Empreendedorismo ATPS
Tese: Empreendedorismo ATPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Amanda.balbino • 30/3/2014 • Tese • 1.942 Palavras (8 Páginas) • 388 Visualizações
Etapa 1 ATPS Empreendedorismo
Passo 2:
Teste de perfil empreendedor
Teste 1 – Auto-avaliação de seu perfil empreendedor
(ambiente, atitudes e know-how)
Características Excelente Bom Regular Fraco Insuficiente Nota
5 4 3 2 1
Comprometimento e determinação
1. Proatividade na tomada de decisão. x
2. Tenacidade, obstinação. x
3. Disciplina, dedicação. x
4. Persistência em resolver problemas. x
5. Disposição ao sacrifício para atingir metas. x
6. Imersão total nas atividades que desenvolve. x
Obsessão pelas oportunidades
7. Procura ter conhecimento profundo das necessidades dos clientes. x
8. É dirigido pelo mercado (market driven). x
9. Obsessão em criar valor e satisfazer aos clientes. x
Tolerância ao risco, ambigüidade e incertezas
10. Toma riscos calculados (analisa tudo antes de agir). x
11. Procura minimizar os riscos. x
12. Tolerância às incertezas e falta de estrutura. x
13. Tolerância ao estresse e conflitos. x
14. Hábil em resolver problemas e integrar soluções. x
Criatividade, autoconfiança e habilidade de adaptação
15. Não-convencional, cabeça aberta, pensador. x
16. Não se conforma com o status quo. x
17. Hábil em se adaptar a novas situações. x
18. Não tem medo de falhar. x
19. Hábil em definir conceitos e detalhar idéias. x
Motivação e superação
20. Orientação a metas e resultados. x
21. Dirigido pela necessidade de crescer e atingir melhores resultados. x
22. Não se preocupa com status e poder. x
23. Autoconfiança. x
24. Ciente de suas fraquezas e forças. x
25. Tem senso de humor e procura estar animado. x
26. Tem iniciativa. x
27. Poder de autocontrole. x
28. Transmite integridade e confiabilidade. x
29. É paciente e saber ouvir. x
30. Sabe construir times e trabalhar em equipe. x
TOTAL 140
Analise seu desempenho:
120 a 150 pontos: Você provavelmente já é um empreendedor, possui as características comuns aos empreendedores e tem tudo para se diferenciar em sua organização.
90 a 119 pontos: Você possui muitas características empreendedoras e às vezes se comporta como um, porém pode melhorar ainda mais se equilibrar os pontos ainda fracos com os pontos já fortes.
60 a 89 pontos: Você ainda não é muito empreendedor e provavelmente se comporta, na maior parte do tempo, como um administrador tradicional e não um “fazedor”. Para se diferenciar e começar a praticar atitudes empreendedoras, procure analisar os seus principais pontos fracos e definir estratégias pessoais para elimina-los.
Menos de 59 pontos: Você não é empreendedor e, se continuar a agir como age dificilmente será um. Isso não significa que você não tenha qualidades, apenas que prefere seguir a ser seguido. Se sua posição na empresa exigir um perfil mais empreendedor, reavalie sua carreira e seus objetivos pessoais.
ETAPA 2
Passo 01
2) Identificando Oportunidades
É comum ouvirmos de consultores e empresários a máxima "as oportunidades estão em toda a parte". Mas onde? Como identificá-las? Não é fácil. A verdade é que, muitas vezes, só percebemos a boa ideia quando alguém já a transformou num produto ou serviço. Nosso pensamento imediato é: "Por que não pensei nisso antes?" Claro que não há fórmulas prontas para identificar oportunidades. Mas algumas dicas podem ajudar, como mostra Clayton Christensen, consultor americano, professor da Harvard Business School e autor de O Crescimento pela Inovação, entre outros títulos.
Faça perguntas
Para identificar uma oportunidade, pergunte-se: Quais são os problemas que o comprador está enfrentando? Isso inclui problemas emocionais, funcionais e também sociais. As pessoas compram coisas que as ajudam e facilitam o dia-a-dia. Por isso, estude o comportamento delas e não espere que elas lhe digam o que precisam, pois muitas vezes não sabem do que precisam. Muita gente, por exemplo, usa o carro como escritório. Se observar, verá que essa é uma oportunidade. O motorista não diz que precisa de um carro-escritório, porque ele está acostumado a se virar com o que tem. Mas se alguém lançar um modelo no mercado, haverá comprador. Lembre-se, porém, de não inventar problemas para os consumidores – eles não vão mudar suas vidas só porque você lançou algo novo.
Procure o não-consumidor
Quando a Sony lançou o primeiro rádio transistor, em 1955, que funcionava a bateria, ela não mirou os compradores de rádio de mesa, produzido por gigantes da época, como a RCA. Ela pensou em conquistar aqueles que não compravam um rádio de mesa, os adolescentes. Acabou vendendo radinhos de pilha não só entre os jovens, mas também para o mundo inteiro.
Segmente de forma diferente
Não segmente mercados de forma tradicional, conforme tipos de produtos, faixa de preço ou faixa etária. Segmente o mercado de forma
...