Empreendedorismo. Origem do termo
Seminário: Empreendedorismo. Origem do termo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: refaga • 9/10/2013 • Seminário • 619 Palavras (3 Páginas) • 587 Visualizações
EMPREENDORISMO
Origem do termo
O termo Empreendedor – do francês entreprenant esta relacionado com a assunção de riscos e a propensão a criar coisas novas. Nesse sentido, o ato de empreender esta relacionado a identificação, análise e implementação de oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor. (LYRIO. 2008)
Conceito
A noção do empreendedorismo esta quase sempre relacionada com a abertura de novos negócios, porém o seu objeto é mais amplo do que isto. Ele abrange toda conversão de ideias e oportunidades por meio de um processo de desenvolvimento e implementação.
A essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios, sempre tem a ver com criar uma nova forma de uso dos recursos nacionais, em que eles sejam deslocados de seu emprego tradicional e sempre sujeitos a novas combinações e mudanças de estratégias.
Empreendedorismo é um estudo para o desenvolvimento de competências e habilidades na criação de um projeto. O empreendedor é aquele que se mostra criativo, responsável, persistente, que tem visão de futuro e aceita desafios. O empreendedorismo é um fator que interfere na geração de empregos e renda de um país,sendo assim uma revolução silenciosa, que será para o século XXI mais do que a Revolução Industrial foi para o século XX, ou seja, atualmente, a revolução industrial se dá através de pessoas, gestores capacitados com perfil e experiência de um verdadeiro empreendedor.
Os empreendedores possuem várias habilidades inteligentes. Possuem persistência, são incansáveis, então sempre buscando oportunidades e exigindo qualidade, são capazes de correr riscos cuidadosamente calculados, tem independência e autoconfiança, como motor principal estabelece metas e finalmente, comprometimento, palavra de hora entre os empreendedores.
Não é fácil ser um empreendedor. Alguns possuem características que o diferenciam de outras pessoas, ou seja, eles detêm qualidades e valores que os acompanham, diferentemente, de outros que, adquirem estas qualidades com a experiência. Alguns nascem empreendedores, outros precisam se esforçar. Mas nem todos conseguem chegar lá. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Empreendedorismo#Teorias_do_Empreendedorismo)
EMPREENDEDORISMO SOCIAL
O empreendedor social é a pessoa que tem o perfil de ajudar a provocar mudanças sociais. O mesmo visa não gerar lucro, mas ganhar em qualidade de vida. Assim, pode-se dizer que empreendedores sociais são reformadores e revolucionários que, em vez de buscarem melhorar sua própria vida financeira, buscam melhorar o ambiente inteiro por suas ações. Tais pessoas com tino para a ajuda social praticam um tipo de empreendedorismo social, baseado em certas características, que elevam o padrão de vida de comunidades.
PERFIL EMPREENDEDOR
O Perfil Empreendedor envolve alguns pontos críticos, no sentido de viabilizar a continuidade do negócio que, porventura, tenha sido iniciado, tem desejo por
...