Empirismo E Improvisação
Exames: Empirismo E Improvisação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dudovenka • 30/9/2014 • 225 Palavras (1 Páginas) • 643 Visualizações
Questão dissertativa para TG
O texto afirma que, após a Revolução Industrial, “o crescimento acelerado e desorganizado das empresas gerou uma gradativa complexidade em sua administração e exigiu uma abordagem científica e mais apurada que substituísse o empirismo e a improvisação até então dominantes”. Procure, se necessário, outras referências sobre como funcionavam as indústrias antes da Administração Científica e da Teoria Clássica para responder à seguinte pergunta:
Qual o sentido prático, no trecho destacado, de “empirismo e improvisação”?
RESPOSTA:
Para responder esta questão deve se levar em conta a seguinte definição de Empirismo:
• Empirismo acredita que todo o conhecimento é um fruto da experiência. A experiência estabelece a origem, e os limites do conhecimento.
No Empirismo todo o processo do conhecer, do saber e do agir é aprendido pela experiência, pela tentativa e erro.
O sentido prático de Empirismo e improvisação pode ser traduzido pode ser comparado a Desorganização e Desperdício.
Visto que com a expansão industrial foram desenvolvidas novas técnicas que delegavam funções e proporcionavam ao empregado e ao empregador maior produtividade, menor desperdiço e consequentemente maior lucratividade o Empirismo que era uma filosofia baseada totalmente em tentativas de erros e acertos foi perdendo força devido à ineficiência de sua natureza.
Portanto o sentido prático para Empirismo e Improvisação no texto pode ser traduzido em AMADORISMO (quando comparamos com as técnicas que elevam a produtividade, diminuem o desperdício e aumentam a lucratividade)
...