Eng. Automotiva
Artigos Científicos: Eng. Automotiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cbelon • 2/10/2014 • 709 Palavras (3 Páginas) • 374 Visualizações
Toyota Etios
Este trabalho tem como objetivo estudar o balanço de potências do carro Toyota Etios, determinar curvas de potência liquida e estimar velocidade máxima, para termos uma comparação de nossos resultados com o dado disponibilizado pelo Professor
Santo André
2013
Conteúdo
1. Conteúdo 3
2. TOYOTA ETIOS 4
3. TRABALHO PROPOSTO 5
4. INFORMAÇÕES 6
4.1. COEFICIENTE DE PENETRAÇÃO AERODINÂMICA 7
5. CÁLCULOS EFETUADOS 9
5.1. ÁREA FRONTAL DO VEÍCULO 9
5.2. ADOTAR CX 9
5.3. ESTIMAR RAIO DINÂMICO DO PNEU 9
5.4. CALCULAR DISTÂNCIA DO EIXO DIANTEIRO AO CG (A1) 11
5.5. CALCULAR GRÁFICO ROTAÇÃO VS VELOCIDADE PARA TODAS AS MARCHAS 12
5.6. CALCULAR GRÁFICOS DE POTÊNCIA LÍQUIDA PARA TODAS AS MARCHAS E ROTAÇÕES 13
5.7. ESTIMAR VELOCIDADE MÁXIMA EM KM/H 14
5.8. ACELERAÇÃO. 14
6. CONCLUSÃO 15
7. FONTES: 16
TOYOTA ETIOS
O Toyota ETIOS é fabricado na primeira ecofactory da Toyota no Brasil, sob os mais rigorosos padrões de qualidade e com o selo da marca mais verde do mundo. Mas a qualidade Toyota vai além de seus produtos. No Brasil, o índice de satisfação dos clientes é de 98%. E no resto do mundo não é diferente. Isso faz com que a Toyota ocupe hoje o posto de maior montadora do planeta.
TRABALHO PROPOSTO
Para o veículo indicado pelo professor, determinar curvas de potência líquida e estimar velocidade máxima. Compará-la com o dado disponível.
Passos:
Estimar área frontal;
Adotar Cx;
Estimar raio dinâmico do pneu à partir da especificação do pneu do veículo;
Calcular distância do eixo dianteiro ao CG (a1);
Calcular gráfico rotação vs velocidade para todas as marchas;
Calcular gráficos de potência líquida para todas as marchas e rotações;
Estimar velocidade máxima em km/h;
Aceleração.
INFORMAÇÕES
COEFICIENTE DE PENETRAÇÃO AERODINÂMICA
Como já foi mencionado, um carro aerodinâmico tem uma grande facilidade para atravessar a “parede” formada pelo ar sem utilizar muito da potência do motor.
Os projetos aerodinâmicos têm como objetivo aproveitar ao máximo o corpo do carro para facilitar a passagem do fluxo de ar sobre sua superfície, fazendo com que essa passagem seja suave, diminuindo assim seu coeficiente de penetração aerodinâmica. Para conseguir esse menor deve-se considerar:
- o formato da traseira do veículo; levantando e/ou alongando-a- melhorias na parte frontal; através de uma curva suave começando a partir da linha do pára-choque;
- o ângulo de curvatura do pára-brisa; de forma a reduzir a pressão na sua base e suavizar o encontro com a parte superior, mas tomando cuidado com a geração de ruídos.
- uma curvatura adequada do teto;
- arredondamentos de cantos; mas tomando cuidado para não aumentar muito a área frontal;
- a dianteira mais baixa que a traseira, resultando em uma pressão menor na traseira devido ao efeito solo, gerado pelo aumento da velocidade do escoamento que passa entre o assoalho do veículo e o solo, causando uma redução de pressão na região traseira, levando a um aumento da estabilidade traseira.
- a forma do carro de uma maneira que o ar passe por sua superfície em sua maior parte com o escoamento laminar. E também deixar a camada limite o menos espessa possível, pois nessa condição o atrito é menor.
Mas nem sempre, um baixo indica que o carro não é aerodinâmico. Carros de Formula 1, por exemplo, são altamente aerodinâmicos mas têm um coeficiente de penetração aerodinâmica relativamente alto, devido a utilização de asas e aerofólios que são muito importantes para o downforce, evitando que o carro decole.
Se compararmos dois carros com mesma potência, mesmo peso, mas com formas aerodinâmicas diferentes, veremos que o veículo com formato mais aerodinâmico, ou seja, com um formato que facilita o escoamento de ar sobre sua superfície, muito provavelmente terá uma velocidade máxima maior.
CÁLCULOS EFETUADOS
ÁREA FRONTAL DO VEÍCULO
Calculo
...