Empresas de RH TIM Sul e CIA HR
Projeto de pesquisa: Empresas de RH TIM Sul e CIA HR. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ronica • 12/5/2014 • Projeto de pesquisa • 1.705 Palavras (7 Páginas) • 524 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Em pleno século XXI, ainda encontramos empresas que atuam de forma desestruturada e alienada as mudanças na forma de administrar. Nas últimas décadas os valores, culturas, conhecimentos, acesso as informações são diferentes de como eram no passado. E toda essa mudança interfere diretamente na forma de administração das empresas, principalmente daquelas que tem uma missão a ser alcançada.
Uma das grandes transformações que ocorreram dentro da administração diz respeito à Área de Recursos Humanos que hoje não é mais apenas operacional e sim estratégico. Sempre alinhado aos valores e missão das empresas.
Graças a essa nova postura, as empresas que adotaram essa nova maneira de administrar vêm crescendo e mantendo sua equipe de trabalho qualificada, melhorando assim os produtos e serviços oferecidos, reduzindo gastos desnecessários em contratações mal sucedidas e ações trabalhistas e acima de tudo mantendo-se no mercado e obtendo lucro.
Veremos a seguir como o RH das empresas TIM Sul e CIA do RH têm administrado suas políticas de gestão de pessoas e quais melhorias podem ser implementadas nestas administrações.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 EMPRESA TIM SUL
A empresa Tim Sul, atua na área de Call Center, que neste caso apresentado está localizado na cidade de Curitiba e conta com aproximadamente 1.000 funcionários internos.
O processo de recrutamento e seleção é feito por um profissional do RH e uma supervisora da área, através de análises de currículos, testes e dinâmicas, sendo utilizados tanto recrutamento externo quanto interno, que “são aqueles realizados utilizando mão de obra de profissionais que já fazem parte do quadro de funcionários da empresa” ( ELGENNENI, p. 60, 2009).
A política de remuneração e benefícios inclui:
Vale alimentação;
Vale creche para crianças até 6 anos e 11 meses;
Plano de saúde e odontológico;
Auxilio família;
Vale transporte;
Remuneração variável ao atingir a meta;
Celular a cada dois anos e um chip colaborador;
Auxilio nutrição para bebes até 2 anos de idade;
Ginástica laboral;
Happy Day / folga no dia do aniversário.
“Benefício é todo o pagamento indireto recebido por um funcionário por continuar a trabalhar na empresa”. (GUIRRO, JARDINETTE, GASPAROTTE. p43, 2009).
O plano de cargos e salários dentro da empresa ocorre da seguinte maneira: conforme ocorrem as promoções a empresa oferece aumento de salário e premiações, porém não é realizada nenhuma pesquisa salarial fora da empresa, sendo o salário, acordado junto ao sindicato.
É possível observar pela grande rotatividade e absenteísmo que os funcionários não estão satisfeitos com o salário, apenas com os benefícios recebidos.
Alguns cargos que a empresa possui:
Gerentes;
Coordenadores;
Supervisores;
Consultores;
Analistas técnicos;
Analistas de RH.
A empresa conta com uma equipe especializada para resolver as reclamações registradas pelos clientes, equipe essa que entra em contato com os mesmos informando sobre a solução e quais providências estão ou foram tomadas referentes à aquele chamado.
Pesquisa de satisfação de clientes: ”Se a empresa está atendendo seus principais indicadores e se estão sendo atendidos os requisitos de processos internos”(LIMA.p.88.2009).
As regras de aumento de salários são classificados por níveis de 1 ao 4, ao entrar na empresa começa pelo nível 1 e assim que o funcionário for atingindo as metas mensais de 5 em 5 meses vai mudando de nível, e assim o aumento de salário e remuneração variável.
O Gestor de RH monitora todos os indicadores através do portal da empresa alguns dos indicadores são: produtividade, aderência, contato com clientes.
Para trabalhar na empresa é necessário possuir no mínimo o ensino médio completo, funcionários recém contratados recebem treinamento presencial e os demais colaboradores recebem treinamento online. Todos os novos funcionários são registrados diretamente pela TIM e no ato da contratação, evitando assim, risco de manter funcionários em situação irregular ou com registro incompleto junto a empresa.
Todos os pagamentos recebidos, inclusive as premiações, são anotados no contracheque, o qual é feito na própria empresa junto ao setor financeiro.
Quando necessário a empresa realiza a demissão por justa causa, porém sempre procurando se cercar de cuidados para evitar injustiças, abuso de poder e futuros processos trabalhistas. Sempre antes de aplicar a demissão são realizadas penalidades de advertência e suspensão.
2.1.1 Melhorias
• Adotar uma política de anuênio ou qüinqüênio para garantir uma maior fidelidade de seu quadro de funcionários.
O anuênio ou quinquênio é um percentual sobre o salário a ser pago ao empregado por tempo de serviço prestado a uma mesma empresa.
O percentual, a data de pagamento e a periodicidade serão determinadas pelo Sindicato da categoria profissional.
• Adotar um critério de valorização do empregado. Por exemplo, se o mesmo concluir a graduação teria um adicional, uma gratificação.
A gratificação é uma remuneração paga como agradecimento ou reconhecimento por um trabalho realizado ou uma meta atingida e que tenha superado as expectativas do empregador.
A gratificação paga aos empregados não é base para cálculo de horas extras, férias, aviso prévio, adicional noturno ou outro adicional como insalubridade ou periculosidade, desde que o período máximo de pagamento seja semestral.
No entanto, a gratificação, qualquer que seja o período de pagamento, será base para cálculo da indenização por antigüidade e no pagamento do 13º salário.
• Adotar uma
...