivos Gerais:
Criar embalagens que possam ser reutilizadas, e sejam biodegradáveis, para que, mesmo quando forem descartadas no meio ambiente, nao agrida.
1.3.1 Objetivos Específicos:
Adequar as embalagens em:
a) Utilização de produtos biodegradaveis, caso haja descarte.
b) Fazer embalagens que possam ser reutilizadas, ex.: transporte de roupas em viagens; guardar mantimentos não pereciveis; entre outros.
c) Fazer uma pesquisa perante a população para obtenção de dados, onde possamos visualizar com clareza o que tem sido feito com as embalagens, onde estão sendo descartadas e qual o conhecimento em relação a decomposição dos materiais.
2 Revisão Bibliográfica
Devemos atentar para o uso consciente de materiais que utilizamos para construção de embalagens, criar uma cultura de desenvolvimento sustentável, preocupando com a manutenção e a existência de recursos naturais, para gerações futuras.
De acordo com:
a) Schmidheiny (2002) adverte que não é possível um desenvolvimento econômico sem prejuízo da natureza. Saber administrá-la é fator principal.
b) A principal atividade realizada nas embalagens são nomenclaturas identificando os tipos de materiais para reciclagem porém, de acordo com pesquisa realizada pelo IBGE, mais de 25% do lixo produzido nas cidades poderia ser reciclável. Esse desperdicio faz com que sejam enviados para aterros entre outros.
c) De acordo com DATAMARK (2002) o setor de embalagens é um dos principais responsáveis pelo aumento do volume de lixo, e se destaca também pelo volume que representa no consumo de diversas matérias- primas, fatores que colocam o setor em uma em situação conflitante com os princípios de desenvolvimento sustentável:
d) "Satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades" (ONU, 1987).
e) A associação brasileira de normas (ABNT), padroniza os simbolos para que na reciclagem haja facilidade na separação dos materiais, adequando-os para a reutilização.
Figura 1: Simbologia brasileira de identificação de materiais Fonte: ABRE (2004).
3 Cronograma
É o planejamento das etapas do projeto, onde é apresentado prazo de execução de cada tarefa, com o objetivo de finalização da ultima etapa que é a entrega da versão TCC 2, utilizando-se de metologia de trabalho como segue:
Etapa DATA ago/14 set/14 out/14 nov/14 dez/14 jan/15 fev/15 mar/15 abr/15 mai/15 jun/15 jul/15 ago/15 set/15 out/15 nov/15 dez/15
ATIVIDADE
1 Decisão do tema
(Pré TCC)
1 Problemática (Pré TCC)
1 Justificativa (Pré TCC)
1 Resumo (Pré TCC)
1 Introdução
(Pré TCC)
1 Contextualização (Pré TCC)
1 Relevância do projeto (Pré TCC)
1 Objetivo Geral
(Pré TCC)
1 Objetivo Específico (Pré TCC)
1 Referências do Projeto (Pré TCC)
1 Escopo da Metodologia (Pré TCC)
2 Revisão Ortográfica (Pré TCC)
2 Revisão dos Itens
de Pré Projeto
2 Definição da Metodologia
2 Revisão Ortográfica
2 Formatação Padrão FAJ TCC I
2 Entrega da Versão TCC I
2 Revisão TCC I
3 Elaboração do desenvolvimento
3 Aplicação de Estudo de Caso
3 Revisão de Metodologia
3 Análise do Estudo
de Caso
3 Adeq. de Elementos Pré Textuais
3 Elaboração do conteúdo do Pôster
3 Revisão do
conteúdo do Pôster
3 Adeq. do Pôster no padrão FAJ
3 Apresentação do Pôster
3 Adeq. de Elementos Textuais
3 Conclusão do
Estudo de Caso
3 Análise Final de Resultados
3 Revisão ortográfica TCC II
3 Formatação Padrão FAJ TCC II
3 Entrega da Versão TCC II
LEGENDA
ATRAS.
CONCL.
À FAZER
4 Metodologia
Será realizada uma pesquisa, para obtermos a real necessidade do consumo de embalagens no dia a dia da população, coletando dados e numerando quais são usados e saber a origem destas, e o que se tem feito no final do uso das embalagens.
Qual o hábito de reutilização das embalagens e a importância que é dada a isso, ou se simplesmente descartam em locais inapropriados, tais como: terrenos, lagos, rios, matas, etc. Já que a população carece de incentivos, programas de conscientização do que esses materiais causam para o meio – ambiente, prejudicando gerações futuras que precisão cada vez mais dos recursos naturais.
5 Bibliografia
DATAMARK. Dados de embalagens - matérias por peso (2002). Disponível em: www.datamark.com.br/newdatamark Acesso em: março/2006.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - GILSON LUCAS BUGS
Embalagem e rotulagem em Produtos Alimentícios,
Um Enfoque Ambiental Florianópolis 2004.
Enegep 2007, Foz do Iguaçu. A Embalagem Pet e a reciclagem: Uma visão econômica Sustentável para o Planeta,
MANZINI, E., VEZZOLI, C.O desenvolvimento de produtos sustentáveis.Os requisitos ambientais dos produtos industriais. Ed. Universidade de São Paulo. 2005.
...