Empreendedor
Monografias: Empreendedor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cilenebueno • 12/3/2015 • 917 Palavras (4 Páginas) • 330 Visualizações
UNIVERSDADE ANHANGUERA – UNIDERP
ALCILENE EVARISTO BUENO
PROINTER: Empreendedor
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
O QUE É SER EMPREENDEDOR? 3
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR: 4
A DIFERENÇA ENTRE O ADMNISTRADOR E O EMPREENDEDOR 4
CONCLUSÃO 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
INTRODUÇÃO
Conceitua-se empreendedorismo como o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial), decidindo sobre a alocação de recursos e otimização de processos organizacionais, sempre de forma criativa, visando à diminuição de custos e melhoria de resultados.
A definição dada pela Comissão Europeia:
“O Empreendedorismo é acima de tudo uma atitude mental que engloba a motivação e a capacidade de um indivíduo, isolado ou integrado numa organização, para identificar uma oportunidade e para concretizar com o objetivo de produzir um determinado valor ou resultado econômico.”
O empreendedorismo deve ser visto, assim, enquanto processo dinâmico que tem inerente a concepção, percepção e realização de uma oportunidade de negócio, que pressupõe o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideias em oportunidades.
Pressupõe desta forma a coexistência de dois fatores fundamentais. O processo empreendedorismo tem sido difundido o Brasil nos últimos anos, com mais intensidade no ano de 1990, e também nesse ano foi criado um programa Brasil empreendedor do governo federal, e o SEBRAE que auxilia na jornada empreendedora das micros e pequenas empresas, no livro de Dornelas ele define o empreendedorismo que é aquele que assume riscos de forma ativa, físicas e emocionais. Concluindo que entre empreendedor e o administrador tem uma confusão, porém depois de vários estudos nem sempre o empreendedor é administrador e vice e versa.
O QUE É SER EMPREENDEDOR?
“O empreendedor é aquele que faz as coisas acontecerem, se antecipa aos fatos e tem uma visão futura da organização”
José Dornellas, 2001
O empreendedor é alguém capaz de desenvolver uma visão, mas não só desenvolver deve saber persuadir terceiros, sócios, colaboradores, investidores, convencê-los de que sua visão poderá levar todos a uma situação confortável no futuro. Além de energia e perseverança, uma grande dose de paixão é necessária para construir algo a partir do nada e continuar em frente, apesar de obstáculos, armadilhas e da solidão. O empreendedor é alguém que acredita que pode colocar a sorte a seu favor, por entender que ela é produto do trabalho duro.
O papel de um espírito empreendedor é extremamente importante, uma vez que condicionando a ação competente e eficiente de obstinações, persistência, e em grau significativo, a vontade de acontecimentos, surge consequentemente o crescimento da empresa, obtendo-se resultados e atingindo as metas.
É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
O empreendedorismo floresce e ganha projeção global a cada dia. Em consequência, disto, o espírito empreendedor deve estar primordialmente presente naquele que busca sucesso e reconhecimento.
Não basta ter uma formação acadêmica e ficar estagnado. O momento é de aprendizado permanente, de busca contínua de nível de capacitação profissional que facilite a recolocação ou montagem do próprio negócio, num mundo em que o universo do emprego tradicional está diminuindo.
O mundo, mais no que nunca, exige um empreendedor motivado e qualificado, disposto a colaborar com atitudes determinantes.
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR:
- Criatividade
- Capacidade de organização e planejamento
- Responsabilidade
...