Empreendedor
Relatório de pesquisa: Empreendedor. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: icarom • 3/12/2014 • Relatório de pesquisa • 455 Palavras (2 Páginas) • 463 Visualizações
2. EMPREENDEDOR
O empreendedorismo é considerado como o fundamental e importante fator do aumento na economia do Brasil. O papel do empreendedor vem ganhando grande espaço, pois seu trabalho é de suma importância para a sociedade, e um dos seus principais papeis é identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo.
Peter Drucker (1974), ele conceitua empreendedor como “o trabalho específico de empreendedorismo numa empresa de negócios é fazer os negócios de hoje se transformarem em um negócio diferente no futuro”.
Para Timmons (1985),
Empreendedorismo é a habilidade de construir algo a partir praticamente do nada: fundamentalmente é algo humano e criativo. É encontrar energia pessoal para iniciar e construir uma empresa ou organização mais do que simplesmente assistir, analisar ou descrever. Fazer tal afirmação sobre tal ponto de vista requer uma voluntariedade em acalentar riscos – pessoais e financeiros – e, então, fazer todo o possível para colocar do seu lado as vantagens, reduzindo assim as possibilidades do fracasso. Empreendedorismo é a habilidade de construir um time para completar suas habilidades e talentos, isto é, o toque para sentir uma oportunidade onde os outros vêem caos, contradição e confusão. É possuir o know how de encontrar, ordenar e controlar recursos (quase sempre de terceiros) e ter a certeza de que não se ficará sem dinheiro no momento em que se precisar mais dele.
O ser empreendedor é aquele que explora oportunidades, quando se fala em empreendedor logo se pensa em pessoas determinadas, criativas, lideres, organizadas, entre diversas outras características.
Para Dornelas (2005) “O empreendedor é aquele que faz acontecer, antecipa-se aos fatos e tem uma visão futura da organização’’.
Já para Shumpeter (apud DOLABELA, 2002) ‘’ O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente através da introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização, ou pela exploração de novos recursos e materiais’’
Uma outra definição de Schumpeter (citado por FILION,1999)
Empreendedorismo está na percepção e aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios ... sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sujeitos a novas combinações
Fábio Fowler (1997) definiu que "Empreendedor é aquele que cria e gerencia projetos"
Segundo definição de Barreto (1998) “empreendedorismo é a habilidade de se conceber e estabelecer algo partindo de muito pouco ou quase nada”, desse modo o autor Barretos deixa claro o grande valor do trabalho, além da capacidade de elevar ao máximo recursos.
Uma pessoa empreendedora não fica esperando os eventos surgirem ao seu redor, pois pessoas empreendedoras fazem as coisas acontecerem e está sempre determinado, possuem uma mente cheia de boas ideias, e além disso sabe como implementá-las de forma a conseguir os seus objetivos.
...