Energias Renováveis
Ensaios: Energias Renováveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nkso • 3/11/2014 • 522 Palavras (3 Páginas) • 222 Visualizações
Energias Renováveis
“A solução do mundo”
A emissão de gases poluentes tem provocado, nas últimas décadas, o fenômeno climático conhecido como efeito estufa. Este tem gerado o aquecimento global do planeta. Se este aquecimento continuar nas próximas décadas, poderemos ter mudanças climáticas extremamente prejudiciais para o meio ambiente e para a vida no planeta Terra.
As estimativas mundiais para o consumo de energia é de um considerável aumento nas próximas décadas. O setor de energia foi forçado à renovação dos processos, que se vê assim obrigado a optar pelas energias renováveis. Pesquisas no sentido de energia renovável estão cada dia mais crescendo ao longo dos anos, considerando que energia renovável é aquela obtida por fontes naturais capazes de se regenerar, e, portanto virtualmente inesgotáveis, segundo os autores do livro Energia e Sustentabilidade – Energias Renováveis, José Goldemberg e Francisco Carlos Palleta.
Diz-se que uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. É o caso do calor emitido pelo sol, da existência do vento, mas marés ou dos cursos de água. A utilização das energias renováveis em substituição aos combustíveis fósseis é viável e vantajosa, além de apresentarem impacto ambiental muito baixo, sem afetar o balanço térmico ou a composição atmosférica do planeta. Além de que o uso dessas energias poderá beneficiar comunidades rurais e regiões afastadas bem como a produção agrícola através da autonomia energética e consequente melhoria global da qualidade de vida dos habitantes.
Muitos ainda não veem a geração de energia por fontes renováveis como uma iniciativa isolada, incapaz de atender à grande demanda de um país, mas segundo nossas pesquisas e mostraremos em casos de sucesso, a utilização de energias alternativas não pressupõe o abandono imediato dos recursos tradicionais, mas sua capacidade não deve ser subestimada, como casos de sucesso citaremos alguns países da Europa que segundo pesquisas vem crescendo e representando muito bem as energias renováveis. Essa exploração local de energia renovável contribui para reduzir a necessidade de importação de energia, ou seja, diminui a dependência aos países produtores de petróleo e gás natural.
Ao ritmo que cresce o consumo dos combustíveis fósseis, e tendo em conta que se prevê um aumento ainda maior a curto/médio prazo, teremos dois grandes problemas: questões ambientais e o esgotamento desses recursos finitos. As fontes de energias renováveis (solar, eólica, oceânica, nuclear, etc.) que veremos no decorrer do nosso projeto, surgem como uma alternativa ou complemento às convencionais, fazendo com que este assunto se torne objetivo primordial da política energética nacional, pois o assunto tratado de forma consciente gerará apenas impactos positivos. Segundo a reunião RIO+20, a promoção da energia sustentável para todos pode impulsionar o crescimento econômico, melhorar a equidade e preservar o meio ambiente. O que definitivamente chegamos a conclusão que a conscientização de um povo e seus dirigentes, pode sim salvar o mundo.
REFERÊNCIAS
PALZ, Wolfang. Energia Solar e Fontes Alternativas. São
...